Conheça a história da Colgate, que é uma das marcas mais consumidas no mundo

05/11/2020 às 08:26 PNL

Conheça a história da Colgate, que é uma das marcas mais consumidas no mundo

Se você se olhar no espelho e notar um sorriso aparentemente saudável, é muito provável que a Colgate tenha sido a grande responsável. Essa marca, que é líder mundial quando o assunto é higiene oral, está presente na maioria dos lares do Brasil e do mundo.

Por isso, nada mais justo do que prepararmos um post sobre a famosa marca Colgate. Se você procura uma história de inovação e muito sucesso com o público, leia esse post até o final e tenha mais inspiração na hora de empreender.

Colgate: mais de dois séculos de história

Em 1806, o jovem inglês Willian Colgate iniciou o seu próprio negócio de sabonetes, gomas e velas na cidade de Nova York. Como era extremamente determinado, o empreendedor apostou na altíssima qualidade, baixo custo e, claro, na fórmula certa para conquistar o exigente consumidor americano.

O negócio acabou decolando de vez e, depois da entrada e saída de alguns sócios na Colgate, Willian, acabou se tornando conhecido na cidade como o “magnata do sabão”. Mas esse apelido se deve a uma forte campanha de cunho apelativo que a Colgate fez massivamente em jornais matutinos, divulgando seus produtos.

Depois de alguns anos funcionando a todo vapor, a Colgate deu início ao seu programa de expansão e construiu uma nova fábrica na cidade de Nova Jersey. Mas por incrível que pareça, os principais produtos fabricados eram sabonetes e gomas. Mais e mais filiais foram sendo criadas em todos os EUA. A atenção plena desse empreendedor para as necessidades do público era invejável. 

Lançamento da pasta dental

Depois do lançamento do seu primeiro sabonete perfumado em 1866, que foi comercializado por mais de 120 anos, a Colgate investiu em inovação e lançou mais uma novidade em 1873: a pasta dental. Esse produto iria revolucionar o mercado mundial de forma bastante expressiva.

Logo no início, o creme dentifrício, como era conhecido na época, era vendido em potes. Tratava-se de uma pasta cremosa e com um aroma extremamente agradável. A partir de 1896 é que o produto começou a ser embalado em tubos flexíveis como conhecemos hoje.

Para se ter uma ideia, em 1906, a Colgate comemorou 100 anos de fundação com uma extensa linha de produtos que tinham mais de 800 variáveis, causando uma verdadeira revolução em todo o mundo. A marca se tornou a preferência de 9 entre 10 consumidores.

Projeto educacional e expansão dos negócios

Como os negócios iam de vento em polpa, a Colgate, que praticamente dominava o mercado de higiene bucal, deu início em 1911 a um projeto educacional de distribuição gratuita de escovas e pastas de dentes para crianças. O objetivo era ensinar, com a ajuda dos profissionais da área, a forma certa de escovar os dentes.

Esse foi o trampolim para a Colgate se estabelecer no mercado mundial. Em 1914, a marca expandiu os negócios para o Canadá e começou a exportar seus produtos para a Inglaterra. Na década de 1920, começou suas operações em vários países da Ásia, América Latina, Europa e África. A inteligência financeira dos seus administradores era surpreendente. 

Em 1928, a Colgate, que se tornava uma gigante, firmou sociedade com a Palmolive, que era uma das pioneiras na fabricação de sabonetes com deliciosas fragrâncias. E com essa parceria de sucesso que unia produtos de higiene oral e pessoal (sabonetes), o resultado foi um considerável aumento nas vendas.  Em 1953, a empresa passou a se chamar Colgate-Palmolive.

Inovação: esse foi o grande diferencial dessa marca

Do início dos anos 1960 em diante, a inovação foi o diferencial dessa marca que é referência em higiene. A primeira pasta de dente com adição de flúor e o primeiro gel dental, são ótimos exemplos. Em 1989, o faturamento da empresa atingiu a bagatela de U$ 5 bilhões.

Em 1998, a solidez da marca Colgate era tanta no mercado norte americano, que ela se tornou líder de vendas de cremes dentais. Nos anos seguintes, uma extensa linha de produtos que promoviam a correta higiene bucal foi lançada.

As famosas pastas branqueadoras com alta tecnologia e os seus poderosos enxaguantes bucais se tornaram o carro-chefe da marca. A Colgate parecia querer dominar o mundo com seus produtos e expandiu os negócios para Rússia, China e Europa Central.  Essa é a prova cabal de que inovação sempre é uma boa pedida.

O sucesso da Colgate em números

Depois de conhecer um pouco da história de uma das marcas mais populares do mundo, quando o assunto é higiene bucal, conheça os números desse império de 214 anos e surpreenda-se:

  • A Colgate tem cerca de 37.700 colaboradores em todo o mundo (2012);
  • O faturamento da marca, em 2015, foi de aproximadamente U$ 16 bilhões.
  • Em 2014, a Colgate foi eleita a marca mais consumida em todo o mundo, segundo a pesquisa da Brand Footprint, que foi feita em 35 países.
  • Atualmente, o segmento de atuação da marca é: produtos de higiene pessoal, de limpeza do lar e de nutrição animal.

A Colgate se transformou nessa marca de referência graças à visão de negócios do seu fundador que, mesmo em uma época sem nenhum tipo de tecnologia que pudesse ajudar, reconheceu um mercado emergente e de enorme potencial.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK