Como fazer uma gestão de clientes eficiente?

06/11/2021 às 13:03 Coaching

Como fazer uma gestão de clientes eficiente?

Não restam dúvidas de que os clientes são os pilares de sustentação de qualquer negócio, independente do seu segmento de atuação. Mas para que a sua empresa conquiste uma clientela ainda maior e fidelize os mais antigos, é preciso fazer uma boa gestão de clientes. Esse post do IBND vai te mostrar do que se trata e dar dicas de ouro sobre como é possível fazer uma gestão de clientes eficiente. Pode acreditar, os resultados podem ser animadores. 

O que é gestão de clientes?

Trata-se de um processo que implica em estratégias assertivas que visam estreitar a relação de uma marca com todos os seus consumidores. Os objetivos de uma gestão de clientes efetiva é atrair mais clientes e fidelizar os antigos. Quando uma empresa tem uma relação saudável e transparente com todos os seus clientes, a insatisfação deles é praticamente nula.

E isso se traduz em uma maior visibilidade, o que pode fazer o seu negócio se tornar a preferência dos consumidores na hora das compras. Mas para que tudo isso aconteça, oferecer uma gestão de clientes focada no atendimento e, sobretudo, no relacionamento, é fundamental. Conheça os benefícios de uma gestão de clientes bem feita: 

  • Considerável aumento nas vendas;

  • Clientes mais fiéis à sua marca;

  • Maior possibilidade de expansão do negócio; 

  • Valor maior do ticket médio por cliente; 

  • Atendimento mais ágil e eficiente; 

  • Maior conhecimento do seu público-alvo. 

Deu para você perceber que uma boa gestão de clientes só traz benefícios para qualquer negócio,certo? Agora que você sabe do que se trata, conheça as nossas dicas sobre como fazer uma gestão efetiva no dia a dia: 

Conheça o seu negócio

Para o empreendedor conseguir fazer uma gestão de clientes efetiva, é necessário conhecer bem todas as variáveis que permeiam o seu negócio, bem como os processos relativos a cada uma delas. Você precisa identificar as possíveis falhas em cada setor, como funciona o atendimento ao cliente e a rotina diária da sua empresa. Esse conhecimento é que vai permitir fazer uma gestão de clientes eficiente. 

Conhecendo bem a sua organização, o consumidor vai ter muito mais segurança em comprar os seus produtos ou serviços, já que a transparência do negócio ficará bem maior. Em suma, quanto mais o empresário conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio, mais assertiva a gestão de clientes poderá ser. E isso pode estreitar o relacionamento da sua marca com a clientela. Conheça a história de Henry Ford.

Seja organizado e priorize uma comunicação interna efetiva

Quando o assunto é gestão de clientes, a organização deve sempre prevalecer. Um empreendedor que não é organizado no dia a dia tende a fracassar em pouco tempo, já que essa característica é primordial para quem deseja alcançar a prosperidade. Dessa forma, seja organizado em sua rotina de trabalho, priorizando aquilo que é mais importante, mas sem deixar milhares de pendências para o dia seguinte. 

Além disso, estabelecer uma comunicação interna assertiva também faz parte de uma boa gestão de clientes. Quando os setores têm uma comunicação sem falhas ou ruídos, tudo pode fluir com mais assertividade. Sem mencionar o fato de que uma comunicação interna eficaz evita retrabalhos e prejuízos no dia a dia. Faça bom uso da tecnologia para te ajudar com isso. 

Pós-venda: não se esqueça dele

Tem muito empreendedor por aí que acha que uma boa gestão de clientes se resume em apenas vender produtos ou serviços e pronto. Esse é um ledo engano! Oferecer um pós-venda impecável também é essencial, já que o cliente precisa comprar outra vez na sua mão, certo? Dessa forma, a sua empresa deve ter um pós-venda totalmente diferenciado e que faça os clientes confiarem ainda mais nela. Conheça a linda história de Samuel Klein

Os consumidores precisam sentir que o seu negócio se preocupa em atender às suas necessidades e que sempre está pronto para ajudá-los no que for preciso. Por isso, não se esqueça de ter um bom pós-venda, pois essa estratégia pode fazer uma baita diferença na hora de decidir de qual empresa comprar. Todo mundo gosta de se sentir especial. 

Invista pesado no relacionamento com os clientes

Por fim, para fazer uma gestão de clientes eficiente, o empreendedor também deve investir no relacionamento diário com seus clientes. E isso implica em manter uma interação constante nas redes sociais, responder a todos os comentários no site ou no blog, oferecer soluções viáveis para as suas necessidades, bem como conteúdo de qualidade, dentre outras estratégias que possam deixar o relacionamento com a sua marca ainda mais saudável.

O fato é que, quanto mais sólida for a relação da sua empresa com os seus consumidores, melhor será para todo o negócio, principalmente no que tange o faturamento e a fidelização deles. Lembre-se: não adianta os clientes comprarem uma única vez, por isso, é preciso que a sua marca seja a preferência deles na hora das compras. Perder clientes para a concorrência em época de crise financeira ninguém merece! 

Viu como fazer uma gestão de clientes efetiva não é tão complicado quanto parece? Agora é colocar a mão na massa e fazer a sua marca ser a preferida do público-alvo dela. Boa sorte! 

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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