Descubra o que é Intraempreendedorismo

27/10/2021 às 13:03 Coaching

Descubra o que é Intraempreendedorismo

Você está insatisfeito com os resultados obtidos ao longo da sua carreira profissional e procura alternativas viáveis para se sentir mais realizado com ela? Está lendo o artigo certo. O termo intraempreendedorismo está sendo massivamente discutido no mundo dos negócios e pode ser uma excelente opção para quem deseja ganhar mais destaque no meio organizacional. Vamos te mostrar o que é intraempreendedorismo, as suas principais vantagens e dar dicas sobre como se tornar uma intraempreendedor de referência. Bora lá? 

O que é intraempreendedorismo? 

Podemos dizer que intraempreendedorismo é o simples ato de empreender dentro de um negócio cujo proprietário é uma outra pessoa. Ou seja, é gerar valor para você e para o dono da empresa ao mesmo tempo. Quando o colaborador de uma determinada organização se torna um intraempreendedor, ele teve uma grande visão de negócios e a colocou em prática, o que acabou dando certo e trazendo resultados positivos. Fazer um curso de hipnose pode alavancar a sua carreira profissional.

Suponha que você trabalha na área administrativa de um restaurante, por exemplo. Aí você teve a brilhante ideia de mostrar para o seu chefe os deliciosos doces que faz em casa, que teve aprovação imediata do mesmo por causa do sabor e da qualidade incomparáveis. Daí você começou a produzir mais doces para vender no estabelecimento comercial, o que acabou sendo algo benéfico para a empresa e para você, ao mesmo tempo. Entendeu o que é intraempreendedorismo? 

Habilidades para se tornar um intraempreendedor

Agora que você sabe o que é intraempreendedorismo e como funciona essa modalidade, conheça as principais habilidades necessárias para que você se torne um intraempreendedor de sucesso e aumente a sua renda mensal:

  • Criatividade;

  • Ambição;

  • Proatividade;

  • Iniciativa;

  • Curiosidade; 

  • Tino para os negócios; 

  • Conhecer os processos internos da empresa em que trabalha;

  • Ter o máximo de conhecimento sobre gestão empresarial. 

Exercer o intraempreendedorismo, em um primeiro momento, pode até não ser fácil, mas com as habilidades citadas acima, tudo pode ser mais tranquilo. A sua satisfação pessoal e profissional ficarão nas alturas! 

Principais benefícios do intraempreendedorismo

Mesmo que você saiba o que é intraempreendedorismo, pode estar achando que é uma prática que acontece quando um colaborador tenta passar por cima dos seus gestores ou líderes. Não se trata disso, já que o respeito deve prevalecer acima de tudo. Lembre-se: mesmo sendo um intraempreendedor, você tem limites! Conheça as vantagens: 

É uma prática bem vista pelo empregador

Um colaborador que se torna um intraempreendedor pode ser extremamente bem visto pela organização em que trabalha. Pelo fato dele demonstrar criatividade, proatividade e ambição na carreira, a empresa entende que o funcionário está por dentro de tudo o que acontece internamente, além de conhecer as necessidades do negócio. Saiba como atingir o seu break even.

Mais ideias inovadoras para a empresa

Apesar de você já estar a par sobre o que é intraempreendedorismo, sabia que essa saudável prática também traz mais ideias inovadoras para a empresa? É verdade! Muitos intraempreendedores têm uma excelente visão de negócios que pode gerar um imenso valor para a organização em que trabalham. No final, claro, todos saem ganhando! 

Maiores chances de crescimento

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, as ideias inovadoras de um funcionário intraempreendedor, quando colocadas em prática de forma assertiva, também podem aumentar as chances de crescimento da empresa. E isso se traduz em um maior faturamento e consolidação no mercado, o que é sempre bem-vindo para qualquer organização. 

Maior destaque profissional

Viu como saber o que é intraempreendedorismo é importante? Um funcionário de uma empresa que se torna um intraempreendedor, também pode fazer a sua carreira profissional decolar, por causa das suas habilidades. E ter um maior destaque na profissão pode chamar a atenção de grandes empresas, já que boas ideias e visão de mercado são sempre bem-vindos. Conheça a cativante história da Artcoco.

Novas oportunidades na carreira

Imagine que você se tornou um intraempreendedor de referência na empresa em que trabalha e acabou fazendo um baita sucesso. Isso pode ser um chamariz para aparecerem novas oportunidades em sua carreira profissional, certo? Afinal de contas, as habilidades de um intraempreendedor, dentre outras, são fundamentais para qualquer negócio que deseja prosperar no mercado. 

Como posso me tornar um intraempreendedor de sucesso? 

Agora que você sabe o que é intraempreendedorismo e tudo mais que permeia essa saudável atividade que pode fazer a sua carreira profissional decolar de vez, confira algumas dicas sobre como é possível tornar-se um intraempreendedor de sucesso: 

  • Coloque a sua inteligência emocional em prática; 

  • Seja um profissional proativo e interessado;

  • Tenha disposição para aprender sempre;

  • Conheça bem os processos internos da organização em que trabalha;

  • Procure sempre cultivar bons relacionamentos com todos os seus colegas de trabalho;

  • Exerça a sua criatividade;

  • Procure desenvolver as suas habilidades comportamentais; 

  • Seja favorável a cultura do feedback; 

  • Jamais deixe de investir em conhecimento teórico e prático. 

Se você seguir todas as dicas acima, é bem provável que se torne um intraempreendedor de sucesso e referência, além de ter um grande destaque na profissão. Não é fácil, sabemos disso, mas com uma dose de esforço, foco e dedicação, tudo pode se concretizar em sua carreira. Os resultados poderão ser satisfatórios e duradouros. Acredite, é possível! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK