Jan Koum: conheça a trajetória de superação do criador do Whatsapp

06/10/2020 às 09:13 PNL

Jan Koum: conheça a trajetória de superação do criador do Whatsapp

Algumas pessoas parecem conhecer o segredo do sucesso na hora que vão empreender. Seja por causa da visão de mercado, tino para os negócios ou um amplo entendimento das necessidades dos consumidores, o fato é que não é raro conhecermos histórias de empresários de sucesso e conhecidos no mundo dos negócios.

Para exemplificar, preparamos esse post que traz a história de superação de Jan Koum, criador do whatsapp, que acabou se tornando o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo. Aproveite a leitura para se inspirar na trajetória desse jovem empresário.

O faxineiro que virou milionário

Jan Koum nasceu em 1976 na Ucrânia, mais precisamente na capital Kiev. Sua mãe sempre sonhou em ir para o EUA, que era considerada a “terra das oportunidades”, já que seu país de origem não oferecia boas condições de vida para os seus moradores.

Em 1992, o sonho da mãe do pequeno Koum se tornou realidade. Após ser beneficiada por um programa social, ela se mudou com a família para os Estados Unidos para tentar uma vida melhor. O estado escolhido foi o da Califórnia.

Mas a nova vida na América do Norte não foi nada fácil para Jan Koum, que estava com apenas 16 anos. Para ajudar no sustento da casa, o futuro inventor do whatsapp começou trabalhando como faxineiro em uma pequena mercearia perto de casa.

Interesse desde cedo por programação e negativa do Facebook em contratá-lo

Jan Koum, desde criança, já demonstrava interesse por programação de computadores, o que levou a entrar para a universidade para cursar engenharia. Pouco tempo depois, Koum arrumou emprego como testador de segurança em uma empresa de serviços profissionais. Ele também tinha uma fantástica inteligência relacional.

Em 1996, conheceu dois jovens hackers que, mais tarde, seriam os fundadores da Napster. Nessa época, Koum ficou ainda mais interessado em aprender mais sobre linguagens de programação e começou a pensar alto. Ele já sabia que o seu futuro estava naquela promissora área.

No ano seguinte, já formado, depois de muito trabalho e dedicação, Jan Koum foi contratado pela plataforma Yahoo! para trabalhar com engenheiro de infraestrutura, permanecendo no cargo até meados de 2007. Quando ficou desempregado, Koum tentou uma vaga de emprego no Facebook, mas não houve interesse da empresa em contratá-lo.

Compra do primeiro Iphone e criação do whatsapp

Em 2009, Koum comprou o seu primeiro Iphone. E foi exatamente nesse instante que veio a ideia que mudaria a sua vida totalmente. O jovem percebeu uma imensa movimentação na loja de aplicativos da Apple e resolveu criar um aplicativo para troca de mensagens e conversação.

Nascia o whatsapp. Esse nome foi inventado pelo próprio Koum, que teve uma espécie de lampejo na hora da criação. Mas o whatsapp não foi uma febre no início e teve bem pouca relevância no mercado. Um dos motivos é que o Facebook estava em alta e era possível trocar mensagens entre os usuários que estavam online.

O tempo passou e Koum não desistiu da sua ideia de criar um app de mensagens. Nos anos seguintes e depois de muito trabalho para deixar o whatsapp com mais notoriedade, Koum resolveu fazer uma atualização em todo o sistema. A partir daí, o número de usuários começou a crescer em um ritmo alucinante.

Convite de Mark Zuckerberg e compra do whatsapp

Depois de alguns anos de constantes atualizações e implantações de diversos outros recursos, o whatsapp acabou se tornando uma ferramenta extremamente prática e necessária no dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Trocar mensagens via celular se tornava muito mais simples, fácil e rápido.

E em 2014, o whatsapp chamou a atenção de Mark Zuckerberg, que é o fundador da maior rede social do mundo, o Facebook. Prova disso, é que Jan Koum, que sabia falar bem em público, foi convidado pelo próprio Mark a se tornar um dos membros da diretoria da empresa. E pensar que anos antes, essa rede social não aprovou Koum em seu concorrido processo seletivo.

Apenas 10 dias depois da posse de Koum como um dos diretores do Facebook, o whatsapp foi comprado por essa empresa pela “modesta” bagatela de 19 bilhões de dólares. Essa foi mais uma estratégia inteligente de Zuckerberg, pois o seu retorno financeiro já superou o valor investido inicialmente na compra do app.

Venda das ações do Facebook

Depois de um tempo atuando com um dos acionistas do Facebook, Jan Koum resolveu vender cerca da metade das suas ações dessa empresa em 2016. Com isso, ele colocou no bolso cerca de 2,5 bilhões de dólares.

Atualmente, o patrimônio desse empreendedor ucraniano que veio tentar a vida nos Estados Unidos e que começou trabalhando como faxineiro, é de 10 bilhões de dólares.  Tudo isso se deve a uma visão das necessidades do público que nenhum empresário tinha dado a devido atenção até o momento da criação do whatsapp, que hoje conta com cerca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

Esperamos que a história do Jan Koum lhe dê a inspiração necessária na hora de empreender e faça você “pensar fora da caixa” para se destacar no mercado e fazer a sua empresa se tornar uma referência. Pode acreditar, é possível.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK