Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como lidar com o mau humor usando a PNL

12/09/2020 às 20:04 PNL

Como lidar com o mau humor usando a PNL

O mau humor está presente na vida de todos. Em maior ou menor intensidade, o nosso cotidiano se reveza entre dias que acordamos felizes e bem dispostos e dias que acordamos irritados e ansiosos. A PNL explica que estes dias de mau humor podem conter informações importantes sobre nós mesmos.

Em outras palavras, para a programação neurolinguística tudo o que altera o nosso humor pode nos ajudar a ter mais qualidade de vida e aprofundar o nosso conhecimento sobre nós mesmos.

Como lidar com o mau humor

Como já falamos no primeiro parágrafo, o mau humor é algo que está presente da vida de todo ser humano. E também é natural não saber lidar com momentos de inquietação, raiva, ansiedade ou qualquer outro tipo de desconforto. Porém, precisamos encarar estas situações de frente e aprender a lidar com o nosso mau humor. Mas como fazer isso? A PNL pode nos ajudar!

Compreenda o seu mau humor

Para conseguir lidar com o nosso mau humor devemos compreendê-lo. Por que ele acontece? O que nos faz mudar de humor? É essencial que entendamos os motivos que nos levam a mudar de humor.

Se você está sempre irritado, deprimido ou ansioso, isso pode ser um problema mais grave do que um mau humor rotineiro, por exemplo. Identificar isso é importante para buscar a ajuda médica necessária.

E se o seu mau humor surge de uma hora para outra é importante encontrar quais são as suas origens. A princípio, nós não costumamos ficar mal humorados sem ter motivo, sempre há um motivo, é fundamental que você o encontre!

Faça uma lista com todos os sentimentos desagradáveis desencadeados pelo mau humor. E busque relacionar cada sentimento a ações do dia a dia. Faça um exercício de autorreflexão e busque encontrar as origens do seu mau humor.

Assim, você pode encontrar situações específicas que te fazem sentir mal, como por exemplo, receber uma notícia ruim. Dessa maneira, você pode trabalhar com a PNL para se “blindar” contra esse mau humor. Nem sempre poderemos evitar ficar de mau humor, mas podemos aprender a lidar com ele.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Como reconhecer a origem do mau humor?

Através da PNL, você conseguirá entender e identificar a origem do seu mau humor. Faça um exercício bem simples: Sempre que reconhecer que está de mau humor, se concentre e tente voltar ao momento que antecedeu este estado. Volte mentalmente ao seu último estante de bom humor.

Depois de recordar esse momento de bom humor, busque examinar os detalhes desse momento, assim você pode encontrar qual foi o gatilho para que seu humor mudasse repentinamente.

Implemente novos hábitos

Ao encontrar as origens do seu mau humor, você pode buscar implementar novos hábitos no seu dia a dia através da PNL. Assim, você pode tanto eliminar situações que lhe causam mau humor, como implementar novos gatilhos na sua rotina que lhe ajudem a lidar melhor com o este mau humor.

Desenvolver hábitos melhores é essencial para lidar com situações de mau humor. É fundamental trabalhar isto no seu dia a dia para combater o mau humor. É impossível impedir que o mau humor deixe de acontecer, mas podemos combate-lo e impedir que ele prejudique o nosso dia a dia.

Seja grato e relembre momentos felizes

Uma boa ideia para lidar com o mau humor é praticar a gratidão e relembrar bons momentos. Seja sempre grato a tudo o que você já conquistou na vida e tem bem “fresco” na sua mente a lembrança destes momentos. Isso é essencial para que possamos diminuir os efeitos do mau humor.

A gratidão e as lembranças felizes são dois gatilhos importantes que devemos usar para impedir que o mau humor nos prejudique. Com as ferramentas aprendidas  em um bom curso de PNL, podemos treinar para deixar as lembranças felizes engatilhadas em nossa mente para que possamos recorrer a elas sempre que precisarmos.

Se afaste de pessoas negativas e mal humoradas

Existem pessoas que carregam o mau humor consigo e isso é “contagioso”. Pessoas que reclamam demais, que sempre tentam te colocar para baixo, são prejudiciais a sua vida. Estas são as chamadas pessoas negativas, elas geralmente vivem mal humoradas e mesmo que não percebam acabam transmitindo esse mau humor e espalhando sentimentos negativos.

Se afastar deste tipo de pessoa pode lhe ajudar a eliminar um dos principais gatilhos do seu mau humor. Busque se aproximar de pessoas que sejam positivas, sempre tentem te colocar para cima, mesmo em momentos nos quais você não esteja tão bem. Se cercar destas pessoas é fundamental para ter um apoio emocional em momentos de mau humor.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

No IBND possuímos uma formação completa de Practitioner em PNL. Venha se tornar um profissional de PNL e aprender a utilizar com excelência todos os recursos dessa metodologia altamente eficaz para o desenvolvimento pessoal. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®