Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça a história da Nestlé no Brasil

30/12/2020 às 20:11 Coaching

Conheça a história da Nestlé no Brasil

Alimentos infantis, iogurtes, chocolates, sorvetes, produtos integrais, orgânicos e o famoso leite Ninho. Se você pensou na marca Nestlé, acertou em cheio. Essa empresa com mais de um século de vida tem muita história para nos contar. Afinal, uma extensa linha de produtos de extrema qualidade não aparecem da noite para o dia.

Preparamos esse post que vai contar a história da Nestlé. Saiba como essa empresa, que é referência no ramo alimentício, conseguiu se destacar no mercado brasileiro com muita inovação e tino para os negócios. Procura um texto que traz muita inspiração para o empreendedor? Veio ao blog certo.

Nestlé: mais de um século de história

A história da gigante Nestlé começa no ano de 1866, na pequena cidade de Vevey, que fica na Suíça. O químico alemão Henri Nestlé, depois de muitos experimentos em seu laboratório, desenvolveu um alimento que até hoje é bastante consumido em todo o mundo: a deliciosa farinha láctea.

O objetivo de Henri, que tinha grande inteligência emocional, era ajudar a diminuir as altas taxas de mortalidade infantil na época, oferecendo um alimento extremamente nutritivo. Em 1868, a empresa define a sua famosa logomarca, representada pelo ninho com passarinhos. Ela praticamente se manteve inalterada até os dias atuais e certamente está presente na memória dos consumidores.

Chegada da Nestlé ao Brasil

Em 1875, a Nestlé chega ao Brasil e, de cara, traz consigo uma novidade que iria cair no gosto dos brasileiros: o tradicional Leite Moça. O produto cuja embalagem vem com uma camponesa suíça segurando um balde, é um delicioso leite condensado usado em milhares de receitas da culinária mundial e se tornou o carro-chefe da Nestlé nos anos seguintes.

Como a inovação sempre fez parte dessa empresa, em 1876, foi a vez da Farinha Láctea chegar ao Brasil. O seu delicioso sabor e alto valor nutricional, especialmente para as crianças, fez o produto praticamente esgotar nas prateleiras dos supermercados, na época do lançamento.

Em 1916, a Nestlé começa a distribuição do Leite Moça aqui no Brasil. O produto agradou tanto o público, devido a sua enorme versatilidade e sabor delicioso, que até folhetos ilustrativos foram criados sobre ele. Essa seria a “ponta do iceberg” de um enorme sucesso que ainda estava por vir.

Primeiras instalações no Brasil e novos produtos

Em meados de 1921, a Nestlé inaugura a sua primeira fábrica no Brasil, mais precisamente na cidade de Araras (SP). A produção era exclusivamente direcionada para o leite condensado, que tinha uma procura cada vez maior.

No ano seguinte, a sede da companhia suíça se instala na cidade do Rio de Janeiro. Em 1924, a farinha Láctea começa a ser produzia em solo brasileiro. Já em 1932, mais um novo produto chegava ao mercado: o famoso achocolatado em pó Nescau, que também agradou bastante os consumidores.

Por volta de 1935, a Nestlé, que não parava de inovar com seus produtos, deu início a fabricação do creme de leite no Brasil. Por também ser um produto versátil, a demanda por ele foi bem grande. A marca ainda lança, em 1938, o delicioso Nescafé, que era de fácil preparo e tinha um sabor bastante agradável.

Estratégias eficientes de marketing e aumento nas vendas

Os anos 1940 foram marcados por muita inovação e por um marketing eficiente que resultou em um aumento considerável nas vendas de todos os produtos Nestlé. Em 1942, foi criado o SAC da empresa, que era um canal de comunicação exclusivo para o consumidor. Em 1944, acontecia o lançamento do saboroso leite em pó integral Ninho no Brasil.

Por volta de 1946, a Nestlé inaugura a sua segunda fábrica em Araraquara (SP). A demanda dos seus produtos só crescia ainda mais, por causa da qualidade e a grande aceitação do público. Ter atenção plena é fundamental no mundo dos negócios. LINK

Os anos 1950 foram marcados pelo lançamento de outros produtos, como o saboroso cereal Neston e do famoso leite em pó desnatado Molico, além de uma modernização das instalações da Nestlé. Em 1960, mais uma deliciosa novidade: o chocolate branco Galak é lançado e acaba caindo nas graças do público.

Mais produtos Nestlé no mercado brasileiro

O lançamento da linha Maggi, em 1962, que incluía quatro variedades de sopa, também fez um enorme sucesso no Brasil. Já em 1968, mais uma boa dose de inovação com o lançamento da linha de alimentos infantis Baby Nestlé.  Cada vez mais, a Nestlé se consolidava no mercado brasileiro, oferecendo uma extensa variedade de produtos.

Em 1971, o lançamento do delicioso chocolate Chokito causou um rebuliço entre crianças e adultos. O restante da década foi marcado pelo lançamento da linha de sorvetes e iogurtes Nestlé, além da inauguração de duas modernas fábricas em São José do Rio Pardo (SP) e Ituiutaba (MG).

Os anos 80 foram de ouro para a Nestlé que, mesmo diante de outras marcas concorrentes no mercado, se manteve firme e forte. A bola da vez foi o lançamento da extensa linha de chocolates como o Suflair, Lollo, Surpresa, Charge, Chandelle, bem como a sua caixa de especialidades. Saber como lidar com a ansiedade em qualquer tipo de negócio é fundamental.

A inauguração da sua quinta fábrica em Teófilo Otoni (MG) e o lançamento de uma linha de produtos integrais, nos anos 1990, revela que a Nestlé chegou para ficar no Brasil.

Nestlé: qualidade e variedade que conquistaram os clientes

Os anos 2000 em diante, foram marcados por novas versões dos produtos da marca e o lançamento de outros, como o irresistível iogurte Grego, por exemplo. Em 2016, a marca suíça comemorou 150 anos de existência no mundo e é uma das preferências dos consumidores.

Hoje, esse império conta com 352.00 colaboradores (2019) e uma receita de 91,43 bilhões de francos suíços (2018). Agora dá para se inspirar ou não?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®