Como a leitura auxilia no desenvolvimento pessoal?

14/07/2020 às 19:59 Coaching

Como a leitura auxilia no desenvolvimento pessoal?

Ler é um excelente hábito para o nosso desenvolvimento pessoal. O ato de ler é essencial para agregar mais conhecimentos, despertar novas ideias, melhorar o raciocínio e fortalecer o pensamento crítico. Aqui neste artigo, vamos mostrar como a leitura pode lhe ajudar a se desenvolver como pessoa.

Criar o hábito da leitura nem sempre é fácil. Com a correria do dia a dia, são poucas as pessoas que conseguem implementar o hábito da leitura. Por isso, este momento de quarentena é importantíssimo para desenvolver essa prática.

Se você está em dúvidas sobre os benefícios da leitura para o seu desenvolvimento pessoal. Calma! Vamos listar abaixo quais são as principais vantagens de criar o hábito de ler para o seu desenvolvimento. Confira:

Agrega conhecimento

O universo dos livros, jornais e revistas são essenciais para que ampliar o nosso conhecimento sobre os mais variados assuntos. Sempre que você lê um livro, um artigo ou uma matéria de revista sobre algum tema você passa a conhecê-lo.

E se você já o conhece, você amplia o seu conhecimento, cria uma nova percepção sobre o assunto e abre possiblidades para uma nova posição, uma nova crítica a um fato ou acontecimento. Livros sobre autoconhecimento também são mais interessantes do que você imagina e importantes para o desenvolvimento pessoal.

O ato de ler é fundamental para que possamos ampliar e absorver mais conhecimento no dia a dia sem precisar sair de casa.

Ficar mais bem informados

Pessoas bem informadas são aquelas que estão ligadas em novas tendências e tem conhecimento sobre um leque variado de assuntos. A leitura é um excelente caminho para se manter bem informado.

Isso pode aumentar as suas chances de se destacar no mercado de trabalho, nos estudos e na sua roda de amigos.

Quanto melhor informado você for, mais chances você tem de se destacar em sua vida pessoal e profissional.

Melhora a mente e a memória

Diversos especialistas afirmam que o hábito de ler é uma atividade bastante positiva para estimular o cérebro. E isso, segundo eles, tende a ajudar a manter o cérebro ativo, o eu é fundamental para estimular a mente e melhorar a memória.

Manter o cérebro ativo também é importante porque pode ajudar a prevenir doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, por exemplo. Anos de leitura ajudam a manter as funções cerebrais e são fundamentais para o nosso bem-estar mental e físico.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Enriquece o vocabulário

Além de ampliar o nosso conhecimento sobre os mais variados assuntos, a leitura nos ajuda a enriquecer o nosso vocabulário e isso é importante para se comunicar no dia a dia.

Ler é uma maneira de conhecer e entender o contexto para usar novas palavras. E claro, além de usar, a leitura também te ajuda a entender palavras pouco usuais em qualquer diálogo.

O aprendizado de novos vocabulários através da leitura é extremamente natural e eficaz. O ato de ler ajuda a fixar as novas palavras em sua mente e facilitam o seu uso no dia a dia, já que através da leitura, você consegue entender melhor os contextos em que a nova palavra pode ser usada.

Melhora a escrita

A leitura também te ajuda a melhorar a sua escrita. Ler é uma excelente maneira de ampliar o seu conhecimento sobre a gramática da língua portuguesa. Além de melhorar a escrita, através da leitura você também terá facilidade em entender as regras aplicadas para uma palavra ou expressão a cada frase.

Quanto mais você ler, mais fácil será para entender questões gramaticais como concordância, coesão, coerência e pontuação, por exemplo. Escrever melhor é essencial principalmente para o seu desenvolvimento profissional.

Treinamento para melhorar o foco

Ler um livro é uma excelente atividade para ampliar a nossa capacidade de foco e concentração. Uma boa leitura é aquela que nos leva a imergir sobre o assunto que estamos lendo. Isso ajuda a treinar o nosso foco.

As distrações do mundo atual acabam atrapalhando a nossa capacidade de foco, isso dificulta a nossa concentração em uma única atividade. Isso  ajuda a diminuir a nossa capacidade de focar em uma única tarefa e assim desenvolvê-la com mais atenção e assertividade.

Como podemos perceber, a leitura é de grande auxílio ao nosso desenvolvimento pessoal. Através dela, conseguimos agregar mais conhecimento, melhorar a nossa comunicação como um todo, ter foco e desenvolver o pensamento crítico.

Acredito que se você ainda não considerava o hábito de ler como importante no seu dia a dia, você tenha mudado de opinião. Aproveite o período de isolamento social para ler livros, artigos e reportagens. A leitura é libertadora, então aproveite para ser livre!

Faça a nossa Formação de Coaching!

Aqui no IBND possuímos uma Formação completa e com certificação internacional de coaching. Quer ser um profissional da área? Quer ficar por dentro de ferramentas que podem mudar a sua vida? Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK