Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como ter disciplina financeira através do autoconhecimento

14/07/2020 às 10:15 PNL

Como ter disciplina financeira através do autoconhecimento

Não consegue ter uma vida financeira estável? Não controla suas finanças e está atolado de dívidas? Esse é um problema comum entre os brasileiros. Aqui neste artigo, você vai aprender dicas para criar uma disciplina financeira através do autoconhecimento para colocar suas contas sob controle.

A disciplina financeira é um sonho para muitas pessoas. E apesar de parecer inalcançável para alguns, criar disciplina para controlar gastos e renda não é impossível. Através de uma mentalidade financeira rica é possível criar uma consciência maior sobre finanças e aumentar o controle sobre o seu dinheiro.

O autoconhecimento é uma habilidade extremamente importante para a nossa vida. Ela nos ajuda a nos conhecermos melhor e pode ser a melhor maneira de mudar a nossa mentalidade financeira. Confira abaixo nossas dicas para que você consiga ter disciplina e inteligência financeira por meio do autoconhecimento:

Você está sabotando o seu crescimento financeiro?

O primeiro passo para avaliarmos a nossa real situação financeira é descobrir se estamos nos sabotando financeiramente. A disciplina financeira consiste no alinhamento entre seus objetivos, seus gastos e seus pensamentos. Portanto, é importante refletir através do estímulo ao autoconhecimento sobre as nossas práticas financeiras.

Reflita sobre a sua relação com o seu dinheiro. Como você gasta sua renda? O que você compra e com que frequência? Quais são os seus objetivos financeiros? Essas perguntas são importantes para que o alinhamento comece a ser feito.

Você precisa entender como está gastando a sua renda. Entender o que você compra é fundamental para notar se você consome muitos supérfluos ou assume contas fora de sua realidade, por exemplo. Estes podem ser indícios de autossabotagem financeira.

Além disso, identificar os seus objetivos financeiros é fundamental para ter mais disciplina nas finanças. É preciso saber o que quer para que você possa planejar sua renda e seus gastos para alcançar seus objetivos.

Implemente novos hábitos e pensamentos

Depois de identificar origens de sabotagem financeira, você deve pensar em um plano para alcançar os seus sonhos. O que você deve fazer para comprar um carro novo ou uma casa nova? O que é preciso para viajar para os Estados Unidos nas próximas férias? Cada objetivo financeiro demanda um planejamento e disciplina para que seja alcançado.

Por isso, depois de entender o que você precisa fazer, é hora de mudar o seu mindset. Tenha um pensamento positivo e se imagine realizando seus sonhos. Ter pensamentos mais positivos ajudam a motivar a nossa disciplina financeira.

Implemente novos hábitos no seu dia a dia, eles podem lhe ajudar a deixar de gastar dinheiro em alguns supérfluos, por exemplo. Também podem lhe ajudar a poupar e investir dinheiro em prol dos seus objetivos. Bons hábitos financeiros são muito importantes para a nossa vida financeira. 

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Defina prazos e metas

Dentro do seu planejamento para conquistar seus objetivos é importante definir prazos e metas. Assim, você pode manter a disciplina com as finanças e acompanhar a realização do seu objetivo, passo a passo.

As metas e os prazos são importantes para que você guiar sua empreitada em prol dos objetivos e adquirir mais motivação ao longo do processo. Isso é fundamental para que você crie disciplina financeira.

Com um plano bastante assertivo, você pode regular seus hábitos, seus pensamentos e suas ações para garantir que você está no caminho certo.

Se comprometa com os seus objetivos!

Outro fator importante que o autoconhecimento traz para incentivar a disciplina financeira é o comprometimento. Isso é essencial para alcançar os seus objetivos. O comprometimento é importante para que possamos implementar uma mudança de comportamento em nossas vidas.

Mudar o nosso comportamento é fundamental para sair do zero e alcançar objetivos ousados. Ter em mente que você precisa estar comprometido, precisa fazer o possível para conquistar o seu sonho é fundamental para trilhar um caminho de sucesso para realizar o que você deseja.

Sempre busque reforçar o seu comprometimento com os seus sonhos, isso é fundamental para alcançá-los.

Não pense em desistir

Desistir é algo que vem a nossa mente quando estamos em busca de objetivos ousados. Sair do zero para ter um carro 0KM pode parecer impossível hoje, mas com o passar do tempo, a disciplina financeira tornará isso possível..

O autoconhecimento nos ajuda a conhecermos as nossas capacidades, através dele relembramos os desafios que já superamos e enaltecemos os nossos pontos fortes. Precisamos usar isto para evitar desistir.

O caminho para alcançar objetivos pode ser penoso, mas é fundamental sempre estar motivado e ser persistente. Assim, você conseguirá alcançar os seus objetivos financeiros e terá o controle do seu dinheiro, e logo, dos seus sonhos.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma formação completa em Practitioner em PNL. Conosco, você pode aprender a usar com excelência todos os recursos da programação neurolinguística. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®