Conheça a história de sucesso de Henry Ford, considerado o pai do automóvel

29/09/2020 às 19:32 Coaching

Conheça a história de sucesso de Henry Ford, considerado o pai do automóvel

Alguns empreendedores fazem seus negócios darem tão certo que jamais são esquecidos, mesmo depois de várias décadas. Seja pelo talento nato para os negócios, senso de empreendedorismo ou visão de mercado, o fato é que alguns empresários se destacam no cenário mundial.

Esse artigo narra a história de Henry Ford que, com todo o mérito, é considerado o pai do automóvel. Conheça um pouco mais a sua trajetória de sucesso, que pode servir como fonte de inspiração para você, principalmente na hora de inovar em sua empresa. Aproveite ao máximo a leitura!

Infância e juventude

Henry Ford nasceu em 1863 em uma família de origem belga e irlandesa. Mais tarde se tornaria o fundador da Ford Motor Company. Ford foi a primeira pessoa a implantar a linha de montagem em série, tal como vemos até hoje nas fábricas de automóveis. Esse brilhante inventor também foi responsável por nada menos do que 160 patentes.

O primeiro contato de Henry Ford com as máquinas foi ainda na adolescência. Seu pai tinha uma pequena fazenda e Ford o auxiliava na manutenção dos motores. Com 16 anos, sua mãe faleceu, o que o obrigou a trabalhar em uma oficina mecânica em Detroit (EUA).

Os anos se passaram e Ford se formou em engenharia. E, logo depois de formado, conseguiu um emprego em uma grande indústria da região. Mas esse empreendedor nato queria mais e decidiu construir, peça por peça, um automóvel que fosse movido a gasolina. Em 1888, pediu demissão do seu emprego para investir nesse sonho.

Nascimento da montadora Ford

Cheio de inspiração e confiança, Henry Ford inaugura a sua primeira oficina em um pequeno subúrbio na cidade de Detroit. Mesmo se ter uma boa estrutura, o local permitiu que Ford fabricasse o seu primeiro veículo: um quadriciclo. Embora bastante arcaico, a engenhoca consumia pouco combustível e logo atraiu alguns compradores.

Mesmo com a façanha realizada, Ford ainda se demonstrava insatisfeito, pois tinha a intenção de fabricar um veículo que comportasse uma família inteira mas que pudesse ser guiado por uma única pessoa. Mal sabia ele que esse feito provocaria uma revolução em todo o mundo.

Depois de anos de aperfeiçoamento e trabalho árduo, Henry Ford, que sempre prezava em ter uma equipe motivada, inaugurou a Ford Motor Company em 1902. No ano seguinte, o primeiro carro de apenas 2 cilindros foi lançado no mercado. A nova fábrica adotou o processo de padronização para fabricar os automóveis.

Sucesso mundial e estouro de vendas

Nem mesmo o próprio Ford esperava que seus veículos fizessem tamanho sucesso. Depois do lançamento, uma enxurrada de encomendas foi contabilizada, forçando a fábrica a produzir 10 unidades por dia, o que gerou um bom lucro no final do ano. Era uma produção em larga escala para a época.

Mesmo com o sucesso repentino, Ford ainda queria mais. Por isso, decidiu expandir os negócios e comprou todas as ações dos investidores. Em 1908, foi lançado o “Ford Bigode”, que custava cerca de 850 dólares. Mas o problema é que poucas pessoas dispunham desse valor.

Em 1912, a Ford passou a fabricar o modelo com um preço mais acessível para aumentar o volume de vendas. Como a encomendas eram cada vez maiores, o único empecilho para Henry Ford era inventar uma maneira de montar um carro após o outro, sem intervalos.

Revolução no mundo dos automóveis: a criação da linha de montagem

Como nada para Henry Ford era impossível, o seu talento nato lhe permitiu desenvolver uma linha de montagem exclusiva da sua marca, o que revolucionou o mundo automotivo. Em 1925, graças ao sistema de montagem em série, um veículo da Ford ficava pronto em poucos dias. Esse feito foi uma verdadeira inovação para a época.

Sempre de olho na concorrência, o empresário, com sua visão de negócios, tratou de acelerar ainda mais a sua produção de carros. Por isso, ele encerrou a parceria com intermediários, comprou áreas verdes, diversas minas de ferro e carvão, ferrovias e, acredite, até uma frota de navios para exportar seus veículos.

Em 1928, a Ford se transformou em um verdadeiro império, empregando mais de 20 mil funcionários que fabricavam cerca de 6 mil carros por dia. Além disso, a empresa também passou a fabricar ônibus, caminhões e tratores.

Henry Ford, que era dotado de uma enorme resiliência, ainda mantinha uma relação muito próxima com seus empregados, que o admiravam bastante. Ele acabou falecendo em 1947, deixando a sua marca na história do mundo automobilístico.

Frases de Henry Ford

Conheça as principais frases desse empresário de sucesso. Elas podem servir de inspiração na hora de você empreender:

  • Estar decidido, acima de tudo, é o segredo do sucesso;
  • O fracasso é apenas uma mera oportunidade de recomeçar com mais inteligência;
  • Não procuro defeitos, ao contrário, procuro soluções, pois qualquer pessoa sabe reclamar;
  • Pensar é a tarefa mais árdua que existe. É por isso que tão poucas pessoas são dedicadas a ela;
  • Uma pessoa se torna idealista quando ajuda outra pessoa a ter lucro;
  • As pessoas não se tornam ricas com o dinheiro que ganham, mas com o que economizam.

Esperamos que a história desse empresário de sucesso traga toda a inspiração necessária para você também se tornar um empreendedor realizado. Acredite, é possível!

Venha aprender PNL no IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.

O curso de coach oferecido por nossa instituição é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. No IBND, a sua realização é o nosso principal objetivo. Venha aprender com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK