Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

9 perguntas essenciais para fazer uma autorreflexão

27/11/2020 às 16:43 PNL

9 perguntas essenciais para fazer uma autorreflexão

A autorreflexão é um passo importante para que possamos evoluir como pessoas ao longo da vida. Para lhe ajudar a intensificar esse processo, separamos algumas perguntas essenciais que você deve fazer a si mesmo para refletir sobre seus acertos, erros e mensurar expectativas de futuro e oportunidades.

O que é e qual é a importância da autorreflexão?

Antes de citarmos as perguntas essenciais para fazer uma autorreflexão, precisamos contextualizar esse conceito. A autorreflexão é um exercício pessoal que nos ajuda na busca pelo autoconhecimento, nos ajudando a compreender a nós mesmos.

Esse exercício deve ser frequente para que você nunca se desconecte de quem mais importa: você mesmo. Se você deseja desenvolver outras habilidades importantes para a vida como a inteligência emocional e a autoconfiança, por exemplo, a autorreflexão será muito importante para o seu crescimento.

A autorreflexão é importante para que você consiga ter consciência sobre tudo o que fez, deixe de ter atos impulsivos e tome decisões erradas e que geram consequências para você e outras pessoas. Ter esse “senso de responsabilidade” é essencial para a sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Confira a nossa lista de perguntas essenciais para fazer uma autorreflexão:

Quem eu sou?

Essa pergunta pode parecer bastante complexa de início, porém com a frequência do exercício de autorreflexão, ela se tornará cada vez mais simples. Se você não descobrir que você é, quem mais poderá fazê-lo? Então, sempre se faça esta pergunta para encontrar uma resposta mais objetiva e clara possível.

Qual é o meu propósito nesta vida?

Descobrir o seu propósito é essencial para planejar o seu futuro. Saber o que você espera alcançar e porque você deseja tanto realizar um objetivo é fundamental para ter mais motivação e manter o foco para alcançá-lo.

Entender qual é a sua missão na terra é importante para alimentar a sua vontade de seguir fazendo o que você acredita. Descobrir o nosso propósito é um impulsionador fundamental para o nosso crescimento. É como se estivéssemos nos dizendo: lute pelos seus sonhos!

Quais valores e conceitos eu defendo?

O que você acredita? Quais são os valores morais e éticos que moldam o seu caráter? Esse é um ponto muito importante para nos entendermos e nos respeitarmos como pessoas. Esses traços formam sua personalidade, o seu caráter e são fundamentais para guiar suas decisões ao longo da vida.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Quais são as minhas principais habilidades?

Parar para pensar quais são as suas principais habilidades, em outras palavras seus pontos fortes, é fundamental para explorar todo o seu potencial. É dessa forma que podemos descobrir como usar as nossas habilidades a nosso favor para conquistar os nossos objetivos.

Onde eu preciso melhorar?

Não temos apenas que avaliar os nossos pontos fortes, mas também identificar os nossos pontos de melhoria. É fundamental que você dê bastante atenção para esta pergunta, porque ela pode lhe ajudar a entender, o que está faltando para que você alcance seus sonhos.

Muitas vezes não melhoramos os nossos resultados porque não aprendemos ou não aprimoramos uma habilidade fundamental para o nosso objetivo. Entender e trabalhar em cima desse aprimoramento é fundamental para alcançar o que almejamos.

Como eu me imagino daqui a X anos?

Essa também é uma excelente pergunta para uma autorreflexão. Pensar sobre o futuro é importante para agir no presente. Então, é importante que você se pergunta como você gostaria de estar daqui a 1,2,5,10, 15, 20 anos.

É importante ter em mente que pensar a vida no médio e longo prazo também é fundamental para o nosso crescimento.

O que eu já conquistei?

Você já viveu experiências e já obteve conquistas, mesmo que pequenas ao longo da vida. E esse é um ponto onde podemos encontrar bastante motivação. A autodisciplina começa quando seguimos à risca um plano e uma forma de impulsionar essa habilidade é através da valorização das nossas conquistas. Se pergunte e liste o que você já conquistou em sua vida.

Eu respeito as outras pessoas?

Ao longo da vida lidamos com centenas de pessoas e deixamos nossas impressões marcadas em cada uma de alguma forma. Podemos ser marcantes na vida dos outros de uma forma positiva ou negativa. E o que determina isso é o respeito.

Por isso, parar para refletir se respeitamos as outras pessoas é fundamental para descobrir a saúde dos nossos relacionamentos. O respeito é a base de qualquer relacionamento, este é um dos valores que devem moldar o nosso caráter.

Estou buscando melhorar sempre? Estou aberto a mudanças?

Aqui são duas perguntas, mas que se completam. Se perguntar se você está sempre buscando melhorar é fundamental para sair da sua zona de conforto. E em meio a isso, entender se você é uma pessoa aberta a mudanças também é fundamental para iniciar o seu processo de contínua evolução.

Na vida tudo se transforma todos os dias, é preciso estar aberto a mudanças para conseguir se adaptar a novos meios de trabalho, a novas situações do cotidiano, ao futuro como um todo. Trabalhe isto em você!  

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação em PNL completa. Os recursos da programação neurolinguística podem transformar a sua vida, então não perca mais tempo! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®