Conheça a Estratégia TOTS - Uma ferramenta especial da PNL!

27/05/2021 às 01:12 PNL

Conheça a Estratégia TOTS - Uma ferramenta especial da PNL!

Quantas vezes você se lembra de ter tomado a decisão de mudar algo em sua vida e dias depois notou que voltou para seus velhos hábitos e comportamentos? O processo de mudança seja ele pessoal ou profissional é difícil, pois nos tira da nossa zona de conforto, requer autodisciplina e um trabalho com a mente subconsciente.

E se você chegou até este conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) é muito provável que tenha ouvido falar na Estratégia TOTS e sua eficácia para mudar comportamentos. Mas você sabe o que de fato é esta ferramenta da PNL e como ela funciona?

Se a sua resposta foi “não”, sugiro que você continue a leitura deste artigo para descobrir tudo sobre este assunto. Vamos lá?!

O que de fato é a Estratégia TOTS?

Dentro da Programação neurolinguistica (ou PNL), o processo de repetição e construção de comportamentos e de ações complexas e simples é descrito pelo modelo estratégico TOTS.

Acrônimo da junção das palavras Testar, Operar, Testar e Sair, o modelo TOTS  tem como objetivo central gerar comportamentos para resolver problemas e atingir objetivos, sendo a primeira vez descrito no livro “Planos e Estrutura do Comportamento” de George A. Miller, Eugene Galanter e Karl H. Probam, publicado em 1960.

O modelo TOTS serve, por exemplo, dentro do processo de coaching para um individuo sair de um estado atual para um desejado; Dentro de um processo de terapia, esta estratégia auxilia o profissional a entender onde o seu cliente está e onde ele deseja chegar.

Mas, além disso, esta estratégia da PNL pode auxiliar você que deseja mudar a sua vida pessoal e/ou profissional através de mudanças positivas e permanentes.

Mas, afinal de contas, como funciona esta estratégia?

No linguajar da Programação neurolinguistica toda o processo TOTS é iniciado com um objetivo. O primeiro teste dentro desta estratégia é a comparação do nosso estado atual para o estado que desejamos – ou seja, o nosso objetivo.

Se as comparações falham em combinar, é hora de executar uma operação com o propósito de mudar as percepções, os comportamentos e tudo o que for necessário para nos direcionarmos ao objetivo previamente proposto.

O segundo teste consiste em comparar novamente o estado atual com o estado que almejamos. Será que a estratégia que você utilizou para chegar ao seu objetivo final está sendo efetiva ou não?

Se os resultados estiverem sendo satisfatórios, o processo termina e você pode sair. Se, no entanto, o objetivo não foi satisfatório, é hora de recomeçar o procedimento de testa e opera até que você alcance o seu objetivo.

Exemplo prático da Estratégia TOTS

Vamos utilizar agora um exemplo bastante simples para que você possa compreender na prática como funciona a Estratégia TOTS; Suponhamos que o seu objetivo seja cozinhar batatas. Como a estratégia funcionaria aqui? Muito simples:

  • Testa (T) – Observar que a batata ainda não está cozida. O estado desejado (objetivo) é ter uma porção de batatas cozidas
  • Opera (O) – Colocar as batatas na panela com água, deixar ferver por um certo tempo
  • Testa (T) – Testa para ver se as batatas estão cozidas. Se não estiverem, repete a estratégia desde o inicio
  • Sair (S) – Se as batatas estiverem cozidas, então o objetivo foi cumprido

Logicamente, quando utilizamos o modelo TOTS e não conseguimos atingir o estado desejado devemos refazer o processo, mas sempre modificando a operação Afinal, segundo a premissa da PNL:

“Se você continuar fazendo as mesmas coisas, vai continuar tendo os mesmos resultados”

Se refizermos todo o processo de cozimento da batata a deixando cozinhar pelo mesmo tempo da primeira tentativa, concorda que o resultado será o mesmo e ao final você não terá alcançado o resultado esperado novamente?

O modelo TOTS para alta performance

Com certeza você conhece alguma pessoa ou é uma pessoa que costuma dizer frases como “não consigo” ou “isso é muito difícil”. E, geralmente, são estes indivíduos que não conseguem aplicar a estratégia TOTS de forma correta, pois continuam no estado atual que não as agrada e no momento da operação onde ela poderia fazer novas ações para alcançar  o estado que deseja, continua cometendo sempre os mesmos erros.

Se quisermos verdadeiramente mudar para alcançar objetivos, é preciso que realizemos a estratégia TOTS entendo plenamente tudo que está acontecendo, para na etapa da operação sermos capazes de utilizar as melhores estratégias que nos guiaram aos resultados esperados.

Quer entender com propriedade como você pode utilizar o modelo TOTS para mudar comportamentos?

Se inscreva agora mesmo no curso de pnl do IBND e viva a sua transformação pessoal e profissional tão desejada!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK