Conheça os ensinamentos de Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações

27/09/2020 às 08:48 PNL

Conheça os ensinamentos de Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações

“Se é difícil ser líder, continuar no topo é mais difícil ainda”. Essas palavras foram proferidas por um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros: Pedro Lima, presidente do conhecido Grupo 3 Corações, que é líder do mercado de café em nosso país.

Para ajudar a fazer o seu negócio decolar e se tornar uma referência, preparamos esse post que traz 7 ensinamentos desse empreendedor que, desde cedo, já mostrava que tinha tino para os negócios. Então, prepare-se para ter mais inspiração e boa leitura!

“Não adianta querer abraçar o mundo, tenha um objetivo bem definido e foque somente nele”

Segundo Pedro Lima, o grande erro de diversos empreendedores, principalmente no início, é querer abraçar o mundo. O problema é que, na maioria das vezes, o negócio não decola. A razão é óbvia:  é humanamente impossível dar conta de tudo sozinho. O empreendedor acaba se enrolando e não fazendo nada direito. 

Por isso, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, antes de mais nada, você precisa gostar do que pretende fazer. Depois disso, precisa ter um propósito bem definido em mente e focar somente nele. Só assim é que sua empresa tem mais chances de progredir. A falta de foco na hora de empreender pode levar excelentes ideias para o ralo.

“Tenha uma referência de sucesso para aprender”

Para Pedro Lima, é importante o empreendedor ter uma referência de sucesso em sua área para aprender com ela. E ele fala isso por experiência própria. Seu pai, João Lima, que também era um empreendedor, foi uma referência primordial em sua vida, pois lhe ensinou a como cativar os clientes e criar uma relação de parceria com os fornecedores.

E criar laços sólidos com as pessoas que são as responsáveis por fazer a sua empresa prosperar, é fundamental no mundo dos negócios. Por isso, ter uma referência de sucesso para aprender e se inspirar no dia a dia, pode dar muito certo.

“Confiança: a palavra mais moderna, mas que muita gente se esquece”

Uma das palavras mais presentes no dia a dia de Pedro Lima é confiança. Para o empresário, essa palavra nunca sai de moda e sempre será moderna. Ele afirma que aprendeu a cativar as pessoas, atender as expectativas, mas, principalmente, ser transparente com todos ao seu redor. Ter relacionamentos saudáveis é primordial. 

Por isso, se o empreendedor não transmitir confiança para seus clientes e fornecedores, como sua empresa pode dar certo? Nas relações profissionais e pessoais, a confiança sempre foi e sempre será um dos grandes pilares de sustentação. Transmita confiança, sempre!

“Chegar ao topo é complicado, mas se manter na liderança é ainda mais difícil”

Para esse empresário bem sucedido, que teve um faturamento estimado em 5 bilhões de reais em 2019, alcançar a liderança nunca foi uma tarefa fácil, como muitos pensam. E, ao mesmo tempo que é alcançada, ela pode escapulir das mãos em um piscar de olhos. Uma tomada de decisão mal pensada já é suficiente para que isso aconteça.

Se manter na liderança pode, muitas vezes, ser muito mais trabalhoso do que somente alcança-la. Por isso, o empreendedor não deve medir esforços para atender as necessidades dos clientes e, principalmente corresponder às expectativas dos seus colaboradores. Sem eles, absolutamente nada funciona! 

“Adquira habilidades úteis ao seu negócio”

Mesmo que já tenha tino para os negócios desde cedo, o presidente do Grupo 3 Corações acha que é fundamental o empreendedor adquirir determinadas habilidades que serão úteis ao seu negócio. E isso é essencial para se conquistar algo importantíssimo para qualquer empresa: bons profissionais.

Com as habilidades certas e que tenham a ver com o seu ramo de atuação, você seguramente vai atrair talentos que vão se identificar com sua área. E o mais importante: vai tomar decisões mais assertivas no dia a dia. Por isso, aprenda sempre, mesmo que seja cada dia um pouco mais.

“Uma empresa sem empreendedores não vai progredir”

Aqui, Pedro Lima não se refere somente ao empreendedor que fundou a empresa, mas sim a todo trabalho desempenhado pela sua equipe. Nas empresas do Grupo 3 Corações, Pedro se orgulha de colaboradores que começaram em cargos operacionais, se especializaram com o passar dos anos e foram promovidos por mérito. Ter uma equipe motivada é fundamental.

Mas para isso acontecer, segundo o empresário, é preciso que aconteça pequenas falhas ao longo do caminho. Os colaboradores precisam errar para aprender com os fracassos. Os erros, muitas vezes, podem sair caro para um negócio, mas é preciso que eles aconteçam para o aprendizado e aprimoramento constante dos funcionários.

“Inovação tem que ser o DNA de qualquer empreendimento”

Para Pedro Lima, as pessoas nunca vão deixar de tomar café com a boca e na xícara. A inovação está na forma de se fazer o café, ou seja, a forma que esse produto deve chegar até o consumidor é que deve ser diferenciada da concorrência. Segundo o empresário, a inovação precisa ser vivida no dia a dia das pessoas. Isso faz muita diferença!

Por isso, se você pensa em empreender, precisa inovar sempre, seja em seus produtos ou nos serviços oferecidos. Ofereça algo novo para os clientes, surpreenda-os com aquilo que ninguém jamais viu antes, tenha um diferencial que faça você se destacar positivamente no mercado. Em suma, quanto mais você inovar, melhor para sua empresa.

Agora é só colocar esses conselhos de ouro em prática e ir a luta!

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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