Conheça o EFT - uma técnica de libertação

19/11/2021 às 10:36 PNL

Conheça o EFT - uma técnica de libertação

EFT (Emotional Freedom Technique) ou, em português, Técnica de Libertação Emocional é um tipo de terapia que ajuda indivíduos a controlarem a ansiedade, se libertarem de traumas psicológicos, entre outros males que podem incidir sobre uma pessoa. 

A modalidade terapêutica pertencente à Psicologia Energética, também pode ser conhecida como tapping (batidas) e até mesmo acupuntura sem agulhas. É uma técnica que pode ser realizada pelo próprio individuo contanto que ele aprenda a gerenciar suas emoções, sem precisar da ajuda de ninguém. 

Vamos conhecer mais sobre ela? Boa leitura!

Com vocês, a EFT (Técnica de Libertação Emocional)!

Desenvolvida pelo engenheiro americano Gary Craig em 1979, o EFT surgiu a partir da busca de compreensão da causa das emoções negativas e sua relação com a interrupção do fluxo de energia em nosso corpo. 

Resumidamente, a EFT é uma técnica voltada para a libertação de emoções ruins como a raiva, a tristeza e a angústia. Ela consiste em leves batidas em pontos especificos do corpo (sobre o qual falaremos mais abaixo), enquanto o individuo fala sobre o que lhe incomoda, na busca pelo fortalecimento emocional. 

Os pontos para a aplicação de batidas são chamados meridianos de acupuntura. Ao estimular estes pontos, o fluxo de energia se movimenta, proporcionando uma sensação de relaxamento e calma. 

As sessões, que podem ser feitas por um terapeuta, ajudam a tratar diversos bloqueios e incômodos físicos e emocionais, como: enxaqueca, estresse, ansiedade, compulsões, traumas, luto, depressão, insônia, etc. 

Cada pessoa pode reagir à técnica de diferentes maneiras, contudo, é possível sentir uma melhora significativa desde a primeira sessão de EFT. 

Como funciona esta técnica?

Semelhante a uma acupuntura, nas sessões de EFT o especialista irá bater delicadamente as pontas dos dedos em diferentes regiões. São 9 pontos estimulados no total:

  1. Ponto do karatê;

  2. Ponto entre as sobrancelhas;

  3. Ponto na lateral dos olhos;

  4. Ponto abaixo dos olhos;

  5. Ponto entre nariz e boca;

  6. Ponto entre a boca e queixo;

  7. Ponto da clavícula;

  8. Ponto abaixo da axila;

  9. Ponto do topo da cabeça.

Ao longo das sessões, o cliente precisará cumprir algumas tarefas. Na primeira delas, a pessoa deverá identificar qual o problema quer tratar, classificando a intensidade dele em uma escala de 0 a 10, sendo 10 a questão mais difícil de ser trabalhada.

Em seguida, o terapeuta realizar a sequência de batidas até que o problema seja resolvido ou amenizado. Geralmente, a sessão costuma durar de 45 a 60 minutos. 

Durante todo o procedimento, é preciso verbalizar o que incomoda. Neste sentido, frases como “eu estou com muita raiva” ou “eu estou nervoso” são repetidas, sem parar. 

Para que a EFT é indicada?

Muitos terapeutas utilizam a EFT antes de hipnotizar um paciente. Desta forma, a liberação de sentimentos negativos auxilia na agilidade do processo de hipnotização.

Alterações de humor, comportamento ou até sentimentos, podem ser abordados por essa técnica, usada para extrair tudo o que faz mal de dentro da mente da pessoa. 

Vale lembrar que a Técnica de Libertação Emocional não possui contraindicações. Afinal, não existem efeitos colaterais negativos nas sessões de EFT, tampouco é necessário relatos prévios. A técnica é 100% indolor, não havendo utilização de agulhas, pilulas, remédios ou uso de forças do corpo. 

Ao aplicar a técnica muitas pessoas relatam que junto a libertação de problemas emocionais, sentiram expressiva melhora de problemas físicos. Não à toa, muitos atletas já foram vistos dando leves batidinhas em pontos especificos durante as Olimpíadas. 

Gostou da EFT? Então, talvez, você goste de conhecer mais sobre outras terapia alternativas como é o caso da Hipnose, uma ferramenta sobre a temos inúmeros artigos em nosso blog. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK