Como fazer pesquisa de mercado?

19/07/2021 às 22:00 Coaching

Como fazer pesquisa de mercado?

O universo do empreendedorismo é cada vez mais desafiador para quem decide se aventurar nele. É preciso de uma boa dose de conhecimento sobre o seu público-alvo e o nicho de atuação. Uma alternativa bastante eficaz é fazer uma boa pesquisa de mercado. Por isso, esse post vai te dar 7 dicas sobre como fazer pesquisa de mercado e mostrar qual a sua importância para uma organização que deseja prosperar. Aproveite a leitura! 

O que é pesquisa de mercado? 

Antes de você aprender como fazer pesquisa de mercado, vamos te mostrar o que é isso. Trata-se de uma metodologia que tem como principal objetivo a coleta de informações importantes sobre um determinado nicho de atuação e todo o público que faz parte dele. Com todos os dados em mãos, o empreendedor pode se munir de estratégias eficientes que podem fazer todo o negócio prosperar. 

Suponha que a sua empresa esteja querendo inovar e lançar um novo produto no mercado. Fazer uma boa pesquisa é crucial para saber sobre a possível aceitação do mesmo e a média de valor que os clientes estariam dispostos a pagar pelos benefícios proporcionados pelo seu produto. Quanto mais informações você tiver, maiores serão as chances de acertar em cheio em suas estratégias comerciais. 

Como fazer pesquisa de mercado? 

Fique por dentro das nossas dicas sobre como fazer pesquisa de mercado e faça a sua empresa prosperar de vez diante da concorrência: 

Defina os objetivos da sua pesquisa

Primeiramente, você deve definir todos os objetivos da sua pesquisa. Ou seja, todos os motivos pelos quais você decidiu realizá-la. Quando se tem os objetivos bem definidos, fica muito mais fácil elaborar as perguntas ou selecionar os critérios nos quais a coleta de informações será baseada. 

Para saber como fazer pesquisa de mercado, algumas metodologias, como um curso de coaching, podem te ajudar a definir os objetivos dela. Essa técnica visa o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo, além de ser bastante usada por empresas do mundo inteiro. 

Defina o público-alvo da sua pesquisa de mercado

Você precisa ter em mente que é impossível fazer uma pesquisa de mercado sem uma definição precisa do seu público-alvo. O empreendedor precisa do máximo de informações sobre as pessoas que possivelmente irão comprar o seu produto. 

E isso é crucial na elaboração de perguntas mais assertivas e, consequentemente, uma coleta de dados mais eficiente. Depois de definir bem o seu público-alvo, direcione todos os seus esforços para ele. 

Escolha o método

Esse é um ponto importante sobre como fazer pesquisa de mercado. Depois dos dois tópicos acima bem definidos, chegou a hora de decidir qual será o método usado para coletar todas as informações. Os mais comuns são: observação, enquetes online ou entrevistas.

O importante é que você escolha um método preciso e que possibilite uma coleta de dados dos clientes em potencial do seu negócio. Isso vai permitir que você tenha uma noção de quais serão os seus próximos passos. 

Como fazer pesquisa de mercado: coleta de dados

Depois de definir qual o método que será usado, é hora de coletar os dados da sua pesquisa de mercado. Suponha que você escolheu fazer uma entrevista ou enquete: é necessário a elaboração de  um questionário com perguntas curtas e diretas. Vale destacar que, no mundo dos negócios, a resilência é uma qualidade essencial para todo empreendedor. 

Depois de aplicá-lo para um determinado número de pessoas que fazem parte do seu público-alvo, é preciso coletar todos os dados. Essa etapa é a mais trabalhosa de todas e pode levar dias ou até semanas, dependendo da quantidade de perguntas e pessoas que as responderam. 

Não se esqueça da concorrência

Saber como fazer pesquisa de mercado também exige que o empreendedor não se descuide da concorrência. Por isso, é preciso conhecer quem são os seus possíveis concorrentes diretos, para não perder espaço para eles futuramente. 

Você pode fazer bom uso de algumas ferramentas online para te ajudar com essa tarefa. Lembre-se sempre de que, se os seus concorrentes estão fazendo sucesso no mercado, alguma estratégia eficiente eles estão usando, certo? Faça o mesmo então! 

Faça a coleta de informações de outras fontes

As ferramentas disponíveis na internet são cruciais para saber informações sobre a sua provável concorrência. Mas um empreendedor experiente também pode se beneficiar de outras fontes para coletar dados importantes, desde que sejam confiáveis.

O SEBRAE, por exemplo, pode ser de grande valia e é uma referência para os empreendedores brasileiros. É fundamental consultar essa fonte, já que essa instituição pode te ajudar a aprimorar as vendas do seu negócio. Uma metodologia bastante usada em todo o mundo para fortalecer as vendas de uma empresa é a hipnose. Com ela, o seu negócio pode decolar de vez rumo ao sucesso. 

Analise os dados e apresente os resultados

Essa é a etapa final sobre como fazer pesquisa de mercado. Com tudo o que você precisa em mãos, chegou a hora de analisar todas as informações obtidas. Pode até ser um trabalho minucioso e, por vezes, cansativo, mas é necessário. 

Lembre-se: somente através da análise das informações obtidas é que você pode direcionar a sua estratégia de lançamento do seu novo produto. Absolutamente nada deve ser ignorado e todos os dados têm a sua relevância. Subestimar informações pode ser perigoso e colocar tudo a perder. 

Agora que você aprendeu como fazer pesquisa de mercado, que tal começar a inovar em seu negócio para prosperar de vez e virar uma referência para a sua clientela? Boa sorte. 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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