Como começar uma Carreira de Coaching

08/04/2020 às 11:23 Coaching

Como começar uma Carreira de Coaching

O Coaching se disseminou rapidamente no Brasil nos últimos anos. E um dos resultados dessa ascensão meteórica é o aumento da busca de formações de Coaching. Muitas pessoas querem trabalhar como Coach, mas como começar uma carreira?

Para lhe ajudar a ingressar no mercado de Coaching, nós separamos algumas dicas para mostrar o que você deve e não deve fazer ao iniciar sua empreitada como Coach no Brasil.

Confira abaixo as nossas dicas para começar com o “pé direito” a sua carreira como Coach:

Você tem vocação para ser Coach?

Já falamos sobre isso aqui no blog. Se você tem o desejo de se tornar Coach, você precisa saber se você tem vocação para a profissão. Dessa maneira, você pode aprimorar as suas habilidades para adquirir características importantes dos bons profissionais do meio.

Confira algumas das principais características de um Coach de sucesso abaixo:

  • Vontade de ajudar as pessoas
  • Ética
  • Inteligência Emocional
  • Curiosidade
  • Rápido aprendizado e boa adaptação

O Coach tem como missão usar as técnicas e ferramentas de Coaching para ajudar outras pessoas a desenvolverem suas habilidades se conquistarem seus objetivos pessoais e profissionais.

E então, você tem vocação para ser Coaching?  

Faça uma formação completa de Coaching

A formação de Coaching será a sua base profissional para atuar na área, por isso é preciso escolher um curso completo sobre a metodologia, onde você vivencie as técnicas e ferramentas na prática.

O que você prestar atenção na hora de escolher uma formação não é no preço e sim no conteúdo. Escolha por cursos que tenham um programa completo, contem com profissionais experientes e sejam reconhecidos no mercado.

Aqui no IBND, temos a nossa Formação de Coaching, que tem como diferencial unir teoria e prática para garantir o máximo de aprendizado e vivência da metodologia. Contamos com uma equipe especializada para dar todo suporte aos participantes, garantindo a máxima absorção do conteúdo na teoria e na prática.

Adquira experiência como Coach

Para conseguir ter destaque e ser reconhecido no mercado, o primeiro passo é ganhar experiência. Novos Coaches chegam na área e pensam que vão conquistar Coachees com extrema facilidade, e não é assim. As pessoas estão bem criteriosas, lembre-se que você também deve ter pesquisado bastante antes de fazer uma sessão de Coaching.

Existem duas maneiras de adquirir experiência na profissão: fazer mais cursos e workshops sobre Coaching e aplicar os conhecimentos adquiridos na formação com pessoas conhecidas.

A primeira é super necessária no mercado atual, o Coach precisa estar sempre se atualizando. Logo, fazer cursos, participar de workshops, palestras e outros eventos da área é muito importante para ganhar experiência. Ao frequentar esse meio, você entrará em contato com profissionais renomados e terá insights valiosos para sua atuação.

A segunda também é necessária, afinal se você espera trabalhar como Coach, você precisa testar suas habilidades. E como no início, é mais difícil que consigamos Coachees, podemos reconhecer a pessoas conhecidas como amigos e familiares.

Geralmente essas pessoas participam do seu cotidiano, o que não lhe traz gastos. Elas estão morando próximo a sua casa ou com você, estão trabalhando no mesmo local, etc. Assim, você pode oferecer seus serviços gratuitamente sem gerar tantos custos.

E dessa forma, você pode começar a aplicar na prática com pessoas comuns as técnicas e ferramentas aprendidas na formação. Assim, sem a ajuda de outros Coaches, você consegue sozinho aperfeiçoar sua abordagem e acumula experiência prática para começar a cobrar por sessões.

Escolha um nicho de Coaching

O Coaching possui diversos nichos e você escolher um deles para trabalhar. Dessa maneira, você consegue focar e se especializa em um nicho de atuação. Com isso, você consegue desenvolver uma maneira própria de aplicar as técnicas e ferramentas em seus Coachees, de maneira efetiva.

Muitos novos Coaches cometem o erro de atenderem pessoas aleatoriamente, tratando de situações e problemas em vários nichos. Assim, não conseguem se especializar em nenhum e dificilmente conseguirão desenvolver uma abordagem igualmente efetiva em todos os casos.

Veja todos os tipos de Coaching

 

Faça uma boa divulgação do seu trabalho

Sabe aquele velho ditado: quem não é visto, não é lembrado? Então, ele vale para o Coaching. Se você está começando agora sua carreira na profissão, você precisa aparecer para o mercado. Somente assim, as pessoas poderão lhe encontrar e contratar os seus serviços.

E para isso, você deve construir a sua presença online. Crie alguns canais de comunicação, atuando nas principais redes sociais do mercado, e se possível, tenha o seu próprio site e faça um Curso de Vendas.

Assim, com essa estrutura básica montada, você pode criar conteúdo de qualidade que mostre a sua capacidade como Coach. Também é possível ter um espaço para depoimentos e cases de sucesso, mostrando a todos que lhe acompanham que o seu trabalho é de qualidade e consegue ajudar pessoas a atingirem seus objetivos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça a nossa Formação em Coaching.

Fale com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e faça a sua inscrição!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK