Gosta de informática? Inspire-se na história da Intel

22/12/2020 às 17:56 Coaching

Gosta de informática? Inspire-se na história da Intel

Inovação, resiliência, visão de mercado e criatividade aguçada são algumas das excelentes qualidades que um empreendedor deve ter, se quiser que o seu negócio prospere. E foi exatamente isso que os fundadores da Intel, que se tornou um verdadeiro império, tiveram em abundância.

Seus produtos sempre tiveram tanta confiabilidade e eficiência, que se tornaram a preferência de milhares de clientes. Por isso, se você é um apaixonado por computadores e tem vontade de empreender na área da tecnologia, vai ter muito mais inspiração após a leitura desse artigo, que conta a história da gigante Intel.

Intel: mais de meio século de sucesso mundial

A norte americana Intel foi fundada em 1968 por Gordon Moore e Robert Noyce, que eram dois físicos apaixonados por experimentos em laboratórios. Depois de um cansativo período de trabalho duro e vários testes, a Intel lança no mercado o seu primeiro produto: um circuito integrado de memória RAM, que seria recordista de vendas nos anos 70.

Em 1971, acontece o lançamento do primeiro microprocessador da marca: o 4004, que tinha 2000 transistores (dispositivo semicondutor para amplificar sinais elétricos). A novidade praticamente foi o carro chefe da empresa, já que era uma novidade no mundo inteiro, pois deixava os arcaicos computadores mais rápidos. As vendas dispararam.

Em 1981, mais uma inovação da gigante norte americana: o processador 8088 da Intel revolucionou o mercado da tecnologia na época. Ele tinha 16 bits, o que aumentava consideravelmente a velocidade de processamento dos computadores, que estavam cada vez mais presentes nos lares dos EUA.

Constante inovação e crescimento da Intel

A década de 1980 realmente foi de ouro para a Intel. Em 1982, o processador 286 com 139.000 transistores é lançado no mercado. Mesmo com o tremendo sucesso do processador lançado no ano anterior, a Intel, que sempre apostou na inovação, quis fazer um up grade em seus produtos. E como era de se esperar, foi um sucesso de vendas.

Já em 1985, mesmo com o crescimento já consolidado por causa da eficiência e performance dos seus processadores, a Intel cria o 386, que era um processador ainda mais rápido do que os anteriores (287.000 transistores e 32 bits) e ainda permitia a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Os computadores ficavam cada vez mais “espertos”.

A procura por máquinas que vinham com esse processador foi tão grande nas lojas, que a produção do 386 pela Intel foi praticamente ininterrupta durante vários meses. Os processadores Intel se tornaram referência em qualidade, eficiência e durabilidade, para milhares de clientes. 

Anos 1990: mais inovação em seus produtos

Em 1991, a Intel achava que já era hora de inovar novamente, apesar das vendas cada vez mais maiores. Dessa forma, acontece o lançamento do processador Intel Pentium, que tinha nada menos do que 3 milhões de transistores. O mundo conhecia computadores com velocidade de processamento ultra rápidas, para a época.

E o Pentium foi o carro chefe da marca durante quase 8 anos seguidos. Em 1999, a Intel resolveu dar uma boa incrementada em um dos seus principais produtos de fabricação em massa. Sendo assim, aumentou o número de transistores para 9 milhões do famigerado processador Pentium III.

Mais uma vez a Intel sempre inovando em seus processadores, deixando-os cada vez mais rápidos, modernos e, acima de tudo, extremamente confiáveis. No final do século XX, a marca já abocanhava mais da metade do seu mercado, se tornando uma referência inquestionável na área. Tudo isso se deve à enorme atenção plena da marca para os consumidores. 

Anos 2000: a Intel domina o mercado

Com os constantes avanços tecnológicos, acompanhados pelo “boom” da internet em todo o mundo, a Intel lança, em 2001, os primeiros processadores de 90 nm que eram produzidos com silício. A novidade deixava computadores e notebooks, que já eram massivamente usados, com uma altíssima velocidade de processamento jamais vista antes.

Em 2005, a Intel lança o primeiro processador multicore do mercado mundial: o Intel Pentium D. Ele e seu irmão, o processador Core 2 Duo, lançado em 2006, fizeram um enorme sucesso entre os clientes que precisavam utilizar computadores ultra velozes, seja para trabalhar ou estudar.

Já em 2007, mais uma boa dose de inovação da Intel: o processador Core 2 Quad, que era o primeiro com 4 núcleos. Dessa vez, os usuários de computadores já poderiam desfrutar de máquinas com um alto desempenho, principalmente no que diz respeito ao uso de recursos de multimídia.

De 2008 em diante, a Intel entra na era dos processadores 45 nm, produzidos com tecnologia de ponta e que usam háfnio como principal componente, sendo considerados os menores processadores do mundo.

A Intel hoje

O fato é que a família de processadores Intel Core acabou se tornando a mais popular de todos os tempos. Eles estão presentes em grande parte dos computadores de uso pessoal de todo o mundo. Veja no que se transformou esse império:

  • 110.800 colaboradores em 2020;
  • 16,5 bilhões de dólares de faturamento em 2019;
  • Processadores, sistemas, dispositivos, produtos para servidor, drivers gráficos, chipsets, memória e armazenamento, dentre outros produtos, são fabricados pela Intel;
  • 15 fábricas em todo o mundo em 10 cidades diferentes.

Agora não vai faltar inspiração para empreender depois de conhecer uma bela história como essa, não é? Atenção e foco nas necessidades dos clientes e boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK