Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Definições: O que é coaching, coach, coaches e coachee?

25/04/2020 às 09:55 Coaching

Definições: O que é coaching, coach, coaches e coachee?

Mesmo tendo ganhado muita popularidade nos últimos anos, o coaching e termos relacionados a metodologia ainda são desconhecidos ou confusos para muitas pessoas. E isso acaba fazendo com que muita gente tenha receio de fazer uma formação ou participar de uma simples sessão de coaching.

Para lhe ajudar, vamos abordar neste artigo as principais definições de coaching, são elas: o próprio coaching, o coach, o coachee e o coaches. O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano capaz de acelerar resultados e deve ser amplamente conhecida, temos essa missão de passar conhecimento para nossos leitores, então vamos lá!

Confira abaixo as definições dos termos ligados ao coaching:

Coaching

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que vem sendo estudada e aprimorada a quase 100 anos. Traduzindo para o português, a palavra coaching significa treinamento.

Essa metodologia foi construída através da junção de diversas ciências como a administração, a programação neurolinguística, a psicologia, a antropologia, entre outras. Isso gerou um grupo de técnicas e ferramentas pensadas para ajudar uma pessoa a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

O objetivo do coaching é ajudar pessoas a acelerarem o seu desenvolvimento. Existem coachings para os mais diversos temas. É possível encontrar profissionais especializados em áreas pessoais como o coaching de relacionamento e o life coaching e nas áreas profissionais como o coaching executivo e o coaching vocacional.

Cada nicho de coaching consiste em técnicas e ferramentas específicas para que uma pessoa vá do ponto A ao ponto B em determinado período de tempo. Isso se dá através da aplicação da metodologia e de um planejamento estratégico para o alcance de objetivos.

Coach

Se coaching significa treinamento, coach significa treinador. O coach é o profissional que passou por formações de coaching, domina todas as técnicas e ferramentas necessárias  para ajudar outras pessoas a conquistarem seus objetivos.

O coach tem como função principal ajudar pessoas a traçar um caminho estratégico e mensurável para o alcance de metas e objetivos. Este profissional consegue estimular o desenvolvimento de habilidades importantíssimas para o desenvolvimento humano e busca sempre aumentar a sua performance.

A carreira de coach é uma das que mais tem crescido no Brasil. Para se tornar coach, o profissional precisa passar por formações e obter certificações nacionais e internacionais, aqui no IBND você pode fazer a sua formação em Coach com dupla certificação internacional.

Coaches

Coaches é o plural de coach. Assim, quando você se referir a um profissional de coaching, você deve se referir a ele como coach. Ao se referir a vários profissionais, você tem de se referir como coaches. Isso é muito comum por quem participa de congressos e seminários sobre a metodologia.

Coachee

O Coachee é o cliente do coach, ou seja, a pessoa que busca o profissional para passar pelo processo da metodologia e obter resultados. Na primeira sessão de coaching, o coach e o coachee traçam um plano de ação para obtenção dos objetivos em um prazo determinado.

As pessoas que passam pelo processo de coaching costumam evoluir bastante como seres humanos. Isso vai muito além do que somente conquistar um objetivo. O coaching é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer área da vida, capaz de despertar todo o potencial do ser humano.

O processo de coaching é voltado para o coachee. O coach deve levar o coachee do ponto A para o ponto B. Assim, na primeira sessão, o coach aplica técnicas e ferramentas para identificar pontos cruciais para o alcance do objetivo, identificando empecilhos e habilidades.

As sessões posteriores são focadas na aplicação de técnicas e ferramentas importantes para o desenvolvimento do coachee e no acompanhamento das metas traçadas para o alcance do objetivo. No coaching, o plano de ação se divide em pequenas metas, que são essenciais para tornar o objetivo alcançável e motivar o coachee durante o processo.

Principais benefícios do coaching para a sua vida

Depois de entender melhor sobre as principais definições de coaching, vamos lhe mostrar alguns dos principais benefícios que esta metodologia pode trazer para a sua vida. Confira abaixo:

  • Acreditar no seu potencial: o coaching é fundamental para nos mostrar que somos capazes de alcançar nossos objetivos e buscar por sonhos cada vez mais grandiosos.
  • Autoconhecimento e automotivação: durante o processo, o coachee costuma desenvolver essas duas habilidades, o que é essencial para que ele faça escolhas corretas e se mantenha motivado.
  • Foco no objetivo: o processo é focado em um único objetivo, traça pequenas metas que mantém o coachee motivado e ciente do seu estágio na busca pelo seu sonho.
  • Encarar o mundo de forma positiva: o coaching também é importante para mudar o nosso mindset. Pessoas com modelo mental pessimista podem passar a ser mais otimistas e adotar um foco em ações positivas.
  • Melhor tomada de decisão: o processo faz o coachee se conhecer melhor e entender o que realmente deseja, isso faz toda a diferença na hora de tomar decisões.

Gostou deste artigo?

Quer trabalhar como coach e ter uma carreira de sucesso?

Faça a Formação de Coaching do IBND e aprenda na teoria e na prática. E se você quer passar pelo processo de coaching, entre em contato conosco, temos profissionais renomados e experientes que podem lhe ajudar a conquistar os seus objetivos.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®