O que são as 5 Forças de Porter? Aprenda a conhecer seu mercado

09/12/2019 às 19:10 Coaching

O que são as 5 Forças de Porter? Aprenda a conhecer seu mercado

Michael Porter é um dos homens mais influentes no mundo da economia. E isso não é à toa, o professor de administração e economia da Harvard Business School formulou as chamadas “cinco forças de Porter”, uma estratégia poderosa para tornar empresas mais competitivas no mercado.

Com a chegada da era digital, os empreendedores estão sempre buscando novos meios de crescer no mercado.

A maior dificuldade das empresas no Brasil é se manterem rentáveis ao longo do tempo, por isso a maioria das empresas falem após dois anos de atuação.

Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, leia esse texto até o fim! Te garanto que as cinco forças de Porter vão lhe interessar bastante.

Esse conceito ajuda na montagem de um planejamento estratégico eficiente, que traz resultados, aumentando lucros e reduzindo custos.

Quais são as 5 Forças de Porter?

As cinco forças de Porter foram formuladas por Michael Porter nos anos 90. A ideia de Porter era encontrar os principais fatores que estimulam ou prejudicam a competitividade de uma empresa no mercado.

Assim, as cinco forças de Porter devem ser objetos de análise por todo empreendedor que deseje crescer no mercado.

Através da análise, é possível identificar novas formas de se posicionar no mercado, melhorando as relações com os clientes e fornecedores, e claro, conseguir enfrentar de igual para igual os concorrentes.

Confira abaixo cada uma das cinco forças de Porter:

Rivalidade entre concorrentes

Essa é a principal força de Porter. É importantíssimo analisar os nossos concorrentes para melhorar a atuação no mercado.

Saber os pontos fortes e fracos da concorrência é uma excelente maneira de moldar uma estratégia de marketing e vendas mais eficiente.

Se a sua empresa ainda está em fase inicial, também é fundamental verificar o número de concorrentes diretos no mercado.

Dessa forma, é possível entender a atuação deles, ter uma noção dos desafios de entrar no segmento e assim se preparar melhor ou mesmo mudar o planejamento e optar por outro segmento semelhante e menos concorrido.

Segundo Porter, o estudo dos concorrentes deve ser feito com frequência, ainda mais atualmente onde novas tendências surgem diariamente. Essa é a chave para estar sempre em crescimento no mercado.

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Entrada de novos concorrentes

Para crescer no mercado, é importante considerar a entrada de novos concorrentes no mercado. Com os avanços tecnológicos, muitas novas empresas estão surgindo em vários segmentos e oferecendo soluções inovadoras.

É preciso reagir as mudanças no mercado, e elas também podem vir pelas atuais concorrentes como por novos concorrentes.

Ficar de olho na entrada de novos competidores em seu segmento é fundamental para ter estabilidade no mercado e fidelizar mais clientes.

Poder de barganha com fornecedores

O poder de barganha é definido pela oferta e a demanda. Logo se você tem apenas um fornecedor para cada matéria-prima, você tem pouco poder de barganha, o fornecedor tem facilidade para impor preços e prazos.

Por isso, para aumentar o seu poder de barganha e não ficar na mão de fornecedores, Porter indica que você procure novos fornecedores de confiança.

Dessa forma, o impacto dos fornecedores diminui em relação aos seus produtos, isso traz menos riscos ao seu negócio.

Quanto mais fornecedores, mais poder de barganha você tem. Assim, fica bem mais fácil negociar preços, prazos e condições de pagamento.

Os fornecedores tendem a aliviar na negociação, quando percebem que sua empresa está comprando de outro fornecedor.

Poder de negociação com os clientes

Essa força de Porter avalia a sua capacidade de negociação com os consumidores. Aqui, você deve avaliar o que os seus clientes mais consideram na hora da compra.

O que faz com que eles tomem uma decisão de compra? É o preço, a qualidade, o custo-benefício?

Identificar estes fatores é essencial para oferecer produtos que atendam as necessidades dos clientes. Essa força também é importante para uma estratégia de marketing mais eficiente e assertiva.

Entrada de novos produtos ou substitutos no mercado

Além de se preocupar com a chegada de novos clientes, também é preciso ficar de olho com a entrada de novos produtos.

Estes podem substituir outros produtos no mercado, ganhando a preferência dos consumidores. Essa é uma excelente forma de medir forças com a concorrência.

Acertar no lançamento de novos produtos é o caminho para o crescimento no mercado.

Nenhum produto está isento de concorrência, o ideal é que você esteja sempre fazendo uma análise dos principais produtos do seu segmento, para encontrar diferenciais que destaquem os seus produtos em relação aos dos seus concorrentes.

Entendeu as cinco Forças de Porter? Esses fatores são importantíssimos no meio corporativo. Avaliar os concorrentes, os fornecedores e os clientes é fundamental para chegar ao sucesso no mercado.

Independente do segmento, considerar todos os pontos chave para levar o seu negócio para cima é essencial.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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