Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como desenvolver a autoaceitação?

15/07/2020 às 11:04 Coaching

Como desenvolver a autoaceitação?

Você se aceita como você é? Não? Bom, geralmente quem não se aceita acaba sofrendo bastante durante a vida. Isso leva a cobranças e a uma pressão desnecessária pela perfeição. É preciso entender que todos possuem qualidades e defeitos e que precisamos aprender como eles para evoluir. A autoaceitação é fundamental para uma vida plena.

Se aceitar depende do autoconhecimento, apenas nos conhecendo melhor podemos nos aceitar da maneira como realmente somos. É importante praticar a autoaceitação, isso pode ser libertador para as nossas, marcando o início do trajeto de uma evolução pessoal constante.

Aqui neste artigo, vamos lhe mostrar como desenvolver a autoaceitação. Assim, você poderá se entender melhor e aceitar suas ações, pensamentos e comportamentos. O caminho para mudar o que precisamos para crescer é o de se aceitar e não se culpar, se cobrar por isso e nem se comparar com outras pessoas.

Por que se aceitar é tão importante?

A autoaceitação é um exercício pessoal que leva uma pessoa a se reconhecer como ela é, entendendo suas qualidades, seus defeitos, seus comportamentos e características. Através dela, descobrimos a nossa verdadeira essência. Aceitar o que realmente somos é fundamental para o nosso crescimento.

É importante entender que todos nós somos diferentes, apesar de termos semelhanças, cada um é único. Ninguém é perfeito ou será igual à outra pessoa por mais que tente. Somos um universo que precisa ser explorado. A autoaceitação é fundamental para entender o nosso universo.

Essa é a melhor maneira para evoluir em qualquer âmbito da vida. Aceitar o que você é hoje, sem fazer pré-julgamentos ou se atribuir culpa é libertador. Assim, você pode ter uma vida plena e se desenvolver como pessoa sem cobranças.

Como podemos perceber, a autoaceitação é um exercício importante e deve ser diário. Todos os dias, precisamos nos relembrar de quem somos e aceitar o que somos. Isso é fundamental para atingir a plenitude.

Como eu posso desenvolver a autoaceitação?

Depois de entender a importância da autoaceitação, agora é o momento de aprender a desenvolver e praticar esse exercício. Confira as nossas dicas abaixo:

Não se compare com outras pessoas!

Esse erro leva muitas pessoas a um caminho de autossabotagem. Se comparar com outras pessoas é uma forma bastante comum de atribuir culpa a si mesmo e de se sentir inferior. Quem tem o hábito de se comparar, não consegue ter a noção dos seus próprios feitos, porque está sempre de olho nos feitos de outras pessoas.

Para começar a praticar a autoaceitação é fundamental deixar de se comparar com outras pessoas. Assim, você não cria padrões de sucesso e nem se inferioriza. E o mais importante, ao deixar de se comparar, você pode olhar para si e reconhecer suas conquistas e habilidades.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Reconheça que a perfeição não existe!

Outro fator importante é reconhecer que ninguém é perfeito. A perfeição não existe e essa busca é inexistente. Cada ser humano é único e existem diversas formas de realizar tarefas. Não se cobre em relação à perfeição, busque sempre fazer o melhor que você consegue fazer.

Valorize as suas principais habilidades para conquistar o que almeja. Foque no que você é bom e desenvolva o que você precisa para crescer. Esqueça a ideia de fazer tudo perfeito e busque melhorar dia após dia.

Trabalhe sua autoestima

A autoestima é importante para que possamos nos aceitar. Trabalhe a sua autoestima, esse é um dos principais passos para exercer a autoaceitação. É fundamental ter autoestima para seguir em frente e ter forças para realizar o que almeja.

Para se aceitar como é você precisa estar bem com isso. E a autoestima é a forma de se manter bem com o que realmente somos. Busque sempre ter autoestima, sempre reafirme suas habilidades, relembre-se dos desafios que você já superou. Assim, você pode estar sempre bem consigo mesmo e pronto para enfrentar os obstáculos do dia a dia.

Bônus: Procure ajuda de um coach

Se você deseja praticar a autoaceitação, mas não consegue fazer isto sozinho, procure um coach. Este profissional pode lhe ajudar a desenvolver o autoconhecimento é através dele adquirir a autoaceitação. Isso pode ser um fator primordial para que você se aceite.

O coach irá utilizar os recursos certos para que você consiga se conhecer melhor e se aceitar como é. Em poucas sessões de coaching, você perceberá que está se sentindo bem melhor consigo mesmo. Lembre-se que você não está sozinho, se está difícil se aceitar, procure ajuda!

O coaching é uma metodologia eficaz e pode lhe ajudar bastante no seu crescimento pessoal. Fazer um bom curso de coaching é uma alternativa para aprender você mesmo as ferramentas do Coach!

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND temos uma formação completa em Practitioner em PNL. Venha com a gente e aprenda a utilizar todos os recursos da PNL para transformar a sua vida. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®