Como desenvolver a persistência e determinação?

28/12/2021 às 22:29 Hipnose

Como desenvolver a persistência e determinação?

Muitas vezes nos colocamos algumas metas de desenvolvimento pessoal, mas não sabemos exatamente o que significa cada habilidade. Você já refletiu sobre persistência e determinação? Então vem dar uma olhada!

O contexto atual

Persistência e determinação são valores socialmente admirados. Dentro de empresas, universidades e até entre amigos, são valores reconhecidos e que geralmente caminham juntos. Ambas palavras surgem de verbos, persistir e determinar, mais o sufixo ação.

Habilidades como estas são possíveis de serem desenvolvidas. São valores produzidos do comportamento e todo comportamento é possível de ser aprendido como ensinado.

Os significados

Apesar de serem palavras muito próximas e que caminham lado a lado que acabam até sendo confundidas, seus significados são diferentes. Segundo o dicionário, persistência é o ato de quem persiste, qualidade persistente, valor de alguém que é focado em seus objetivos e não se deixa abalar fácil. E determinação é um substantivo feminino dado a aquele que é determinado a chegar a um objetivo ou lugar, aquele que toma decisões exatas após reflexões.

Persistência e insistência podem até soar parecidos, mas o seu significado e ação são diferentes. Aquele que persiste como vimos em seu significado é aquele que tem um foco, objetivo ou meta, e persiste para alcançá-lo. Já a insistência, surge do latim insistere que é manter atitude. Se fossemos pelo significado que vem do latim pode ecoar como algo parecido, porém a insistência está relacionada ao ato de repetição e até teimosia, quando falamos de persistência a diferença se encontra nas ações a serem realizadas para chegar a determinado objetivo, por exemplo, um objetivo profissional.

Como se desenvolver persistente e determinado?

Foco e atenção são necessários para alguém que quer encontrar o caminho para se desenvolver como alguém persistente e determinado. É necessário ter foco e atenção para manter seu objetivo sempre ao seu alcance. Criar métodos de como alcançar e que caminhos trilhar até a sua meta final são características de pessoas persistentes e determinadas a chegar na qualidade de vida e objetivos que almejam.

A aquisição dessas habilidades

Adquirir essas habilidades comportamentais contribuem com seu desenvolvimento como pessoa e profissional. O mundo corporativo hoje não quer somente funcionários que executem serviços e sejam somente uso de mão de obra, mas desejam alguém que tenha objetivos e metas próximos ao da empresa e que possam crescer juntos. Apresentar essas características em entrevista, são admiráveis e de total reconhecimento.

Visualizar o seu objetivo diariamente é um método para alcançá-lo e tê-lo sempre em mente. Criar notas, escrever ou procurar estratégias de como traçar esse objetivo ajudam a chegar lá com maior consciência do que está sendo executado e ver o caminho sendo formado.

Mudança de perspectiva

Ambos valores que podem ser desenvolvidos não significam que terá uma vida somente baseada em sucesso e sem obstáculos, os obstáculos estarão sempre no trilhar de seu objetivo seja um documento a mais necessário para conseguir aquela vaga de emprego ou escrever aquela tese que exige de diversas pesquisas para ingressar em um mestrado ou doutorado. Todavia, ter essas qualidades não somente no currículo ou carta de interesse ajudam a lidar com esses obstáculos de forma mais pautada na realidade e compreende que isso faz parte para atingir seu alvo.

Adquirir uma inteligência emocional, ajuda a melhor desenvolver esses valores. A inteligência emocional contribui no entendimento daquilo que é um fato real e o que parte de nossa interpretação, ajuda a entender os momentos negativos que passamos e melhor compreender os sentimentos que habitam dentro de nós.

A pessoa persistente

Ter persistência é seguir uma abordagem até chegar a determinado objetivo. Quando uma pessoa que se considera persistente vê que essa abordagem não está sendo suficiente para atingir ou não está mostrando resultados suficientes, é necessário mudar a abordagem. Diferente da pessoa insistente que mencionamos acima, a pessoa persistente muda a ação para alcançar aquilo que almeja. Já aquele que é considerado insistente, mantém a mesma ação, mesma abordagem sempre, isso se torna repetitivo, cansativo e não faz que alcance seu propósito.

Definindo metas

Definir metas reais é a base para desenvolver essas características. Estimular metas distantes, pode ser frustrante quando não alcançada. Estabelecer metas reais são mais palpáveis de serem alcançadas, mais fáceis de traçar um caminho e obter uma resposta.

Escutar feedbacks e retornos de outras pessoas é benéfico para aqueles que querem melhorar. Pessoas que portam esses valores admirados tendem a melhor absorver a essas críticas construtivas, pois entendem que não são críticas em relação a sua pessoa, contudo são apontamentos que podem ajudar a nos desenvolvermos como profissionais e pessoas melhores.

O tal do descanso

É preciso saber o momento de descansar às vezes. Aquele célebre frase: “Trabalhe enquanto eles dormem e estude enquanto eles se divertem.” é uma frase falha, dado que todos precisamos ter nossos momentos de descanso, de lazer e ter nosso autocuidado em dia. Talvez dê certo para alguns realizar essa rotina exaustiva, mas é questionável o tipo de vida que essa pessoa irá ter. O autocuidado é importante para se tornar um profissional melhor e ter uma vida pessoal bem sucedida. É necessário ter seus momentos de diversão, de lazer e de descanso para ter uma vida plena e saudável.

As recompensas no desenvolvimento

A última dica para desenvolver essas características dentro de si é saber o momento de se recompensar. Atingir metas, ter objetivos, traçar uma trilha, ser persistente e determinação são caracteres notáveis. Porém e quando chegamos aonde queríamos? O que fazer quando alcançamos o objetivo tão sonhado? Após passar por diversos obstáculos, atingi meu alvo. E agora? Chegou o momento de se agarrar a sua própria narrativa e valorizar o caminho alcançado, o momento da recompensa. Temos que ser persistentes e determinados para chegar onde queremos, sem embargo é extremamente preciso se recompensar pela sua trilha e ter chegado ao lugar ou destino tão sonhado.

Benefícios desse investimento

Podemos concluir que, persistência e determinação são habilidades comportamentais exaltadas em diversos campos de nossas vidas. Não são valores intrínsecos de nossa humanidade, apesar de alguns mostrarem esses traços mais cedos que outros, são características que desenvolvemos como qualquer outro comportamento que executamos. Para aprimorar ou iniciar esses comportamentos é necessário ter foco e atenção, traçar objetivos que sejam reais e estejam ao seu alcance, ter estratégias de ação que obtenham respostas, ouvir críticas que colaboram ao nosso crescimento, saber lidar com os obstáculos de forma inteligente, manter um autocuidado e saber o momento de se recompensar.

E você, gostaria de se qualificar para promover saúde e bem estar? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK