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Inspire-se na história do eBay

01/01/2021 às 12:11 Coaching

Inspire-se na história do eBay

No mundo do empreendedorismo, uma boa ideia com uma ampla visão de mercado pode ser uma receita de sucesso. Explorar um nicho promissor e que pode ser altamente rentável no futuro, pode render bons frutos para um empreendedor que consegue “enxergar” lá na frente.

Por isso, vamos te contar a história do eBay, que é o primeiro site de leilões online do mundo. Saiba como o seu fundador e sua visão futurística de mercado, conseguiu se destacar com a sua famosa invenção, que tem milhões de usuários atualmente. Procura por uma boa leitura? Acabou de encontrar.

eBay: ideia promissora de um jovem

A inspiradora história do eBay começa em 1995 nos EUA, quando a internet ainda engatinhava no Brasil. O jovem norte-americano Pierre Omidyars, que era engenheiro de softwares, começou a empreender e fundou uma pequena lojinha online de vendas produtos e serviços, chamada de AuctionWeb. Ele estava decidido a mudar de vida

Mas esse futuro empresário de sucesso, resolveu pensar “ fora da caixa” e ir um pouco além do trivial. Por isso, sentou-se em seu computador e conseguiu desenvolver um mecanismo simples para leilões online. Depois de alguns testes e ajustes, nascia o eBay, que iria fazer muito sucesso nos anos seguintes.

E a sua invenção acabou dando certo, pois era extremamente simples e de fácil interação com os usuários. As pessoas podiam ver todos os produtos que estavam sendo leiloados e ofertarem lances. Tudo isso foi uma baita novidade para os anos 90, pelo menos para grande parte da população.

Crescimento acelerado nos anos seguintes

Em 1996, o fundador do eBay, que já tinha uma noção que a sua ideia poderia vingar, decidiu aprimorar o seu site ainda mais. Por isso, convidou seu amigo Jeffrey Skoll para se tonar seu sócio na companhia, pois achava que o futuro de sucesso estava prestes a se tornar uma realidade.

A credibilidade dos dois era tanta no novo negócio que ambos pediram demissão dos seus empregos para se dedicarem exclusivamente ao eBay. Depois de muito trabalho e inovação constante para atrair o maior número de usuários possível, o site crescia de 20% a 50% a cada mês, nos dois anos após a inauguração.

E esse saudável crescimento, que chegava a 70% em alguns meses, foi sustentável mas, ao mesmo tempo, passava uma certa insegurança aos sócios. O medo constante do sistema entrar em colapso ou apresentar um complexo problema de configuração, às vezes, tirava o sono dos fundadores do eBay.

Muita inovação e mais opções para os usuários

Os ajustes no site do eBay eram constantes. Mas todo esse trabalho acabou apresentando resultados positivos para os empreendedores. Um dos primeiros itens vendidos na nova plataforma de leilões da internet, foi uma caneta a laser quebrada. Com o passar os anos, os eBay foi mostrando que era cada vez mais confiável.

Pierre e seu sócio logo perceberam que o site criado poderia ser altamente rentável, pois qualquer tipo de produto teria grandes chances de ser vendido. O público-alvo do eBay poderia ser mais extenso do que eles imaginavam. Ter atenção plena nas necessidades das pessoas é crucial para o sucesso. 

Sendo assim, os fundadores da plataforma de leilões online resolveram investir ainda mais. Pouco tempo depois, o eBay já tinha os mais variados produtos, seja para colecionadores ou para quem estava à procura de algo exclusivo ou diferenciado. O fato é que o eBay começava a decolar com a ajuda de compradores e vendedores que queriam fazer negócios pela internet.

O sucesso do eBay está em seu modelo de negócios

A ideia principal do eBay sempre foi ser um intermediador entre os usuários que queriam comprar ou vender pela internet, que era uma ferramenta cada vez mais comum no dia a dia das pessoas. O processo era bastante simples: compradores e vendedores se reuniam em um ambiente virtual que permitia a busca por produtos e a divulgação de itens para venda.

Mesmo com todo o sucesso e o número de usuários cada vez maior, os sócios ainda acreditavam que o site do eBay ainda precisava de mais uma dose de inovação. Em meados de 2006, a plataforma de leilões ganhou uma ferramenta e acabou prosperando de uma vez por todas.

O relatório de feedback foi implementado e permitia aos usuários emitirem suas opiniões sobre as transações feitas. Isso dava muito mais credibilidade para as pessoas que tinham interesse em fazer negócios online, mas que por algum motivo, ainda estavam receosas.

Essa ideia inovadora trouxe muito mais usuários para o eBay, que, apesar da concorrência, continua com força total no mercado. Apostar em inovação raramente dá errado!

Números do eBay

- É o segundo maior mercado dos EUA, só perdendo para a gigante Amazon;

- Em 2019, o eBay contava com 182 milhões de usuários em todo o mundo;

- O faturamento total do eBay, em 2019, foi de 10,8 bilhões de dólares;

- O site conta com mais de 30 mil colaboradores em todo o mundo.

O fato é que essa moderna plataforma de negócios online está sempre inovando e cada vez mais recheada de novos recursos e serviços oferecidos. E tudo isso surgiu com uma brilhante ideia de um jovem empreendedor em uma época sem a tecnologia que temos hoje. Agora é com você!

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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