Empreendedorismo sustentável: saiba mais sobre esse assunto

03/10/2021 às 10:02 Coaching

Empreendedorismo sustentável: saiba mais sobre esse assunto

A constante preocupação com os impactos negativos que a intervenção humana vem causando no meio ambiente, levou algumas empresas a desenvolverem um conceito massivamente discutido em nossa sociedade: o empreendedorismo sustentável. Esse post vai te mostrar do que se trata e te dar dicas bacanas sobre como você pode deixar o seu negócio mais sustentável, o que contribui para que a preservação da mãe natureza seja cada vez maior. Nos dê o prazer da sua companhia e fique conosco até o final da leitura! 

O que é empreendedorismo sustentável? 

Trata-se de um termo que vem ganhando bastante notoriedade e um número de adeptos cada vez maior em todo o mundo. Podemos dizer que é um conjunto de ações de todas as empresas que têm preocupações com as questões ambientais e sociais. Ou seja, é quando uma organização entende o impacto negativo que ela pode causar no meio ambiente e busca por soluções inovadores para minimizar os danos ambientais. 

Além de gerar uma grande economia de recursos, o empreendedorismo sustentável não afeta em nada a lucratividade e tem ficado cada vez mais consolidado na mente das pessoas, já que os danos na natureza podem prejudicar toda a nossa sociedade. O principal objetivo do empreendedorismo sustentável é priorizar o bem-estar coletivo e oferecer mais qualidade de vida à população. Não é à toa que as marcas que optam por esse modelo de negócio estão cada vez mais em evidência no mercado. 

Como deixar o meu negócio mais sustentável? 

Agora que você sabe o conceito de empreendedorismo sustentável, conheça nossas dicas sobre como fazer a sua empresa ser a mais nova adepta desse modelo, que se tornou a sensação do momento: 

Implante uma cultura da sustentabilidade

Quando o assunto é empreendedorismo sustentável, é preciso implantar uma cultura da sustentabilidade dentro da sua empresa. Ou seja, é preciso deixar todos os colaboradores cientes da importância dela, bem como adotar medidas que visam diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Pequenas mudanças, como evitar o uso de copos de plástico descartável, já são um bom começo. Investir em um bom curso de coaching pode aprimorar os seus comportamentos e deixar a sua comunicação mais assertiva. 

Acredite a aja! 

O gestor que preza pelo empreendedorismo sustentável, primeiramente, precisa acreditar que a sua marca está contribuindo com ações sustentáveis e que ela tem compromisso com esse modelo de negócio. Depois de acreditar fielmente, o segundo passo é agir. É preciso colocar a mão na massa e criar estratégias viáveis que contribuam para minimizar os danos à natureza no dia a dia. Ficar somente na teoria e de braços cruzados não adianta nada. 

Produtos mais duráveis

A durabilidade dos produtos que a sua empresa fabrica é alta ou eles precisam ser descartados com poucos meses de uso? Quando se trata de empreendedorismo sustentável, a utilização de matéria-prima precisa ser reduzida, ao máximo. Incentivar o consumo desenfreado e desnecessário prejudica o meio ambiente. Dessa forma, procure por alternativas viáveis que otimizem o processo de produção e que priorizem a preservação da natureza. 

Economize ao máximo

Um dos grandes desafios do empreendedorismo sustentável é a economia de recursos finitos, como a água. E a sua empresa pode estar desperdiçando esse recurso natural tão essencial para a vida. Dessa forma, oriente todos os colaboradores do seu negócio a economizar água. Além disso, realize inspeções constantes em locais que podem acontecer eventuais desperdícios, como banheiros e cozinha.  Saiba o que é apatia dentro do ambiente corporativo. 

Use a tecnologia ao seu favor

Os constantes avanços tecnológicos permitem que haja um maior empreendedorismo sustentável por parte das empresas. Como? Ao invés de você gastar pilhas e pilhas de papel para imprimir documentos sem necessidade, a sua empresa pode se beneficiar do sistema em nuvem. Além de contribuir para a redução de recursos financeiros, energia elétrica e outros insumos, a sua empresa também ajuda o meio ambiente. 

Trabalho remoto tem suas vantagens

Você pode estar se perguntando: o que o trabalho remoto tem a ver com o empreendedorismo sustentável? Quando uma empresa adota esse formato de trabalho, vai ter menos carros nas ruas emitindo poluentes, além de uma maior economia de água, energia elétrica e transporte de funcionários para o seu negócio. Em tempos de retração econômica, toda economia é bem-vinda. 

Estabeleça parcerias saudáveis e sustentáveis

Uma outra forma de se adequar ao empreendedorismo sustentável, é firmar parcerias saudáveis e sustentáveis com fornecedores e até outras empresas pertencentes ao mesmo segmento de atuação. A união de forças em prol da preservação ambiental é sempre uma excelente alternativa para a sociedade.  A natureza agradece. 

Opte por embalagens ecológicas

Que tal começar a fazer a opção por embalagens ecológicas na hora de enviar os produtos para os clientes? O empreendedor também pode oferecer descontos para os consumidores que aderirem a essa entrega sustentável. Você pode implementar caixas menores e mais compactas, o que contribui para a redução do lixo e dos danos causados no meio ambiente. Descubra o que é responsabilidade na vida pessoal e profissional. 

Utilize os 3R`s: reduzir, reutilizar e reciclar

Uma das premissas do empreendedorismo sustentável é que devemos sempre fazer bom uso dos 3R´s: redução da quantidade de resíduos; reutilizar embalagens que podem ser reaproveitadas para outros fins; e reciclar tudo pode ser reciclado. Pode até parecer uma tarefa complicada, mas com um pouco de boa vontade e foco na preservação do meio ambiente, ela acaba se tornando prazerosa e, acima de tudo, sustentável. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK