Carlos Slim: conheça a trajetória de sucesso de um dos maiores magnatas da tecnologia

10/10/2020 às 16:32 Coaching

Carlos Slim: conheça a trajetória de sucesso de um dos maiores magnatas da tecnologia

Quando decidimos empreender, precisamos ter em mente que os desafios, mais cedo ou mais tarde, irão bater à porta. E para que todo o negócio prospere, é preciso ter planejamento, foco, persistência e, acima de tudo, visão de mercado.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história do empresário mexicano Carlos Slim, que é conhecido por transformar empresas que estavam à beira da falência em empreendimentos extremamente lucrativos. Leia até o final e tenha mais motivação no dia a dia.

Carlos Slim: visão futurista de mercado

Carlos Slim Helú nasceu em 1940 no México. Logo aos 12 anos, o futuro empresário de sucesso começou a trabalhar na pequena empresa da família. Slim ganhava cerca de 200 pesos por semana e, ao invés de gastar tudo como qualquer garoto dessa idade faria, começou a investir todas as suas economias em ações de bancos.

Filhos de pais libaneses, aos 17 anos, Slim ingressou em uma das universidades mais disputadas do México, no curso de engenharia civil. Disposto a ganhar mais dinheiro, o estudante ainda dava aulas particulares de álgebra para os seus colegas de classe, nas horas vagas.

O tempo passou e, aos 30 anos, Carlos Slim abriu a sua primeira empresa: a Imobiliária Carso. Mesmo com os negócios indo a todo vapor, Slim não deixou o hábito de investir de lado. Com investimentos em empresas individuais, Slim acumulou um patrimônio de 40 milhões de dólares, que era uma bagatela e tanto para os anos 70.

Setor de telecomunicações: o alvo de Carlos Slim

No início da década de 90, Slim, que mais tarde ganharia o apelido de “ Midas, o rei das telecomunicações”, direcionou todos os seus esforços e investimentos para essa promissora área. Já em 1991, Midas comprou a empresa Telmex, a única companhia telefônica do México e que estava em uma situação financeira delicada. Depois de muito trabalho, Midas a reergueu.

Mas mesmo depois de já ter um patrimônio considerável, Midas queria mais e começou a investir ainda mais pesado. Ele tem participações em grandes empresas mexicanas do ramo de construção civil, mineração, imóveis e bens de consumo. Muitas delas saíram do colapso financeiro graças aos investimentos desse empresário.

Além disso, o Carlos Slim é dono de 17% do New York Times, que é considerado um dos jornais mais influentes de todo o mundo. A sua visão de mercado, comunicação efetiva, investimentos certeiros e o tino para os negócios, fazem de Midas uma referência em todo o mundo, além de servir como fonte de inspiração para milhares de futuros empreendedores.

América Móvil: o sonho se torna realidade

No ano de 2000, Carlos Slim, que era um adepto da gestão de tempo eficiente,  inaugura a América Móvil, que é uma empresa de telecomunicações mexicana e atuante em todo o continente americano. É considerada a principal operadora de celular da América Hispânica e marca presença em outros países como Estados Unidos, Brasil (Operadora Claro) e Jamaica.

Ao todo, estima-se que a América Móvil tenha cerca de 152 milhões de celulares em sua base de clientes. Para se ter uma noção da grandeza dos negócios de Slim, cerca de 70 % dos celulares da América Hispânica (países onde se fala espanhol), são controlados pelas empresas América Móvil e Telefônica.

Em terras brasileiras, as empresas de Midas contam com cerca de 52 milhões de clientes. A Claro, Embratel e a NET também fazem parte do grupo América Móvil. Um dos motivos que levou Slim a investir pesado na área de telecomunicações é a forte tendência de crescimento constante em todo mundo.

Carlos Slim e a filantropia

Apesar da agenda apertada de compromissos, Midas ainda encontra tempo para exercer a filantropia. Conheça alguns feitos desse empreendedor visionário e de sucesso:

  • Midas já foi considerado um dos empresários mais generosos do planeta pela renomada revista Forbes. Somente em 2007, Slim investiu aproximadamente 4 bilhões de dólares na sua fundação filantrópica (sem fins lucrativos), que é voltada para as causas sociais.
  • Slim já foi palestrante em diversas universidades dos EUA sobre filantropia e negócios. No ano de 2011, ele recebeu o prêmio pela Fundação Louise Blouin, por causa das suas ações filantrópicas tanto no México quanto na América Latina.
  • Uma doação que foi considerada memorável, foi a de 100 milhões de dólares que a Fundação Carlos Slim doou em apoio a Bill Clinton que patrocinava uma campanha de combate à pobreza na América Latina, na década de 90.
  • Outro feito recente foi a parceria feita por Carlos Slim e o renomado educador Salman Khan para promover a educação para toda população menos favorecida do México e de alguns países da América Latina. Midas informou que investiria cerca de 4 milhões de dólares na boa ação.

Esse empreendedor visionário e audacioso, desde pequeno, já mostrava sinais que tinha talento para os negócios. Sendo assim, ele não deixou que nada atrapalhasse o seu foco e investiu todo o seu potencial no seu maior sonho: se tornar um empresário de sucesso.

Agora é só se inspirar na trajetória de Midas e fazer sua empresa se tornar referência no seu segmento. Boa sorte!  

Venha para o IBND aprender PNL

O curso de PNL do IBND é referência em todo o Brasil e ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem fazer você ser uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos da sua vida. Será uma honra receber você. Venha fazer parte da nossa instituição.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK