Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como desenvolver a autodisciplina?

06/04/2020 às 12:12 Coaching

Como desenvolver a autodisciplina?

A concentração e a disciplina são muito importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre as habilidades mais valorizadas no meio corporativo está a autodisciplina. Neste artigo, vamos mostrar como é possível desenvolver essa competência para acelerar o crescimento profissional.

A autodisciplina é uma característica profissional que leva as pessoas a terem força de vontade e desenvolverem a concentração necessária para acelerarem o seu aprendizado e superar limitações profissionais.

Dessa maneira, é muito mais fácil definir e cumprir metas profissionais. A autodisciplina é importantíssima na manutenção do foco e da concentração, habilidades essenciais para o crescimento pessoal no meio corporativo.

Qual é a importância da autodisciplina para o crescimento profissional?

A autodisciplina é o Norte do nosso crescimento profissional. Com esta habilidade, conseguimos colocar em prática nossos planos com efetividade. Além de foco e concentração nos trabalhos diários, a autodisciplina nos traz a clareza dos nossos objetivos.

Isso dá sentido ao nosso dia a dia de trabalho e alimenta a nossa motivação. A autodisciplina é uma habilidade importante para seguirmos firmes em nosso propósito profissional.

Com as adversidades que enfrentamos no meio corporativo, as distrações e a desmotivação tendem a nos tirar de nosso foco, a autodisciplina é o que nos mantém firmes em nossos objetivos. Essa habilidade nos ajuda a desenvolver outras competências importantes no meio corporativo como a resiliência e determinação.

Isso é essencial para a definição de objetivos e metas. Assim conseguimos traçar um caminho para o desenvolvimento, sabendo das nossas funções atuais na empresa e desenvolvendo o melhor trabalho possível.

E claro, também guiando o nosso aprendizado, essencial para atingir a qualificação necessária para o nosso crescimento profissional. E nos ajudando a implementar hábitos saudáveis e a gerir melhor o nosso tempo.

A prática da autodisciplina nos distingue dos outros profissionais, sendo um diferencial competitivo em nossas carreiras num mercado onde todos os segmentos estão tão concorridos.

Como desenvolver a autodisciplina?

Bom, agora você já sabe a importância da autodisciplina para o seu desenvolvimento profissional, vamos dar dicas para lhe ajudar a desenvolver essa habilidade tão importante. Confira as nossas dicas abaixo:

Conheça a si mesmo!

O autoconhecimento é uma das principais habilidades para o desenvolvimento pleno da autodisciplina. Como você terá foco em seus objetivos profissionais se você não se conhece? Quando recorremos a um curso de Coach, um dos pilares do processo é o estímulo ao autoconhecimento e não é por acaso.

Com uma reflexão profunda podemos identificar qualidades e pontos a melhorar. Também conseguimos definir nossos sonhos e objetivos com clareza. Isso é fundamental para definir o que queremos.

Somente após desenvolver o autoconhecimento, o indivíduo consegue colocar a autodisciplina em prática. Essa habilidade requer um propósito para ser praticada com eficiência no dia a dia profissional.

Foco e concentração

Apesar da autodisciplina ajudar no desenvolvimento do foco e da concentração, essas são habilidades distintas. Você pode praticar diariamente para adquirir essas capacidades, mesmo sem um objetivo ou um propósito. O foco e a concentração podem ser postos em prática em qualquer atividade do dia.

Com o foco e a concentração aguçados é muito mais fácil desenvolver a autodisciplina. Assim, você terá mais facilidade para se manter motivado, o que é importantíssimo para se manter na busca pela realização de seus objetivos profissionais.

Respeite seus limites!

Muitas pessoas querem sair do cargo de estagiário para CEO de um dia para o outro. E isso acaba fazendo com que elas passem dos limites quando o assunto é trabalho. Por isso, aprender a respeitar seus limites é fundamental para desenvolver plenamente a autodisciplina.

O ideal é que você consiga estipular seu horário de trabalho diário, assim como também possa definir um tempo para seus estudos de qualificação. Tudo isso deve estar dentro da sua capacidade física e mental. Não adianta trabalhar ou estudar cansado, você não irá absorver nada. Então, se conheça e respeite seus limites.

Assim, você pode desenvolver a autodisciplina, evitando cobranças excessivas sobre si mesmo e conseguindo manter a máxima eficiência no seu trabalho, evitando a fadiga mental e física.

Defina suas prioridades

Para desenvolver a autodisciplina, é importantíssimo ter as prioridades profissionais bem definidas. Ter clareza em seus principais objetivos e metas é essencial para melhorar o foco e aumentar a motivação.

Com isso, é bem mais fácil desenvolver a autodisciplina. Essa habilidade precisa ser bem direcionada para surtir efeito em nossa carreira profissional, por isso ter prioridades e sonhos bem traçados é a melhor maneira de nos mantermos firmes em um propósito.

A autodisciplina é uma habilidade importantíssima para acelerar o nosso crescimento profissional. E ela pode ser desenvolvida através de um curso de Coach ou de um Curso de PNL. Com as técnicas e as ferramentas certas, qualquer pessoa consegue aprimorar habilidades e competências essenciais para exercer a autodisciplina no trabalho.

Então, como nossa última dica, lhe incentivamos a procurar nosso Curso de Coach para aprimorar suas habilidades e conseguir desenvolver rapidamente a autodisciplina.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®