Conheça a cativante história do Itaú

18/03/2021 às 09:19 Coaching

Conheça a cativante história do Itaú

Serviços inovadores, mais de 4 mil agências em todo o Brasil, cerca de 30 mil terminais eletrônicos e cerca de 55 milhões de clientes. O banco Itaú é referência em modernidade e inovação, por isso, faz jus ao seu enorme reconhecimento e prestígio nacional. Sinônimo de serviços personalizados, eficientes e exclusivos, o famoso banco Itaú tem muita história para nos contar.

Por isso, você vai conhecer a história de uma das instituições financeiras mais conhecidas e respeitadas do Brasil. Saiba como o banco Itaú se tornou um império desse mercado e por que a modernidade sempre fez parte da sua trajetória.

Fique conosco até o final de mais uma bela história do mundo dos negócios e boa leitura!

Banco Itaú: 76 anos de sucesso e muita inovação

Tudo começa no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo, em 1945. O empresário e advogado Alfredo Egydio de Souza Aranha fundou um dos bancos que, mais tarde, seria referência em serviços financeiros de todo país: o Itaú.

Inicialmente, a instituição era chamada de Banco Central de Crédito. Nesse mesmo ano, a primeira agência do banco Itaú foi inaugurada e realizava pequenas operações bancárias.

Pouco a pouco, os serviços oferecidos pelo banco Itaú foram conquistando mais clientes. Em 1946, a instituição já tinha três agências e cerca de 22 colaboradores. O número de clientes também aumentava na mesma proporção.

No início dos anos 1950, o banco Itaú já contava com 11 agências, sendo três na capital paulista e oito em cidades do interior do estado. Os serviços oferecidos aos clientes também eram cada vez mais inovadores para a época.

Com os ventos do sucesso sempre favoráveis para o banco Itaú, em 1955, a instituição já tinha 24 agências e 113 funcionários. Essa época foi considerada de ouro para o banco, pois novas e modernas agências foram inauguradas.

Os serviços bancários no Brasil foram se tornando uma necessidade para milhares de empresas e pessoas físicas. E isso foi um prato cheio para o banco Itaú. Saber fazer um mapa mental pode ajudar o empreendedor. 

Crescimento acelerado e oferta de serviços inovadores

Os anos 1960 foram de ouro para o inovador banco Itaú. Diversas fusões, incorporações e aquisições fortalecerem a instituição ainda mais no mercado financeiro. O banco Itaú cresceu rapidamente em todo o Brasil durante esse período.

Em 1962, o Itaú inaugura a sua primeira agência fora do estado de São Paulo. Os cariocas já podiam usufruir dos serviços oferecidos por esse banco. Sempre investindo pesado em tecnologia de ponta, o Itaú foi se modernizando ainda mais.

Em 1965, o banco já contava com 112 agências em cinco estados brasileiros. Já a década de 70 foi marcada por mais aquisições de outras instituições financeiras menores e pela criação de serviços ainda mais práticos, rápidos e, sobretudo, inovadores.

O Cheque Estrela Itaú, a compra de modernos softwares, a criação do Itautec, bem como o aprimoramento de todo o sistema de atendimento aos correntistas, fechou com chave de ouro esse lucrativo período.

Os anos 1980 também foram promissores para o banco Itaú, que já contava com quase 400 agências distribuídas em nove estados. O primeiro terminal eletrônico do Itaú foi criado em 1981 e possibilitava os clientes realizarem diversas transações bancárias.

O restante da década foi marcado pela abertura de novas agências e instalação de mais terminais eletrônicos em pontos estratégicos das cidades. O número de clientes do banco Itaú também era cada vez maior, em todo Brasil.

Inauguração de mais agências e altos lucros

Seguindo o mesmo sucesso dos anos anteriores, a década de 90 foi marcada por uma intensa modernização de todas as agências do banco Itaú, que se beneficiou dos constantes avanços tecnológicos para inovar ainda mais.

Os sistemas usados eram os mais modernos do mercado. A proximidade do banco com os clientes também ficou mais evidente, o que o levou a oferecer serviços diferenciados aos mesmos. Manter o bom equilíbrio emocional ajuda bastante. 

 Já nos anos 2000, com o advento da internet no Brasil, o banco Itaú inovou ainda mais e criou a sua própria Ouvidoria, outros serviços ainda mais modernos e exclusivos para seus clientes, o inovador Itaú Mobile, o famoso portal iCarros e o lançamento do iConta.

Os clientes do banco Itaú já podiam usufruir de serviços bancários extremamente eficientes e modernos. Mais e mais agências também foram inauguradas nessa época.

Em 2008, acontece a fusão com o Unibanco. Dessa forma, o Itaú Unibanco se tornou uma única instituição ainda mais sólida no mercado financeiro.

Em 2015, todos os estados brasileiros já contavam com agências do Itaú Unibanco. A inovação sempre foi a palavra de ordem desse renomado banco brasileiro. Por isso, ele é uma referência de respeito para seus milhões de clientes.

As cifras do Itaú Unibanco

  • 4.500 unidades de atendimento (entre agências, postos bancários e terminais eletrônicos);
  • 96.500 colaboradores;
  • Lucro líquido de 6,5 bilhões de dólares em 2018; 
  • Presença em 20 países;
  • Segundo maior banco privado do Brasil, só perdendo o posto para o rival Bradesco;
  • 78% de todas as transações bancárias dos clientes são realizadas através dos canais de autoatendimento, graças à constante inovação tecnológica.

Acreditamos que agora você possa ter toda aquela inspiração para inovar e empreender com muito mais vontade. A prosperidade será a sua recompensa.

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK