Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Importância de manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

16/09/2020 às 15:21 Coaching

Importância de manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O sonho de todos é ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas buscam constantemente o sucesso profissional e deixam a vida pessoal de lado, o mesmo pode acontecer no inverso. Como então equilibrar os esforços e conseguir manter a harmonia em diferentes âmbitos da vida?

Aqui neste artigo, vamos mostrar como é importante manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E também vamos dar algumas dicas essenciais para conseguir realizar isto. O que podemos adiantar é que é preciso planejamento para ter sucesso nessa empreitada

Importância de equilibrar a nossa vida no âmbito pessoal e profissional

Todos temos nossas prioridades e estas prioridades vão mudando ao longo da vida, conforme vamos envelhecendo e conquistando nossos objetivos. Geralmente, profissionais recém-formados costumam deixar a vida pessoal de lado em busca da estabilidade em suas carreiras.

Outros profissionais mais experientes e com as carreiras já consolidadas, geralmente, também dão uma desacelerada na correria profissional para cuidar melhor de suas vidas pessoais. Cada um tem sua prioridade para certo momento e não estão errados em segui-las.

Não há problema em se dedicar mais ao lado profissional ou pessoal em diferentes fases da vida, o problema está em desequilibrar a nossa vivência. Mesmo quando estamos mais focados no trabalho ou nos estudos, precisamos reservar tempo para a nossa vida pessoal, mesmo que seja um tempo curto, precisamos tê-lo.

Da mesma forma em momentos que buscamos nos reconectar com a nossa vida pessoal, dando ênfase a relação com nossos amigos e familiares, não podemos esquecer das responsabilidades do trabalho.

É importante encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional para termos sucessos em nossos objetivos. Nossas prioridades não podem ter o poder de atrapalhar outras áreas da nossa vida, afinal todos os âmbitos são importantes.

Focar demais no trabalho, por exemplo, pode ser uma medida ruim que pode destruir relacionamentos pessoais e prejudicar a nossa saúde. Assim como focar no pessoal pode prejudicar o nosso desempenho profissional. Encontrar o meio-termo é importante para manter o nosso bem-estar. 

Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Depois de ler o tópico acima, você deve estar se fazendo está pergunta. Não há uma fórmula mágica, mas abaixo daremos dicas que facilitaram a sua vida. Assim ficará muito mais fácil manter a harmonia entre a vida profissional e a vida pessoal, independente de quais são as suas prioridades. Confira:

Planejamento

O planejamento é a palavra-chave para conseguir atingir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por mais que tenhamos as nossas prioridades, precisamos planejar nossos dias para tentar abranger o máximo de tarefas possível. Além de focar em assuntos profissionais, precisamos também separar horários para descontração e lazer.

Com a tecnologia ficou muito mais fácil organizar o dia a dia. Existem dezenas de aplicativos que podem nos ajudar a organizar a nossa agenda.

O planejamento deve focar em suas prioridades, mas também considerar todos os âmbitos da sua vida. Mantendo tanto as responsabilidades profissionais como também as responsabilidades de cunho pessoal.

Ter momento em família e com amigos é tão importante quanto ter sucesso no trabalho. O planejamento é a base para o equilíbrio entre todas as áreas da vida.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Não trabalhe fora do expediente e vice-versa

Essa é uma excelente dica para tentar equilibrar vida pessoal e profissional. Existem pessoas que tem a prática de fazer tarefas do trabalho em horários de lazer, quando estão em casa e poderiam aproveitar para passar um tempo com a família, por exemplo.

Também existem pessoas que conversam com familiares, amigos e até procrastinam para ter momentos de lazer no horário de trabalho. Ambos os tipos estão errados. Para ter um equilíbrio é preciso delimitar as horas de cada tipo de tarefa.

Hora de trabalho é hora de trabalho e hora de lazer é hora de lazer! Monte a sua agenda e siga-a à risca. Isso é fundamental para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Analise como usa seu tempo e se imponha limites

Outra dica fundamental para manter uma harmonia entre trabalho e vida pessoal é analisar como você usa seu tempo atualmente. Assim, você poderá ter uma noção exata de quanto tempo se dedica a sua carreira e a si mesmo.

Dessa forma, você conseguirá entender o que precisa fazer para equilibrar o seu tempo, fazendo um planejamento mais eficiente. Com isso, você poderá impor limites para si próprio, e dessa maneira você saberá quando está exagerando na dedicação ao trabalho ou nas horas de lazer.

Faça a nossa Formação de Coach!

Aqui no IBND, possuímos uma formação de coach completa e com certificação internacional. Não perca mais tempo e aprenda a utilizar todos os recursos que o coaching possui para transformar a sua vida. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®