Verdades e mentiras sobre Coaching

28/07/2020 às 15:22 Coaching

Verdades e mentiras sobre Coaching

O coaching se popularizou estrondosamente pelo mundo nos últimos anos e isso faz com que muitas dúvidas surjam. Afirmações verdadeiras e também alguns mitos podem fazer com que pessoas criem a vontade de se tornarem coaches ou saíam falando mal de um método que pouco conhecem.

Por isso, aqui vamos abordar algumas verdades e mentiras sobre o coaching através de perguntas simples. Assim, você entenderá melhor do que a metodologia se trata e como ela pode realmente lhe ajudar a melhorar a sua vida.

O coaching realmente funciona?

O coaching é uma metodologia tida como nova, mas já tem um tempo de existência, ela apenas se popularizou bastante nos últimos anos. E como tudo que é novo, atrai desconfiança e dúvida sobre a sua real eficácia.

A resposta para essa pergunta é SIM! O coaching realmente funciona, principalmente para aqueles que sabem o que procuram no processo de coaching. Vou adiantar, inclusive, a resposta de outra pergunta: o coaching não é um psicólogo, por isso não espere por receituários de remédios ou excesso de conversa durante uma sessão.

A metodologia do coaching funciona para as pessoas que tem um objetivo específico em mente e querem alcança-lo no menor prazo possível. É em cima disso que o coach trabalha e consegue lhe ajudar a acelerar os seus resultados para que você concretize o seu objetivo.

O coaching é uma farsa?

Bom, existem alguns movimentos que querem brecar o trabalho de coaches pelo mundo. Porém, a verdade é que o coaching não é uma farsa, ele pode realmente ser bastante efetivo na vida de uma pessoa.

Como uma metodologia eficiente, o coaching visa o alcance de resultados sem fazer “milagres”, a função do coach é ajudar as pessoas a encontrarem respostas para o que precisam em si próprias e assim desenvolverem as hábitos que lhes permitam alcançar os seus sonhos.

Não, o coaching NÃO É UMA FARSA! A partir do momento em que o coach e o coachee se relacionam e há compromisso de ambas as partes, o processo tende a gerar resultados através de foco, acompanhamento e dedicação dos envolvidos.

Coaching e psicologia aplicam os mesmos métodos?

NÃO, o coaching atua de uma forma diferente da psicologia, podendo inclusive vir a ser complementar ao auxílio de um psicólogo. Como já dissemos, é preciso saber diferenciar o coaching de outros processo que tratam de situações semelhantes.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que foca em traçar metas para o alcance de objetivos específicos. Por isso, existem tantos nichos de coaching, cada área é especializadas em utilizar os recursos do método para objetivos de diversas naturezas.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

O coaching é um processo rápido?

O coachee define as metas e objetivo com a ajuda do coach. O processo de coaching visa acelerar os resultados e promover a melhoria contínua e o aprimoramento das habilidades necessárias para que os objetivos traçados sejam alcançados. Dessa forma, com um plano de ação assertivo, o coaching acelera a obtenção de resultados.

O coaching pode ser considerado um processo rápido, mas o que determina a sua rapidez é a dedicação e a motivação do coachee.

Na maioria dos casos, o processo leva entre 10 e 12 atendimentos e tem um prazo entre definido entre as sessões para que o coach possa acompanhar a evolução do coachee.

Qualquer um pode se tornar coach depois de estudar um pouco?

NÃO! O coaching é uma metodologia que não se aprende em cursos de curta duração. Uma formação de coaching de apenas um final de semana, por exemplo, não é o suficiente para pessoas que querem atuar na área. Nestes cursos, o conhecimento sobre a metodologia é bastante superficial.

Quem deseja fazer uma Formação de Coaching precisa fazer uma Formação em Coaching completa. É preciso imergir no mundo do coaching para que uma pessoa consiga aprender os recursos e possa aplicá-las em sua vida e na vida de outras pessoas.

O ideal é que você procure uma formação bastante completa e que seja reconhecida por associações internacionais de coaching. Assim, ao terminar a formação, você ganhará certificados que garantem a sua formação.

O coaching é caro?

No todo um programa ou uma Formação em Coaching pode custar entre R$ 2mil e R$ 5 mil. Por conta do valor, a maioria das pessoas acha o processo do coaching caro, o que o torna acessível apenas a uma parte da população.

Porém, pelos resultados que o coaching pode proporcionar, o preço das sessões ou de uma formação podem justificar o investimento por um bom custo-benefício. Pesquisas indicam que os ganhos obtidos pelas pessoas que se envolvem num processo de coaching costumam até 2 vezes mais do valor investido.

Faça a nossa Formação de Coaching!

A Formação de coaching do IBND é completa e conta com profissionais experientes e uma metodologia de ensino diferenciado. Nossos alunos aprendem a teoria e a prática do coaching, se formando seguros de que conseguem aplicar os recursos do coaching em sua vida e para ajudar outras pessoas. Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK