Como fazer uma gestão de crise digital em pequenas empresas com o auxílio da PNL

24/06/2020 às 10:24 PNL

Como fazer uma gestão de crise digital em pequenas empresas com o auxílio da PNL

Conheça dicas bacanas sobre como gerir de forma eficiente os meios digitais da sua empresa e saiba como a PNL pode ajudar

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, as empresas lutam para conquistar mais clientes. E uma das melhores maneiras para que isso aconteça é marcar presença nos meios digitais. O problema é quando os empreendedores se esquecem de fazer uma gestão de crise digital, principalmente em pequenas empresas.

Esse post que elaboramos vai agregar mais valor em seu dia a dia e traz dicas de ouro sobre como você pode fazer isso, para se resguardar diante dos imprevistos do cotidiano. Você também vai descobrir como a PNL pode ser de grande valia nesse processo. Acredite, só depende de você. Boa leitura!

O que é gestão de crise digital?

A crise digital acontece dentro de qualquer empresa, quando existe uma falta de habilidade em lidar, de uma maneira assertiva, com as ferramentas digitais, bem como todos os recursos disponibilizados por elas. O uso indevido pode acarretar em uma crise digital que pode ser de difícil superação.

Muitos proprietários de empresas também negligenciam as consequências que as manifestações negativas dos clientes provocam nos meios digitais e acabam não prosperando como esperavam. Nesse caso, a crise digital pode se agravar ainda mais.

Vale ressaltar que toda a atenção aos clientes também deve ser dada nos meios digitais. Mesmo que um ou outro cliente emita uma opinião negativa sobre os seus produtos ou serviços, ele deve ser tratado de forma igualitária e não deve ser ignorado.

A grande questão é que as plataformas online podem ser uma faca de dois gumes, ou seja, elas podem fazer o seu negócio decolar de vez e se tornar referência no mercado ou simplesmente levar sua empresa à falência. Você é quem vai decidir!

Por isso, fazer uma gestão de crise digital é importantíssimo para se manter uma boa reputação, principalmente em pequenas empresas.

Como fazer uma gestão de crise digital eficiente?

Siga à risca nossas dicas abaixo e faça sua pequena empresa se destacar da concorrência:

Tenha agilidade e atenção

Primeiramente, vale salientar que, agilidade e atenção da sua parte são essencais em todo o processo. O cliente deixou um comentário negativo a respeito de um produto? Não se deixe abater por isso e responda com a máxima agilidade e atenção.

O empreendendor não pode ser omisso em nenhum momento. Caso perceba que a avaliação online dos seus clientes está pendendo para o lado negativo, mantenha a calma e procure entender o problema para só depois resolver a situação, o mais depressa possível.

Investir em um bom curso de PNL pode ajudar bastante. Como essa metodologia deixa nossos comportamentos mais assertivos, pois tem foco direto em nossa mente, lidar com esse tipo de situação pode ser bem mais fácil.

Monitore constantemente os meios digitais

Tenha bastante atenção ao tom da linguagem usada em suas mensagens, pois a intrepretação das pessoas pode ser diferente. Muitas vezes, a forma que você se comunica com os seus clientes no mundo online pode ser mal entendida e causar um impacto negativo.

Por isso, faça uma monitoria constante nas redes sociais e em todos os canais que circulam informações sobre a sua empresa. Essa é uma forma eficaz e inteligente de antecipar possíveis crises digitais. Neglicenciar o que estão falando sobre o seu emprrendimento na internet é uma atitude incoerente da sua parte.

A PNL aprimora a nossa comunicação, deixando-a com muito mais clareza e empatia. E isso é fundamental na hora de responder as mensagens online dos clientes. Saber se comunicar de forma eficiente e sem ruídos, é uma das regras de ouro no mundo digital. E a PNL vai te ajudar com isso.

Saiba fazer bom uso das ferramentas online

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. As ferramentas digitais são de enorme valia para as empresas que marcam presença na internet. Mas nem todo mundo faz ou consegue fazer bom uso delas, o que pode causar uma grande crise digital.

Por isso, você deve ter uma atitude que seja coerente com o objetivo da sua empresa. Explore, ao máximo, todos os recursos oferecidos pelas ferramentas e aplicativos em prol do seu empreendimento. Isso pode ajudar a gerir uma possível crise e até mesmo antecipar possíveis problemas para você e sua equipe.

Lembre-se sempre de que a prevenção ainda é o melhor remédio, em qualquer situação. Por isso, a PNL, que tem forte influência em nossos comportamentos, pode nos ajudar a ter atitudes muito mais inteligentes e sensatas no dia a dia.

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Como posso administrar uma crise digital?

Antes de mais nada, o empreendedor precisa identificar qual o tipo de crise que sua pequena empresa está passando no momento. Reclamações de cunho negativo por parte dos clientes, na maioria das vezes, são os principais motivos que desencadeiam as crises digitais.

Se você se deparar com rumores ou informações falsas sobre sua empresa na internet, não se desespere. Evite apontar culpados e esteja munido de dados que possam comprovar a inveracidade dos fatos. Muitas vezes, até os próprios concorrentes podem ser os responsáveis por isso.

Se você conseguir provar que nem tudo que dizem de negativo a respeito da sua empresa é verdade, pode ter uma boa vantagem. Caso perceba que a crise digital começou a partir de uma reclamação de um cliente, procure saber o motivo da insatisfação, admita que errou e se desculpe com o cliente. Isso pode acontecer.

Estabeleça um prazo para resolver o problema e ofereça opções

O cliente é o bem mais precioso da sua empresa. Por isso, para resolver uma crise digital provocada por um ou mais clientes, você precisa colocar a “mão na massa” para solucionar o problema. Uma boa dica é estipular um prazo para a solução e oferecer opções para que o cliente não fique no prejuízo.

Tudo isso humaniza sua pequena empresa, além de ser um enorme diferencial. Seja sincero e saiba escutar o cliente que acreditou em seus produtos ou serviços. Fique sempre alerta para novas tendências para se evitar uma nova crise digital. E um bom curso de PNL pode deixar todas essas ações mais assertivas.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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