Depressão no trabalho: como identificar?

20/06/2021 às 13:42 Coaching

Depressão no trabalho: como identificar?

A competitividade no mercado de trabalho costuma ser bastante intensa entre os profissionais, que querem se destacar cada vez mais. Por isso, alguns problemas emocionais podem aparecer, dentre eles, a depressão no trabalho. Elaboramos esse post que vai te mostrar como identificar uma pessoa que está sofrendo com esse distúrbio bem como os motivos que podem desencadeá-lo. Quer aprender mais um pouco? Continue a leitura! 

Situações que podem desencadear a depressão no trabalho

Algumas situações, que são bastante comuns no ambiente corporativo, podem servir de trampolim para desencadear a depressão no trabalho e outras doenças psicossomáticas. Vamos conhecê-las: 

Assédio ou discriminação no ambiente de trabalho

Esse é um dos principais motivos que desencadeia a depressão dentro do local de trabalho. Se você está sofrendo qualquer tipo de assédio ou discriminação, seja por parte do seu gestor ou de qualquer outro funcionário, é melhor tomar alguma providência a respeito. Não seja conivente com a situação. 

Pressão excessiva e grandes demandas

Muitos profissionais, por medo de perderem o emprego ou para mostrarem uma alta performance no trabalho, acabam sendo submetidos a uma pressão excessiva e até uma grande sobrecarga de trabalho no dia a dia. Se isso estiver acontecendo com você, tome muito cuidado e não deixe que aconteça mais. Você não é uma máquina!

Relacionamentos abusivo entre chefes e colaboradores

Outro motivo bastante comum e que pode levar a depressão no trabalho. Muitos chefes, por serem proprietários da empresa, acabam criando um relacionamento abusivo com seus colaboradores, através do excesso de autoritarismo, arrogância ou ameaças constantes. E esse abuso diário também pode prejudicar a sua saúde emocional. 

Excesso de competitividade dentro do ambiente corporativo

A competitividade no trabalho pode ser até saudável, desde que se tenha equilíbrio. Mas se ela for excessiva, a ponto do funcionário chegar à exaustão física e mental, pode ser extremamente prejudicial e desencadear episódios de depressão. Na verdade, o excesso nunca é recomendado. Até o seu desenvolvimento pessoal pode ser prejudicado.

Medo de ser demitido inesperadamente

Se você trabalha na iniciativa privada, certamente já sentiu medo de ser demitido de um hora para outra. Afinal, o mercado é muito instável e tudo pode mudar. E essa insegurança constante a respeito de uma demissão inesperada também pode causar depressão no trabalho, o que prejudica o bom andamento das atividades. 

Falta de reconhecimento profissional

Milhares de profissionais dão o melhor de si na execução das suas atividades no dia a dia e, muitas vezes, não têm o reconhecimento que esperavam por parte da empresa. Dessa forma, acabam ficando frustrados e deprimidos. 

Sintomas de depressão no trabalho

Agora que você conhece os principais motivos que podem levar à depressão no trabalho, conheça os sintomas desse problema, que precisa ser tratado o quanto antes:

Insônia e cansaço extremo

Se você anda tendo dificuldades para pegar no sono todas as noites e está sentindo um cansaço extremo que nunca sentiu antes, principalmente depois de chegar do trabalho, é melhor procurar auxílio médico. Fique atento quanto a isso! 

Irritabilidade constante

Ultimamente você está se sentindo irritado com qualquer coisa e se estressa com muita facilidade, principalmente depois do expediente na empresa? A depressão no trabalho pode estar dando as caras em sua vida. Tome cuidado e não negligencie esse sintoma. 

Ausência de motivação ou baixa autoestima

Se você não está mais motivado com o seu trabalho, fica com baixa autoestima quando chega na empresa ou não tem mais ânimo para trabalhar, pode estar deprimido sem saber. Procure ajuda médica. 

Diminuição da produtividade

A depressão no trabalho também pode estar relacionada a uma baixa produtividade diária dentro da empresa. Se você notar que, de uns tempos para cá, o seu rendimento está cada vez menor, fique de olhos abertos e não seja negligente com a sua saúde mental. 

Dificuldades de concentração

Outro sintoma de depressão no trabalho que é bastante comum. Quando estamos com dificuldades de concentração para trabalhar e nada nos faz concentrar nas tarefas rotineiras, pode ser que esse distúrbio psicológico tenha aparecido. 

Mau humor constante ou crises de choro

Você vive de mau humor na empresa ou chorando pelos cantos todos os dias? Cuidado, pois a depressão no trabalho pode estar fazendo parte da sua vida. É preciso investigar as causas o quanto antes. 

Dificuldade para se relacionar com os colegas de trabalho

Se você não faz nenhuma questão de se relacionar com os outros colegas de empresa, vive isolado sem conversar com ninguém ou tem dificuldades de relacionamento, a depressão no trabalho pode estar dando as caras.

Procrastinação excessiva

A procrastinação faz parte da vida de muita gente, principalmente no ambiente de trabalho. Mas quando ela é excessiva a ponto de prejudicar o bom andamento das suas atividades e o seu desempenho profissional, pode ser culpa da depressão dentro do ambiente corporativo. 

Alterações no apetite

Nas últimas semanas você anda se alimentando bem menos do que estava acostumado e está notando alterações drásticas em seu apetite? A depressão no trabalho também apresenta esse sintoma, que precisa ser investigado. 

Incapacidade para tomar decisões corriqueiras

Se você está se sentindo incapaz ou inseguro para tomar decisões corriqueiras no dia a dia, seja na empresa ou até em casa, pode ter sido acometido pela depressão no trabalho. Esse problema emocional pode ficar grave, se não for tratado em tempo hábil. 

Está vendo como a depressão no trabalho é coisa séria e precisa de um tratamento específico? Por isso, se você está sendo acometido por um ou mais dos sintomas acima, fique atento aos motivos que podem estar te levando a desenvolver esse distúrbio. 

Venha para o IBND

O curso de pnl do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK