Como pedir demissão sem criar um clima desagradável?

22/06/2021 às 11:41 Coaching

Como pedir demissão sem criar um clima desagradável?

Você conseguiu um emprego bem melhor do que o atual mas não sabe como pedir demissão de uma forma profissional e sem constrangimentos? Calma, que nós vamos te ajudar com isso. Leia esse post até o final de fique por dentro das nossas dicas sobre como você deve agir na hora de pedir demissão. Afinal de contas, sair de cabeça erguida e sem se “queimar” é sempre uma escolha inteligente. Aproveite a leitura. 

Seja claro quanto aos motivos

Sabemos que a hora de pedir demissão é sempre delicada. Muitas vezes, o seu chefe jamais esperaria que você fizesse isso, principalmente se estiver trabalhando na empresa há muitos anos. De qualquer forma, seja bastante claro e objetivo quanto aos motivos que te levaram a pedir demissão. Mas pense bem antes de enumerá-los, combinado? 

Tenha cuidado para não ser grosseiro na hora de falar, pois isso pode pegar mal para você. As palavras têm força e podem marcar negativamente quem as escuta. E com o seu chefe não seria diferente. Dessa forma, seja sincero na hora de mencionar tudo aquilo que te levou a pedir demissão, mas sem ofensas. Não é só porque você arranjou um novo emprego que precisa ser arrogante, certo?

Não fale nada com seus colegas de trabalho

Mantenha a boca fechada quanto a sua decisão de pedir demissão. Não comente nada com os seus colegas de trabalho para evitar fofocas ou murmurinhos mal intencionados. Essa questão diz respeito somente a você e os seus colegas de equipe não precisam saber de nada. Isso também faz parte do profissionalismo. 

Se você espalhar aos 4 ventos que você conseguiu um novo emprego e que vai pedir demissão, pode criar um clima desagradável em toda a empresa. O melhor a fazer é conter-se e evitar transparecer a sua decisão, mesmo com os colegas mais próximos. Imagine se o seu chefe fica sabendo dessa notícia antes do seu pedido formal? Ele pode ter a pior impressão a seu respeito. 

Agradeça a oportunidade

Isso é essencial na hora de pedir demissão. Independente do tempo que trabalhou na empresa na qual não fará mais parte ou de como foram suas experiências nela, sempre expresse gratidão. Agradeça ao seu chefe a oportunidade de trabalho e, principalmente, a confiança em você. Reforce que aprendeu bastante e que chegou a hora de alçar voos mais altos. 

Diga que toda a bagagem adquirida na empresa será de grande valia para o próximo desafio que está por vir e que você cresceu muito, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Mesmo que você esteja insatisfeito com isso ou aquilo, demonstre gratidão para quem estendeu a mão para você. A ingratidão nunca é bem vista. 

Seja positivo sempre

Na hora de pedir demissão sem criar um clima chato, é necessário adotar uma postura positiva perante a situação. Mesmo que seja uma conversa delicada e que a ansiedade possa dar as caras, tenha em mente que todos os profissionais estão sujeitos a isso e que o seu chefe pode estar acostumado a se deparar com pedidos de demissões.

De qualquer forma, você deve manter o seu foco na nova oportunidade que surgiu e como ela pode contribuir para o progresso em sua carreira. Reforce sempre quais são suas perspectivas profissionais e como o seu trabalho contribuiu para a empresa que está saindo. Lembre-se: mesmo que você esteja insatisfeito com o seu salário ou função, não é hora de demonstrar negatividade. 

Não critique a empresa ou seus colegas 

Mesmo que você já tenha um outro emprego garantido, na hora de pedir demissão, jamais faça nenhum tipo de crítica, seja referente à empresa ou aos colegas. Isso pode pegar muito mal para você. As críticas, muitas vezes, não levam a nada e podem te deixar com a fama de ser uma pessoa mal agradecida. Ter autoconfiança também ajuda bastante. 

Ao invés de criticar, seja honesto em relação aos pontos que te levaram a pedir demissão e reforce que você quer deixar as portas abertas para um possível retorno no futuro, caso precise. Uma dica bacana é enumerar os pontos positivos primeiro e depois mencionar os que podem ser aperfeiçoados. Mas, por favor, sem nenhum tipo de ironia, fechado? 

Peça referências

Depois de notar que o seu pedido de demissão foi claro, que você e seu ex-chefe tiveram uma conversa franca e sem troca de farpas, peça referências para ele. Pode ser uma carta de recomendação (caso ainda não tenha um emprego em vista), recomendações via LinkedIn e até outros tipos de indicações que podem te ajudar a conseguir uma nova recolocação no mercado de trabalho. 

Mas antes de fazer isso, você deve ter total certeza de que o seu gestor ficou satisfeito com o seu trabalho e está disposto a te indicar para a sua rede de contatos profissionais. Tenha bom senso nessa hora e não peça referências ou indicações caso perceba que o trabalho exercido por você deixou a desejar. 

Viu como pedir demissão pode não ser tão difícil quanto parece? Esse momento pode até ser delicado, mas se você seguir todas as nossas dicas acima, tudo pode ser muito mais tranquilo nesse momento. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK