Como ter controle emocional no trabalho?

02/01/2021 às 22:04 PNL

Como ter controle emocional no trabalho?

A rotina de trabalho pode ser extremamente estressante. Viver sob pressão e com a ansiedade de alcançar metas e objetivos pode levar ao descontrole emocional acentuado e isso pode destruir a nossa produtividade e desempenho. Fizemos este texto para mostrar a importância de ter controle emocional no trabalho.

O equilíbrio emocional é importante para alcançar metas e objetivos. No ambiente de trabalho, ter controle sobre as próprias emoções é essencial para maximizar o nosso desempenho. O problema é que não é fácil! A qualquer momento, novas situações podem surgir e nos pegar de surpresa, então é preciso aprender a se controlar.

Manter o controle emocional é fundamental, principalmente no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do dia e enfrentamos situações adversas com certa frequência.

O que é o controle emocional?

Controle emocional é o ato de se manter firme e ter uma postura razoável perante qualquer problema. Pessoas com essa habilidade conseguem se manter longe de pensamentos sabotadores, não se deixando levar por impulsos, emoções negativas ou falas de outras pessoas.

As pessoas que possuem um bom controle emocional são bastante conscientes de quem são, elas praticam o autoconhecimento em sua essência. Elas se conhecem e por isso sabem como reagem a diferentes tipos de situações e se preparam para elas. Assim, independente do que aconteça, ela consegue se manter sã e equilibrada.

Outra característica importante de pessoas com controle emocional é o fato de conseguir separar o lado pessoal do lado profissional. Essas pessoas conseguem separar as emoções da razão no dia a dia. Dessa forma, elas abstraem um momento ruim e conseguem reagir de maneira coerente sempre que seja necessário.

Como desenvolver o controle emocional no trabalho?

Se manter equilibrado é muito difícil. Querendo ou não, as situações adversas do dia a dia sempre nos abalam de alguma forma. O que muda entre as pessoas é o modo com que elas lidam com isto. Especificamente no ambiente de trabalho, passamos por diversas situações desconfortáveis onde precisamos lidar com elas da melhor forma possível.

Com isso, desenvolver o controle emocional é uma forma de encontrar a solução para lidar com os problemas da rotina profissional. Confira as nossas dicas abaixo para desenvolver e aplicar o controle emocional no trabalho:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o caminho para desenvolver o controle emocional. Conhecer mais as próprias emoções e o próprio comportamento é essencial para mudar a forma de reagir a diferentes situações. Essa é a necessidade imposta pelo controle emocional: reagir de maneira equilibrada em qualquer situação.

Se conhecendo melhor, as pessoas conseguem desmitificar suas emoções, encontrando maneiras de gerenciar suas relações de trabalho e melhorar o convívio com os seus colegas.

Aliás, desenvolver o autoconhecimento é essencial para viver uma vida plena. O autoconhecimento faz bem para o nosso bem-estar e melhora a nossa qualidade de vida.

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Aprender a lidar com a negatividade

Como falamos acima, o que o controle emocional nos traz é uma mudança na forma como reagimos a diferentes situações. Ao desenvolver essa competência, uma pessoa consegue lidar melhor com sentimentos ruins como a frustração, a raiva, a inveja, a mágoa, entre outras.

Lidar com a negatividade de uma maneira de não nos prejudique é fundamental para a nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho. Entender que o lado negativo existe e que não podemos evitar isto é importante para conseguir lidar com ele.

As causas do descontrole emocional são os sentimentos negativos.  Por isso, é importante entendê-los para reagir bem sempre que os sintamos.

Conhecer e respeitar os próprios limites

Saber quais são os próprios limites faz parte do processo de autoconhecimento. Isso lhe ajudará a esclarecer as suas ideias e definir o que é melhor para si em qualquer ocasião. Conhecer os próprios limites é fundamental para manter o controle emocional.

No trabalho, a cada dia somos postos à prova e precisamos responder da melhor maneira. Conhecendo e respeitando os nossos próprios limites podem controlar as nossas ações e o nosso comportamento.

Faça exercícios para controlar a respiração

Em momentos de tensão, a nossa respiração é o primeiro sinal do descontrole emocional. Por isso, é importante que trabalhemos a nossa respiração, ela é primordial para que consigamos nos manter sob controle.

Então, uma boa dica é praticar exercícios de respiração diariamente. Pratique-os também quando estiver passando por uma situação estressante. Se concentre na sua respiração para baixar a pressão e o nervosismo do momento, assim você pode reagir de forma consciente a qualquer situação adversa.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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