Entrevista online: conheça dicas sobre como sair bem em uma

30/09/2021 às 13:49 Coaching

Entrevista online: conheça dicas sobre como sair bem em uma

Em tempos de pandemia da COVID-19, a tecnologia passou a fazer parte da nossa vida ainda mais. Hoje em dia, por causa do distanciamento social obrigatório, o formato de trabalho home office está cada vez mais em evidência em nossa sociedade. Até as entrevistas de empregos estão sendo feitas de forma online. Por isso, elaboramos esse post que vai te dar dicas sobre como você pode se sair bem em uma entrevista online para conquistar o emprego dos sonhos. Fique conosco até o final e saiba mais. 

Atenção quanto aos equipamentos que serão usados

Se você está procurando emprego e foi convocado para uma entrevista online, a primeira coisa a se fazer é certificar que os equipamentos que serão usados estão funcionando perfeitamente. Por isso, assegure-se de que a câmera e o microfone do seu computador funcionam e se a conexão com a internet da sua residência é rápida. 

Em caso de dúvidas, o ideal é fazer um teste antes da entrevista online. Caso algo dê errado, procure resolver o problema o mais depressa possível. A parte técnica é extremamente importante, por isso, verifique se tudo está funcionando como deveria e boa sorte! 

Não se esqueça de usar uma vestimenta adequada

Se você não sabe o que vestir para uma entrevista online, a nossa dica é se vestir como se fosse fazer uma entrevista presencial. Mas tudo vai depender do cargo que está sendo disputado e da empresa que está realizando o processo seletivo. Por exemplo, se você estiver fazendo uma entrevista para a função de gestor ou um cargo de confiança, é recomendado o uso de um traje formal/social. 

Agora, se você estiver fazendo uma entrevista online em uma agência de publicidade ou uma startup, por exemplo, o seu traje pode ser informal, já que vai trabalhar em um ambiente mais descontraído. Mas em caso de dúvidas, opte sempre pelo equilíbrio e vista-se adequadamente, sem excessos. Saiba mais sobre gestão participativa nas empresas. 

Não se descuide do cenário em uma entrevista online

Quando o assunto é entrevista online, o cenário não deve ser esquecido, certo? Por isso, escolha um local da sua casa que seja silencioso, arejado e com uma boa iluminação Um cenário amplo demais nunca é o mais recomendado. Afinal, os entrevistadores podem se distrair, dependendo do cenário que estiver atrás de você. 

Uma boa dica é optar por uma parede de cor branca como plano de fundo na hora da entrevista online. Além disso, o candidato deve reduzir o que será mostrado na câmera do notebook. O cenário ideal é aquele que mostra somente o candidato e um fundo neutro atrás dele. Simples assim! 

Obtenha um enquadramento adequado

Esse é um detalhe que muita gente esquece. O enquadramento é outro ponto importante em uma entrevista online, ou seja, a câmera do seu computador precisa ter o foco no seu rosto, para que a entrevista flua com naturalidade. Muitas vezes, por causa do nervosismo, os candidatos se esquecem de observar o enquadramento e acabam prejudicando a entrevista. 

Mas você precisa ter bom senso na hora de fazer o enquadramento, já que ele não pode ser tão aberto e nem tão fechado. Os entrevistadores precisam ver todo o seu rosto e parte do seu tronco. Esse é o enquadramento ideal para se fazer uma entrevista online. Faça um teste antes e não se descuide desse detalhe. 

Seja objetivo nas respostas

É fundamental que você seja objetivo em todas as suas respostas durante uma entrevista online. Muitos candidatos falam demais na hora de responder e acabam se enrolando com a resposta. Por isso, a dica aqui é ser objetivo e manter a assertividade. A regra é: responda primeiro e explique a sua resposta depois, caso seja necessário. 

Falar demasiadamente em uma entrevista online nunca é o mais recomendado, pois você pode cair em contradição e fazer feio. Não estamos falando em ser curto e grosso nas palavras, mas sim em ser comedido com elas. Mais uma vez, o equilíbrio se faz necessário: nem demais e nem de menos na hora de responder. Conheça mais sobre livro inteligência emocional.

Crie um diálogo agradável

Você deve procurar estabelecer um diálogo agradável e equilibrado com os entrevistadores. Respostas curtas devem ser evitadas, assim como falar sem parar o tempo inteiro. Em uma entrevista online, a conversa precisa fluir com naturalidade e com o máximo de engajamento. Jamais responda uma pergunta com outra, pois isso pode pegar mal. 

Lembre-se de que a entrevista não pode ser um monólogo chato. Não interrompa o entrevistador quando ele estiver falando. Além disso, tenha bom senso na hora de responder e procure sempre manter uma conversa agradável e descontraída. Quando todos estão na mesma sintonia, tudo flui mais facilmente. 

Mantenha a calma

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber lidar com o nervosismo e a ansiedade na hora da entrevista online. Mesmo que isso seja absolutamente normal, o candidato deve procurar manter a calma, acima de tudo. Uma boa dica é respirar lentamente pelo nariz e soltar o ar devagar pela boca. Faça isso umas 5 vezes seguidas. 

Para que você não fique tão nervoso durante a entrevista online, recomendamos uma boa preparação. Dessa forma, procure dormir bem na noite anterior, evite bebidas que contenham cafeína e mantenha um copo com água por perto. Além disso, tenha o máximo de informações a respeito da empresa na qual pretende trabalhar. Tudo isso pode acalmar na hora H. 

Agora é colocar em prática as nossas dicas sobre como se sair bem numa entrevista online e conquistar o emprego dos sonhos. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK