Coragem: por que ser uma pessoa corajosa?

30/03/2021 às 19:05 Coaching

Coragem: por que ser uma pessoa corajosa?

Todos nós possuímos sonhos e para conquistá-los precisamos de coragem. Esta é uma característica que deve ser forte em nossa essência, mais forte do que o medo e a desconfiança. Ser uma pessoa corajosa é fundamental o nosso desenvolvimento pessoal.

Em nosso cotidiano, lidamos com diversos fatores que dificultam a conquista de nossos objetivos. Todos os dias surgem barreiras, obstáculos que nos impedem de seguir em frente e isto demanda resiliência e coragem para seguir em frente.

Às vezes essas barreiras são questões insignificantes, mas nós a tornamos fortes por conta da autossabotagem e isso nos “tira do eixo”, nos coloca em nossa zona de conforto e torna tudo mais difícil.

Nisto, a coragem é fundamental para que nos permitamos realizar, nos permitamos errar e seguir avançando em busca dos nossos sonhos. Aqui, vamos explicar o que é coragem e por que você precisa se tornar uma pessoa corajosa para enfrentar o mundo de hoje.

O que é coragem?

Se traduzirmos a palavra coragem de sua origem em latim vamos encontrar o significado de “agir com o coração”. Então, ser corajoso significa agir de acordo com a sua verdade.

Se olharmos para o significado no dicionário, coragem é tido como firmeza de espírito para enfrentar situações difíceis, como uma espécie de bravura, de forte moral para agir em meio a perigos.

Como falamos no início do texto, enfrentamos muitos desafios ao longo da vida, diariamente estamos lidando com situações a que não estamos acostumados, momentos em que estamos em risco, em que somos questionados e convocados a agir. Nestas horas precisamos ter coragem.

E ter coragem também é superar os próprios medos, superar os pensamentos negativos que criamos por meio da automotivação e da autoconfiança. Controlar as emoções para tomar ações corretas em momentos adversos é a base de uma ação corajosa.

Conheça o nosso curso de coaching.

Qual é a importância de ser uma pessoa corajosa?

O principal vilão da coragem é o medo, esse sentimento é o que nos impede de agir com o coração. Também há outros sentimentos negativos que nos levam a faltar a ação como a vergonha e o conformismo, por exemplo.

A coragem surge como característica importante para que o medo sirva para nos manter alertas, mas que não nos impeça de fazer algo que possa mudar a nossa vida.

É preciso desenvolver o autoconhecimento para conseguir distinguir quando precisamos agir, quando é preciso ter coragem, senão teremos apenas medo e não há como se viver para sempre com medo.

Então, podemos dizer que a coragem é uma virtude, é um sentimento que nos permite agir mesmo com medo, mesmo com dúvida e isso é importante para a conquista dos nossos objetivos.

Ter coragem é importante para que possamos, mesmo sem acreditar que conseguimos, realizar ações para alcançar os nossos sonhos.

Como ser uma pessoa corajosa?

Acredito que agora que você entendeu que todos tem necessidade de se tornarem pessoas corajosas, é hora de colocar esse sentimento em prática. Separamos algumas dicas essenciais para despertar a coragem em você, confira abaixo:

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para uma pessoa. Desenvolver essa competência é importante para compreender a si mesmo. Dessa maneira, fica muito mais fácil encontrar os gatilhos que despertam a coragem e nos fazem agir.

Assim, conseguimos entender quais são as nossas capacidades, em que precisamos melhor, o que precisamos fazer e reconhecemos o que realmente podemos fazer. Esse é o caminho para se aprimorar em todos os âmbitos, desenvolver competências que sejam essenciais para a conquista dos nossos objetivos.

Desenvolva a autoconfiança

Assim como o autoconhecimento, a autoconfiança é essencial para ser uma pessoa corajosa. Precisamos confiar em nossa capacidade para enfrentar barreiras, agir com o nosso coração. Então, a autoconfiança é essencial para que tenhamos certeza do que estamos fazendo, sabendo os nossos motivos para realizar tais ações.

Conhecendo o nosso potencial, conseguimos explorar o potencial de nossas principais habilidades usando isto a nosso favor. Isso pode trazer resultados expressivos, quebrando barreiras e derrubando obstáculos de nossa vida com muito mais facilidade.

Tenha controle sobre suas emoções

Controlar as próprios emoções é fundamental para desenvolver a coragem. Então, você precisa desenvolver a inteligência emocional. Isso será essencial para contornar as nossas emoções, evitando que elas tenham influência negativa em nosso dia.

Compreender as nossas emoções é um passo fundamental para lidar com nossos medos e despertar a nossa coragem. Essa é a melhor maneira de nos impulsionar a ação e de gerar resultados. A conquista de objetivos depende de ação e controlando as nossas emoções, podemos realizar o que precisamos com mais calma e assertividade.

Faça a nossa Formação em Coaching!

No IBND, temos um curso de coach com certificação internacional. Vem aprender tudo sobre a metodologia com profissionais experientes e reconhecidos no mercado.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK