Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como fazer um Mapa Mental?

01/09/2020 às 14:17 PNL

O que é e como fazer um Mapa Mental?

Dezenas de ideias surgem na sua mente todos os dias? Você não consegue organizar toda esta confusão? Então, o mapa mental pode ser a melhor ferramenta para que você consiga organizar suas ideias e realizá-las.

É possível utilizar estas ferramentas para diversas finalidades como uma forma simplificada de facilitar o registro de informações.

Neste artigo, você vai entender como funciona e como você pode criar um mapa mental rapidamente para desenvolver uma ideia. O mapa mental também ajuda bastante a passar uma ideia para uma pessoa ou um grupo de trabalho.

O que é Mapa Mental?

O mapa mental é a representação gráfica de ideias. Essa ferramenta foi criada pelo psicólogo britânico Tony Buzan. A técnica do mapa mental foi desenvolvida e abordada em livros conhecidos de Buzan como “Mapas Mentais” e “Dominando a Técnica dos Mapas Mentais”.

O objetivo de Buzan com os mapas mentais é estimular o potencial do cérebro. O uso dessa ferramenta ajuda a estimular partes do cérebro ligadas ao córtex cerebral, que inclui percepções em relação a palavras, números, imagens, cores, entre outros.

O mapa mental é uma maneira de aguçar a percepção e a lógica para construir novas ideias. Esta ferramenta pode ser usada em qualquer tipo de situação, basta que você queria destrinchar um pensamento ou melhorar a sua performance em algo.

A técnica além de facilitar o entendimento de ideias e trazer novas percepções, também facilita o aprendizado. Assim, enquanto se descreve a ideia, o conteúdo é absorvido mais rapidamente.

Como criar um Mapa Mental?

Bom, acho que você já entendeu o que é um mapa mental. Agora, você deve estar pensando: como eu crio um mapa mental? Calma! Vamos explicar! Abaixo você verá algumas dicas importantes aplicadas por Buzan para ajudar a organizar as ideias de forma prática com os mapas mentais.

Confira um passo a passo para criar mapas mentais abaixo:

  • Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal. Coloque o título do mapa no centro da folha e monte o gráfico da forma que desejar.
  • O mapa será desenvolvido conforme a ideia central, que deve ser descrita no título do mapa.
  • Tudo deve ter sentido, todos os seus apontamentos devem estar relacionados. Sejam eles por acontecimentos, por cores, por frases, por símbolos, entre outros.
  • Ligue os seus apontamentos por meio de setas, balões, linhas, grades.
  • Faça um desenho e escolha um formato para o mapa, isso o personalizará com a sua cara.
  • Resuma os seus apontamentos com o uso de palavras-chave. Isso trará objetividade para o seu mapa e evitará que você fuja da ideia central do documento.
  • Complete o seu mapa com informações importantes, por exemplo, descrições, históricos, localizações, detalhes, entre outros fatores.
  • Viaje na sua ideia. Não tenha medo de fazer novas marcações e novas ligações entre informações.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Quais são os principais benefícios dos mapas mentais?

Acredito que tenha ficado mais fácil entender como criar um mapa mental. Ainda está na dúvida da eficiência desta ferramenta? Então, vamos listar abaixo os seus principais benefícios, confira:

Facilita o aprendizado

Os mapas mentais são bastante populares entre os estudantes. Destrinchar temas de qualquer área por meio desta ferramenta é uma maneira de facilitar a absorção do conhecimento.

Como falamos acima, pelo mapa mental é possível ligar pontos centrais com fatos históricos, adicionar descrições, símbolos, cores que liguem um assunto ao outro. Essa é uma forma de fazer a ligação entre informações importantes para facilitar o aprendizado.

Ampliar a percepção sobre um tema

Criar um mapa mental também é uma forma eficaz de aumentar as percepções sobre um tema. Para conseguir ter uma visão geral de um conteúdo, você pode criar um mapa e ir fazendo ligações e marcações sobre pautas relacionadas. Assim, é bem mais simples entender o contexto que envolve o tema abordado.

Poder de concentração e memorização

Criar um mapa mental nos ajuda a desenvolver o nosso poder de concentração e aumenta a nossa capacidade de memorização. Enquanto estamos criando o mapa mental e depois quando o visualizamos, precisamos estar absolutamente concentrados. 

O uso de cores, imagens, símbolos, descrições e outros adendos também facilita a nossa capacidade de memorização. Não à toa, os estudantes usam bastante os mapas mentais para absorverem todo o conhecimento necessário.

Melhora a forma de apresentação de ideias

Fazer mapas mentais também ajuda a melhorar nas apresentações. Assim, você pode ter muito mais sucesso ao apresentar um serviço ou um novo projeto para sua equipe de trabalho ou para um cliente. Fica muito mais fácil apresentar uma ideia após utilizar essa ferramenta.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

A nossa Formação Practitioner em PNL pode lhe ajudar a criar um mapa mental mais amplo e lhe trazer diversos outros benefícios para a sua vida. Com as técnicas de PNL conseguimos mudar hábitos, ressignificar crenças e influenciar pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira as dicas em nosso blog.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®