Cansaço mental: quando ele passa a ser um problema?

31/03/2022 às 20:37 Dicas PNL

Cansaço mental: quando ele passa a ser um problema?

Após um dia atribulado como você se sente mentalmente e fisicamente? Nem todos nos damos conta, mas não é somente o corpo que fica cansado diariamente. O cérebro está a todo momento trabalhando e, por este motivo, o cansaço mental pode impactar a vida de muitas pessoas. 

Logicamente, sentir-se cansado após um dia que envolve trabalho, cuidar da casa, ir à academia, etc., é completamente normal e humano. 

Contudo, quando esse cansaço começa a afetar a saúde mental e física é necessário redobrar a atenção e buscar alternativas de ajuda. 

Você sente que está sofrendo com o cansaço mental? Então esse artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) é para você. 

Continue sua leitura!

As causas do cansaço mental

Muitas vezes, o termo cansaço mental é usado para se referir a sobrecarga no ambiente de trabalho. Contudo, essa exaustão também pode ser causada por um longo período de estresse permanente em qualquer área da vida. 

Dentre as causas mais comuns para o cansaço mental, estão:

  • Profissões com alta carga de trabalho;

  • Carga horário de trabalho muito longa;

  • Problemas financeiros;

  • Insatisfação com a vida profissional;

  • Morte de um familiar;

  • Desequilíbrio entre trabalho e vida profissional.

Diferença entre estresse e cansaço mental

O estresse é a resposta natural do corpo a novas situações, sejam elas positivas ou negativas, e todo mundo experimenta esse sentimento de vez em quando. Isso resulta em uma onda de hormônios como a adrenalina e o cortisol. 

Já o cansaço mental é o resultado do estresse de longo prazo. 

Quando você lida constantemente com situações que ativam a resposta do seu organismo ao estresse, eventualmente, isso começa a interferir nas funções normais do corpo, como digestão, sono e até mesmo no sistema imunológico. 

Será que você chegou ao seu limite? Confira alguns sinais:

O cansaço mental impacta várias esferas da vida de uma pessoa. Os sinais indicam que o corpo está sobrecarregado e precisa descansar. Entre os principais sinais estão:

  • Irritabilidade;

  • Falta de concentração;

  • Falta de energia;

  • Problemas de memória;

  • Redução da libido;

  • Perda de apetite;

  • Dificuldade para dormir ou insônia;

  • Diminuição da motivação e produtividade;

  • Dores no corpo;

  • Excesso de preocupação.

Além disso, como já dissemos, o cansaço mental pode deixar a imunidade mais fraca, o que torna o organismo mais vulnerável para o surgimento de doenças. 

Mas, afinal, como tratar o cansaço mental?

Alterações na rotina de vida são importante para quem quer evitar o cansaço mental e o estresse emocional

Por isso, confira algumas dicas e coloque-as em prática!

Tenha momentos de lazer 

Trabalhar é importante, mas descansar a mente também é. Esteja você trabalhando em home office ou fora de casa, é necessário ter tempo para se distrair e pensar em coisas que não envolvam trabalho. 

Dentro da sua própria casa é possível encontrar atividades prazerosas que ajudam a descansar a mente, tal como: brincar com seus bichinhos de estimação, cozinhar, conversar com pessoas queridas, ler um livro, assistir um episódio da sua série, etc. 

Encontre uma atividade que seja relaxante e prazerosa para você.

Cultive o bom humor 

Comece o dia sorrindo. Esse simples ato, já foi comprovado, induz a produção de endorfina no organismo. Esse é um neurotransmissor que atua no estados de humor e ajuda a liberar tensões e a relaxar. 

Por isso, o sorriso é sempre um bom aliado de quem quer ter um dia mais produtivo, mas sem perder a saúde mental.

Evite se sobrecarregar 

Faça uma coisa de cada vez. Afinal, de nada adianta você assumir várias responsabilidades e, depois disso, acabar doente. 

Organize seu tempo, tenha um horário para cada atividade e só se comprometa com o que dá tempo de fazer. Aprenda a falar “não” quando for preciso!

Separe o pessoal do profissional 

Principalmente para aqueles que atuam em home office, não saber separar a casa do trabalho pode ser um problema. Contudo, é preciso fazer isso para que o acúmulo de problemas e de funções não sobrecarregue sua mente. 

Tenha um horário  de trabalho bem definido e resolva o que é laboral em outro momento. Isso é essencial para evitar o cansaço mental e a estafa!

Pratique a auto-hipnose

Se mesmo após todas essas mudanças relaxar a mente ainda seja um problema para você, vale a pena praticar a auto hipnose. Dessa forma, você conseguirá controlar seus sentimentos, focar nas tarefas e relaxar a mente. 

Quer aprender mais sobre como a hipnose pode te ajudar? Confira nosso artigo sobre os benefícios da hipnose e não deixe de conhecer nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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