Você sabe quais são as oito saúdes e como elas impactam na sua vida

27/06/2021 às 13:45 PNL

Você sabe quais são as oito saúdes e como elas impactam na sua vida

Entender a saúde como uma questão do corpo e da medicina tradicional já é uma concepção para lá de ultrapassada. Afinal, hoje sabemos que muitas mais coisas estão envolvidas para verdadeiramente promover uma vivência saudável. 

O equilíbrio é o ponto chave quando pensamos sobre as oito saúdes. Por isso, nós do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos explicar a você, de forma didática e simplificada, as oito grandes áreas sobre as quais devemos estar atentos para ter mais qualidade de vida.

As oito saúdes. Vamos conhecê-las!

A palavra saúde é definida na maioria dos dicionários como um “estado de bem-estar físico, mental e psicológico”. Mas, todos nós sabemos que para manter o físico, mental e psicológico alinhados, é preciso também estar atento às nossas esferas social, financeira, profissional, familiar, espiritual e intelectual. 

  1. Saúde física 

Vertente mais fácil de identificar, a saúde física é a mais lembrada dentre as oito saúdes que possuímos. Afinal, trata-se dos cuidados que temos com o corpo não apenas em caráter estético, mas também como forma de prevenção contra doenças. 

Apesar de óbvio, é importante mencionar que as atividades físicas constantes ajudam a prevenir diversas condições que podem impactar negativamente a saúde física, além de outras saúdes, como a mental. 

Ademais, a alimentação e nutrição também são fatores que impactam o nosso bem-estar para o bem ou para o mal. Por isso, manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir enfermidades, ainda impactando de forma positiva na qualidade do sono.

  1. Saúde espiritual

A espiritualidade é uma questão subjetiva que atravessa cada indivíduo de forma única e diferenciada, podendo ser vivida de diversas formas. 

E seja qual for a sua visão, o importante é que este campo pertencente às oito saúde lhe seja uma fonte de conforto. Algo que te auxilie a compreender e lidar com o mundo e aqueles que o cercam com paz, mas que também que lhe ajude a buscar o seu verdadeiro eu. 

Quando refletimos sobre quem somos, nos damos a chance de acabar com as dúvidas que nos afligem e com as crenças limitantes que podem estar nos sabotando em muitos momentos de nossa vida.

  1. Saúde intelectual 

A intelectualidade não é algo inato e imutável. Ela pode ser exercitada e, justamente por este motivo, é algo que também pode enfraquecer quando nos acomodamos em nossa zona de conforto intelectual. 

A leitura de livros é uma forma bastante evidente de exercitar sua saúde intelectual. Todavia, este hábito também causar um efeito de tornar o repertório raso. Afinal, o ser humano tem a tendência de saber um pouco sobre vários assuntos sem, entretanto, se aprofundar em nenhum. 

A inteligência pode ser desmembrada em diferentes formas, indo além do conhecimento acadêmico. A inteligência emocional, por exemplo, é uma exigência no mercado de trabalho, dada a importância para a convivência e interação com as mais diversas pessoas. 

  1. Saúde familiar 

Logicamente, este campo diz respeito aos laços familiares e a qualidade do tempo e dedicação para com os seus familiares. 

Todos temos a necessidade de criar laços de afeto e companheirismo com outros indivíduos para nos localizarmos no mundo. Mesmo que consideremos nossa verdadeira família nossos amigos, ou pessoas com as quais você não convive em casa.

  1. Saúde solidário

É a saúde que trata o seu equilíbrio com as pessoas ao seu redor, com a possibilidade de você fazer bem ao próximo, seja através de projetos sociais, comunitários, etc. Mas também diz respeito à disponibilidade para escutar e ajudar amigos e parentes contribuindo para o crescimento dos outros. 

  1. Saúde profissional 

Você exerce sua profissão apenas pelo dinheiro ao fim do mês ou pelo valor que o ofício agrega na sua vida? Quando o nosso trabalho está alinhado com nosso propósito de vida não nos sentimos esgotados para exercer as atividades diárias, pois além de auxiliar o crescimento profissional, agrega valor para si mesmo.

  1. Saúde financeira 

Diretamente ligado à educação financeira, a saúde financeira não diz respeito ao acúmulo de riquezas, mas sim sobre como saber guardar e investir seus recursos para evitar problemas num futuro distante ou próximo. 

  1. Saúde social

O laço social liga-se de forma direta àquilo que nos torna humanos. Afinal, só nos tornamos pessoas verdadeiramente humanas quando socializamos com os mesmos da nossa espécie. 

Neste ponto, a saúde social está bastante ligada às saúdes familiar e profissional já mencionadas acima.

Conclusão

A divisão que apresentamos a você tem fins didáticos. E a grande verdade, é que as oito saúdes aqui trazidas se complementam e se atravessam, de modo que a melhor numa área pode depender e, ao mesmo tempo, influenciar diretamente a evolução das outras. 

Assim, se uma das saúdes é prejudicada, muito provavelmente as outras também irão se desalinhar. 

E você, já tinha ouvido falar sobre as oito saúdes? Um curso de PNL, pode te ajudar nessa jornada. Não deixe de conferir os outros artigos no blog do IBND e descubra muitos outros assuntos interessantes. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK