Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas fundamentais para atingir o autoconhecimento

30/11/2020 às 21:56 PNL

4 dicas fundamentais para atingir o autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo importante para que possamos acelerar o nosso desenvolvimento pessoal. Porém, para alcançar esse estágio de conhecer bem a si próprio não é fácil, é preciso refletir bastante e entender os gatilhos e as formas corretas de nos instigar a nos conhecermos.

Vivenciar o autoconhecimento na prática é necessário para entender o que é preciso para alcançar os seus objetivos. Pensando em lhe ajudar a desenvolver essa habilidade tão importante com rapidez, separamos algumas dicas fundamentais que daremos ao longo do texto.

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento é o conhecimento sobre si mesmo. Para isso, uma pessoa precisa ser estimulada através de perguntas, como acontece no processo de coaching, para que ela possa investigar a si própria.

Desenvolver o autoconhecimento é fundamental para entender os nossos comportamentos, identificar pontos fortes e pontos de melhoria. Isso é fundamental para que possamos trabalhar em prol da nossa evolução pessoal e profissional.

Somente com bastante dedicação e “cabeça aberta” é possível fazer um mapeamento interno sobre si mesmo. Compreender o porquê de nossas ações e comportamentos é essencial para que possamos aproveitar e criar oportunidades, e claro, para que consigamos melhorar em todos os âmbitos de nossa vida.

Confira a nossa lista de dicas fundamentais para atingir o autoconhecimento abaixo:

Mergulhe em sua própria história, vasculhe a sua origem!

Um ponto importante para desenvolver o autoconhecimento é conhecer a própria história. Muitos dos nossos comportamentos que moldam o nosso caráter foram formados com base em nossas origens. De onde você veio? Como você conta a sua história para outras pessoas?

Entender a própria história, e principalmente, revisitar os momentos mais marcados de sua existência é fundamental para conhecer a si mesmo. Somente assim, você pode analisar o que lhe permitiu alcançar objetivos e o que lhe prejudicou ao longo da vida, isso lhe ajudará a entender como traços de comportamento podem ser benéficos ou não.

Para poder traçar os seus próximos objetivos e descobrir os seus reais desejos é preciso conhecer a própria história. Dessa maneira, você poderá ter clareza do momento em que está e poderá entender o que é preciso fazer para alcançar o que almeja.

Tendo como base a sua própria história, fica mais fácil analisar e entender o impacto das nossas ações, comportamentos, pensamentos e habilidades em nossa vida.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Reconheça a necessidade de mudar!

Quem busca se autoconhecer precisa reconhecer que há sempre uma necessidade de mudar. Não adianta iniciar o processo de desenvolvimento do autoconhecimento se você não está aberto a fazer as mudanças necessárias para ter melhores resultados.

É preciso quebrar os próprios paradigmas e sair da “zona de conforto” para lidar com o próprio crescimento. Apenas estando disposto a reconhecer que precisa mudar e que você atingirá o autoconhecimento. Reconheça essa necessidade e entenda que ela é possível, assim você pode buscar maneiras de se tornar alguém melhor.

Não fique preso ao passado, saia da zona de conforto!

Como falamos no tópico acima, é preciso sair da zona de conforto para alcançar o autoconhecimento. Quem está acomodado não conhece progredir no autoconhecimento. Para encarar esse processo é preciso ter coragem para mudar.

O autoconhecimento não é um processo teórico, não envolve apenas buscar entender sobre si mesmo. Esse processo envolve comprometimento e ação. Isso é fundamental para realizar mudanças, para se conhecer a fundo. Quem está na zona de conforto não consegue atingir mais do que uma visão superficial de si mesmo.

Desafie os seus limites! Procure adotar novos comportamentos, novos questionamentos e novas atitudes. É preciso estar disposto a reconhecer os próprios pontos de melhoria para conseguir mudá-los e implementar melhores práticas no dia a dia. Isso é fundamental para desenvolver outras habilidades importantes para o nosso sucesso como a autoconfiança e a automotivação

Peça feedbacks

O feedback é uma ferramenta poderosa para atingir o autoconhecimento. O primeiro passo é ter coragem de pedir feedback sobre si mesmo para outras pessoas. Como não sabemos o que vamos ouvir, é preciso trabalhar a mente para estarmos receptivos a qualquer tipo de crítica.

Peça feedback para pessoas de confiança que lhe conhecem bem, assim você pode ter uma base de comparação entre a sua perspectiva interna e externa. A impressão que você passa para outros também é importante para se autoconhecer.

Além de refletir sobre si mesmo, ter essa ajuda externa é bastante importante para identificar pontos fortes e pontos de melhoria. Se preparar para receber feedbacks com maturidade é fundamental para não levar as críticas ou elogios para o lado pessoal. 

Você deve focar em obter feedbacks construtivos que possam lhe ajudar a se tornar uma pessoa melhor.

Faça a Formação Practitioner em PNL!

Quer desenvolver o autoconhecimento? Uma formação em PNL pode lhe ajudar. Aqui no IBND possuímos uma formação Practitioner em PNL completa. Aprenda a utilizar todos os recursos da PNL e transforme sua vida para melhor. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®