Como descobrir o meu propósito de vida?

15/11/2020 às 12:54 PNL

Como descobrir o meu propósito de vida?

Você sabe qual é o seu propósito? O que você espera da vida? O que você deseja conquistar? Bom, descobrir o seu propósito de vida não é algo fácil, mas é algo que pode fazer a diferença para o seu bem-estar e a sua felicidade.

Ter um propósito é uma boa maneira de se estimular a conquistar objetivos e encarar novos desafios. Ao longo do texto, falaremos sobre a importância de firmar um propósito consigo mesmo e como descobrir qual é o seu ideal de vida.

O que é propósito?

O propósito é descrito no dicionário como a intenção de fazer algo ou aquilo que se busca alcançar. Definir um propósito de vida é uma forma de se estimular a lutar pelos seus objetivos.

De certa forma, o propósito é uma espécie de missão que você identificou como o seu objetivo principal da sua vida. Assim, você poderá traçar um plano para alcançar o seu objetivo e fazer um plano para fazer algo por prazer e não porque lhe disseram para fazer.

Para descobrir qual é o seu propósito, você precisa refletir profundamente para encontrar suas reais motivações e os fatores que lhe trazem vontade de continuar vivendo.

Como descobrir o seu propósito de vida?

Como já dissemos no texto, descobrir o seu propósito de vida não é uma tarefa fácil. É preciso se conhecer muito bem para encontrar, de fato, o que lhe motiva e lhe faz seguir em frente. Aqui, vamos te indicar algumas dicas para que você possa encontrar o seu propósito, confira abaixo:

Quais são os seus valores?

O primeiro passo é descobrir quais são os seus valores. O que te move, o que faz sentido para você? Esses são os valores que te levam para frente. Os valores são definidos por questões morais, que definem o que você acha certo ou errado e o que você considera mais ou menos relevante para a sua vida.

O que você pode fazer pelo mundo?

Essa é a segunda pergunta que você deve se fazer para descobrir o seu propósito de vida. O que você faz no seu dia a dia, seja no âmbito profissional ou no pessoal que ajuda o mundo a ser melhor.

De acordo com o seu conhecimento, busque entender como suas habilidades podem ajudar o mundo a ser um lugar melhor. O que você gosta de fazer que pode ser relevante não só para você, mas também para outras pessoas? Se faça esta pergunta!

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Liste suas prioridades, seus pontos fortes e seus pontos de melhoria

Você precisa entender o que, de fato, você deseja conquistar. Para isso, nós lhe aconselhamos a listar tudo o que for prioridade em sua vida, como por exemplo, assumir um cargo de gestão, ter uma família, comprar uma casa, entre outros objetivos.

A partir disso, você deve listar os seus pontos fortes e os pontos de melhoria para conseguir entender o que te falta para conquistar o objetivo. Assim, você deve fazer uma lista voltada para cada objetivo.

Se você pretende assumir um cargo de gestão, por exemplo, você pode listar pontos fortes como possuir todas as habilidades técnicas necessárias e como pontos de melhoria, o fato de você não ter desenvolvido ainda a habilidade de liderança.

O que é importante para você?

Se fazer esta pergunta também é importante para descobrir o seu propósito de vida. O que é importante para você, nessa lista você pode listar pontos como a família, o seu trabalho ou seu círculo de amigos. Descobrir o que é importante para você é um passo fundamental para encontrar o seu propósito de vida.

Não se apresse!

Se permita o tempo que for necessário para descobrir o seu propósito. Muitas vezes, encontrar esse significado de vida não será algo instantâneo ou rápido. Tentar descobrir o seu propósito do dia para a noite pode lhe gerar uma frustração profunda.

Isso pode virar uma obsessão desnecessária no mundo atual. Você pode descobrir o seu propósito com base na sua evolução pessoal, com o estímulo ao autoconhecimento e dentro de alguns anos ou até décadas, você conseguirá definir o propósito da sua vida.

Se questione e mantenha a mente aberta

Uma excelente forma de descobrir o seu propósito é sempre questionar tudo o que vê e manter a mente aberta, estando sempre aberto a ouvir novas ideias e mudar suas opiniões com o passar do tempo. Esse é o caminho para a sua evolução pessoal e profissional. Essa é a melhor maneira de encontrar o seu propósito de vida.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aprenda a utilizar na prática todos os recursos da programação neurolinguística. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK