Como controlar o estresse com a PNL

11/01/2021 às 12:36 PNL

Como controlar o estresse com a PNL

O estresse do dia a dia é um dos principais motivos para a queda de produtividade e desempenho. A programação neurolinguística (PNL) possui ferramentas que podem ajudar a controlar esse estresse e a manter as nossas emoções sob controle.

Manter o nosso controle emocional é importante para as atividades do dia. É importante encontrar maneiras de lidar com o estresse diário para evitar que ele possa influenciar negativamente os nossos resultados.

Separamos algumas dicas de PNL com o uso de técnicas ou ações simples que podem trazer resultados excelentes, confira abaixo:

Respire fundo, fale o alfabeto ao contrário ou conte de um a dez

A primeira dica é bem simples, existem três formas básicas de controlar o estresse em momentos críticos, são eles: respirar fundo, falar o alfabeto ao contrário e contar de um a dez.

Todas essas três ações são excelentes formas de diminuir a tensão em certos momentos. Essa é uma maneira de conseguir se acalmar em alguns instantes e tentar se reequilibrar emocionalmente para dar sequência as ações do resto do dia.

Tenha foco, elimine as distrações!

É importante ter foco para controlar o estresse. As distrações do dia a dia acabam elevando o nosso nível de estresse. Dessa forma, ficamos mais suscetíveis a desviar das nossas prioridades e com isso perdemos tempo e produtividade.

Elimine as distrações é fundamental para aumentar o nosso poder de foco. Isso ajuda a aumentar a nossa produtividade, a controlar o nosso lado emocional e a reduzir o nível de estresse.

Substitua emoções negativas por positivas

Use a técnica de âncora para lhe ajudar a transformar emoções negativas em emoções positivas. Essa é uma excelente maneira de controlar o estresse. Para isso, busque imaginar um momento bom de sua vida e repita essa imagem na sua mente até que ela fique bem visível.

Dessa maneira, nos momentos críticos de estresse, você terá como recorrer a essa âncora para suportar a pressão e não se descontrolar emocionalmente. Essa técnica é bastante efetiva para lidar com esses momentos negativos do dia a dia.

Identifique as origens do seu estresse

Entender quais são os fatores que lhe causam estresse é importante para conseguir controlá-los. Somente assim você conseguirá evitar ou, no mínimo, reagir melhor a estas situações.

Obviamente não será possível eliminar todas as origens do seu estresse, mas ficará mais fácil conviver com elas, e diminuir a intensidade que elas possuem sobre você. Desenvolva o autoconhecimento para que você consiga compreender o que te causa estresse no dia a dia e aprenda a responder a isto.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Pratique o autocontrole

O autocontrole é uma habilidade importantíssima para diminuir o estresse. É fundamental que você desenvolva essa competência para que consiga controlar as suas emoções.

Essa é uma maneira de estar melhor preparado para lidar com as atitudes do dia a dia. O autocontrole lhe torna capaz de lidar com o descontrole emocional. Desenvolvendo essa habilidade, você também consegue aprimorar outras competências como a automotivação e a autoconfiança.

Visualize suas conquistas no futuro

Outra técnica de PNL bastante usada para lidar com o estresse é a “Ponte para o futuro”. Essa técnica consiste em visualizar o futuro, onde todos os seus problemas estão resolvidos. Se imagine conquistando todos os objetivos que você tem em mente, sejam eles profissionais e pessoais.

Ter essa imagem bem marcada em sua mente pode lhe ajudar a suportar a pressão gerada pelo estresse no dia a dia. Imaginar as suas conquistas pode lhe ajudar a criar uma crença de que tudo o que você está passando vale a pena, que tudo fará sentido no futuro.

Lute pelos seus sonhos! Ao implementar essa técnica no dia a dia, você terá um gatilho para se motivar em momentos de forte estresse. Dessa maneira, você poderá diminuir o tamanho do problema e reforçar sua estrutura emocional para lidar com o estresse diário.

Não se preocupe com as opiniões dos outros!

Um dos fatores que mais alimentam o estresse é a preocupação excessiva com o julgamento alheio. A nossa dica é que se você percebeu que esta é uma das origens do seu estresse, você evite se preocupar com as opiniões dos outros.

Viver se preocupando com o que outros vão dizer sobre suas ações acaba prejudicando o seu desempenho. Isso alimenta a sua própria insegurança, baseado no que os outros acham de você, o que não é real.

É importante entender que ninguém sabe de suas razões, ninguém lhe entender melhor do que você mesmo. Então, é fundamental que você foque nas suas emoções, dê valor ao que você acha e não ao que os outros pensam.

Se preocupar com a aprovação alheia é um erro! O foco sempre deve estar em você, faça o que você tiver vontade de fazer, sem medo de julgamentos, aprenda com os seus erros, ouça as críticas construtivas, siga em frente! Isso será fundamental para diminuir o estresse do dia a dia.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aprenda a utilizar todos os recursos da PNL em nossa Formação completa. Transforme a sua vida! Não perca mais tempo! Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK