Fred Smith: Como esse empreendedor visionário encurtou distâncias em todo o mundo com a FedEx

11/08/2020 às 13:32 Coaching

Fred Smith: Como esse empreendedor visionário encurtou distâncias em todo o mundo com a FedEx

Quando pensamos em empreender, sempre queremos ofertar um produto ou serviço que seja útil para o nosso público-alvo. Mas e quando o negócio toma proporções gigantescas em todo o mundo e alcança lucros bilionários?

Um ótimo exemplo é o empresário Fred Smith, fundador da segunda maior empresa de correspondência e logística do mundo, a FedEx. Ficou curioso para conhecer essa inspiradora trajetória de sucesso? Leia até o final e fique por dentro.

Doença na infância e visão para os negócios

Frederick Wallace Smith, mais conhecido por Fred Smith, nasceu em 1944 no estado do Mississipi (EUA). Seu pai James também era um empresário de sucesso. Ele foi o criador de uma rede de restaurantes, a Toddle House e da famosa companhia regional Smith Motor.

A infância de Fred foi relativamente tranquila, a não ser por uma doença que afetava a sua ossatura, que o mesmo adquiriu quando ainda era pequeno. Depois de ser submetido a um intenso tratamento médico e algumas internações, Fred ficou totalmente curado.

Os anos se passaram e Fred Smith entrou para o curso de economia. O curioso é que, durante um trabalho da faculdade, Smith fez um esboço da base da sua futura empresa, a FedEx. Anos antes ele já tinha em mente que teria o seu próprio negócio. Manter o foco naquele momento era o seu objetivo. 

Quando se formou no ano de 1966, aos 22 anos, Fred acabou indo para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, ficando na corporação durante 3 anos. Após esse período foi dispensado com honras ao cargo de capitão.

Ark Aviation: o trampolim para fundar a FedEx

Em 1970, Fred decidiu que queria ser o seu próprio patrão. Por isso, assumiu o controle da Ark Aviation, que era uma empresa que dava manutenção em aviões de pequeno, médio e grande porte. Estar no comando dessa empresa, rendeu a Fred uma boa experiência no mundo dos negócios.

No final de 1971, Smith fundou a FedEx (Federal Express) e investiu todas as suas economias e esforços nela. Apenas dois anos após da sua inauguração, depois de muito trabalho e comprometimento, a FedEx já marcava presença em cerca de 25 cidades norte americanas, prestando serviços de entregas.

Para fazer as entregas por todo país, a FedEx, que tinha sua sede em Memphis, tinha 14 jatos próprios. A escolha da cidade para estabelecer sua matriz foi estratégica, devido ao clima razoavelmente ameno e sem nevascas no inverno. Essa é mais uma prova de que Fred Smith realmente tinha talento para os negócios.

A FedEx não deu lucro logo de cara

Mas se você estiver pensando que a empresa de Smith já foi um sucesso logo no início, não se deixe enganar. A FedEx só veio dar lucro efetivamente em 1975, ou seja, quatro anos após a sua fundação. Até isso acontecer, as contas muitas vezes ficavam no vermelho, fazendo o empresário sofrer com terríveis crises de estresse diário

Mas como Fred Smith estava destinado ao sucesso, ele teve a brilhante ideia de entregar encomendas para fora dos EUA também. E em 1981, as primeiras entregas foram feitas para países da América Latina e Caribe. Foi uma novidade para uma época em que isso era algo impensável.

A FedEx também fazia entrega de produtos durante a noite e até de madrugada. Essa estranha estratégia foi colocada em prática pelo fato de sempre ter alguém em casa nesses horários. Mas tudo era previamente combinado com os clientes, que acabavam aceitando.

Expansão dos negócios e o primeiro bilhão

Como Fred Smith era um empreendedor visionário, ele não se deu por satisfeito e resolveu expandir seus negócios mundo afora. Sendo assim, em 1984, a FedEx começou a entregar encomendas por toda a Europa e, em 1988, para a Ásia. A visibilidade da empresa de Smith era cada vez maior.

Para se ter uma ideia, em meados de 1985, a FedEx apresentava um crescimento de cerca de 40% ao ano. Essa taxa era um feito para a famigerada década de 80. Mas o primeiro bilhão foi alcançado somente em 1993. A empresa de Smith encurtou distâncias em todo o mundo.

Com o passar dos anos, a companhia passou a oferecer outros serviços para seus milhares de clientes espalhados pelos cinco continentes. O uso de tecnologia de ponta e excelente infraestrutura aliados a uma entrega de encomendas de forma rápida, eficiente e dentro do prazo, fizeram da FedEx uma empresa de sucesso. 

Os números da FedEx

Segundo a renomada revista Forbes, em 2017, Fred Smith acumulou um patrimônio total que alcançava os 5,4 bilhões de dólares. Atualmente, a FedEx é a segunda maior companhia de transportes e logística aérea do mundo. A gigante Delta Airlines é a maior.

A FedEx conta com 700 aviões cargueiros que estão distribuídos em 375 aeroportos pelo mundo e mais de 80 mil veículos motorizados. Todos eles são monitorados via GPS e por modernos softwares que traçam a rota que deverá ser percorrida, economizando tempo e combustível.

A companhia de Smith entrega, somente em um único dia, cerca de 8,5 milhões de encomendas em 220 países. Parecia algo impossível alguns anos atrás, mas graças a Fred Smith, isso se tornou realidade.

E aí? Gostou da trajetória desse empreendedor de sucesso? Agora é se inspirar e arregaçar as mangas.

Faça os cursos do IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. O nosso curso de coach é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Em nossa instituição, priorizamos o seu aprendizado e cobramos um preço justo. O nosso objetivo é a sua realização. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK