Como lidar com o estresse de trabalhar sob pressão?

13/09/2020 às 11:54 PNL

Como lidar com o estresse de trabalhar sob pressão?

Todo trabalho tem suas responsabilidades, independente do segmento. O dia a dia de trabalho pode ser estressante, a correria geralmente é muito grande, um dia é repleto de tarefas, reuniões e análises de resultados de produtos, serviços e campanhas. Por isso, todo e qualquer profissional precisa aprender a trabalhar sob pressão.

Hoje em dia, o nível de cobrança está cada vez mais alto, independente se o profissional é o gestor da empresa ou se ele é estagiário. A busca por resultados melhores aumenta devido a forte concorrência dos mercados.

Com um nível de exigência crescente, muitos profissionais acabam não mantendo um padrão de qualidade por não saberem lidar com a pressão.

Por que é fundamental aprender a trabalhar sob pressão?

Como já falamos acima, a correria e o estresse diário de trabalho se aplica a todos os segmentos e cargos. Então, o primeiro ponto que torna aprender a trabalhar sob pressão importante é: não há para onde fugir, independente da empresa e cargo você enfrentará fortes momentos de estresse.

Desenvolver habilidades como a inteligência emocional é fundamental para aprender a lidar com a pressão e essa e outras competências socioemocionais também são essenciais para trabalhar formalmente nos dias de hoje.

O número de profissionais qualificados aumenta a cada dia, o que também torna a todos nós substituíveis. Logo, aprender afinte trabalhar sob pressão é uma forma de erradicar uma possibilidade de demissão.

Muitas empresas passaram a focar em habilidades socioemocionais e não apenas em habilidades técnicas. Em outras palavras, por mais que um profissional seja excelente na parte técnica, ele pode perder uma oportunidade de trabalho por não conseguir lidar bem com a pressão e o estresse do dia a dia de trabalho.

Quais são as habilidades mais importantes para conseguir conviver o estresse do trabalho?

As competências socioemocionais são fundamentais para o trabalho atualmente. Além de trabalhar questões técnicas, também importante para a realização do trabalho, desenvolver habilidades que nos ajudem a lidar melhor com as nossas emoções, é fundamental para o dia a dia de trabalho.

Confira abaixo as habilidades mias importantes para suportar a pressão do trabalho:

Resiliência

A resiliência é a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de situação e demonstrar fibra para superar desafios e obstáculos. Desenvolver a resiliência é fundamental para suportar a pressão no trabalho. Uma pessoa resiliente conhece a sua capacidade e sabe que é capaz de resolver qualquer problema sem afetar o seu lado emocional.

Se tornar uma pessoa resiliente é fundamental para lidar com as adversidades do dia a dia, que são os principais causadores do estresse diário, e consequentemente, são os principais motivos que geram o trabalho sob pressão.

Dominar essa competência é algo muito bem visto pelas empresas atualmente. Se mostrar uma pessoa resiliente é fundamental para conquistar novas oportunidades de trabalho e promoções.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma habilidade importantíssima no mercado de trabalho. Basicamente, essa competência consiste em nos dar a possibilidade de controlar as nossas emoções em qualquer situação. Isso é fundamental para quem vive sob pressão no trabalho.

Cada vez mais, a inteligência emocional será requisitada no mercado porque ela ajuda profissionais a lidarem melhor com o ambiente de trabalho. Geralmente, as pessoas que desenvolvem a inteligência emocional são mais confiantes, conseguem se manter motivadas e são persistentes.

Estes profissionais sabem trabalhar sob pressão e conseguem encontrar os gatilhos certos para aliviar o clima dos ambientes e promover um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo, mesmo em meio ao caos promovido pela correria do dia a dia.

Benefícios de aprender a trabalhar sob pressão

Desenvolver as habilidades acima e conseguir lidar melhor com a pressão rotineira do trabalho é fundamental para uma carreira de sucesso. Além de proporcionar uma rotina mais harmônica e produtiva, aprender a lidar com a pressão traz diversos outros benefícios, como mostraremos abaixo:

Acaba com a autossabotagem

Viver sob intensa pressão acaba sendo um gatilho para a autossabotagem. Quando se desenvolve habilidades como a resiliência e a inteligência emocional se consegue lidar melhor com as responsabilidades, eliminando os gatilhos de autossabotagem.

Melhora a comunicação e as relações de trabalho

Criar formas de lidar bem com a pressão também é fundamental para ampliar o nosso poder de comunicação, e consequentemente, otimizar as nossas relações de trabalho.

Otimiza a performance profissional

Aprender a lidar com a pressão é a chave para conseguir melhorar a performance profissional, mesmo lidando com as adversidades. Esse é o caminho para o crescimento profissional contínuo que pode fazer a diferença para uma carreira de sucesso.

Faça a nossa Formação de Coach!

No IBND possuímos uma Formação de Coaching completa com certificação internacional. A hora de mudar a sua vida é agora! Aprenda todos os recursos da metodologia de desenvolvimento humano mais eficiente do mundo. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK