O seu propósito de vida está alinhado ao que te faz feliz?

17/03/2022 às 20:37 PNL

O seu propósito de vida está alinhado ao que te faz feliz?

O que faz você sair da cama todos os dias para encarar a longa jornada diária de trabalho, cuidado com a casa, autocuidado e todas as demais responsabilidades que te compete? Viver com propósito de vida é encontrar significado para esta trajetória.

Mas não confunda propósito com obrigação!

Logicamente, os boletos que chegam todo o começo do mês são grandes impulsionadores para que você se levante todas as manhãs. Mas, se são a única coisa que te motivam, é importante que você comece a dar mais atenção a vida que está levando. 

Viver com propósito, apesar de parecer algo simples, pode ser difícil para algumas pessoas. 

Muitos indivíduos levam anos para estabelecerem o seu propósito com clareza. Outros,  talvez, tenham vivido ou podem viver suas vidas sem ao menos encontrá-lo. 

Mas, afinal, como descobrir meu propósito

Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos te mostrar o que vem a ser o tal propósito de vida e como ele pode te ajudar a ser mais feliz e realizado nas diferentes áreas da sua vida.

Boa leitura!

O que é o tal do propósito de vida?

Embora existam muitas teorias para definir o que é propósito de vida, aqui no IBND acreditamos que o conceito está relacionado com o Ikigai, palavra de origem japonesa que significa “razão para viver”.

O propósito seria o resultado do que se ama fazer com o que o mundo precisa, pelo que você pode ser pago e no que você é bom. 

E este conceito pode ser fundamental para que você alcance uma vida mais feliz e saudável, afinal, ter um direcionamento é um verdadeiro impulso para seguir com força e motivação

Como descobrir o propósito de vida

Mas como encontrar a sua direção? 

Para descobrir o seu propósito de vida, uma boa dose de autoconhecimento é fundamental. 

Por isso, vamos refletir em cima de quatro questões:

  1. Quais são suas qualidades e habilidades? Você as tem aproveitado?

Todos somos bons em alguma coisa. Mas, em meio à pressão social e a correria do dia a dia, muitos dos nossos talentos podem ser prejudicados, colocados em segundo plano ou até mesmo “esquecidos”.

Refletir sobre suas qualidades e aptidões é perceber os instrumentos que você tem em mãos para definir o seu propósito.

Para descobrir como aproveitá-las, leve em consideração que suas ações precisam proporcionar motivação, alegria e fazer você se sentir útil. E encontre em sua rotina oportunidades para colocá-las em prática. 

O que te motiva?

Para entender os componentes que impulsionam a sua motivação diária, crie o hábito de viver verdadeiramente cada etapa do seu dia a dia. 

Estar atento ao que acontece à sua volta permite a realização de ações no presente — o único tempo onde é possível atuar.

Você está sendo você?

Entenda melhor quem é você e o que você pode oferecer a si mesmo e ao mundo. 

Para encontrar a resposta, pode ser necessário que você passe mais tempo em sua própria companhia e tente avaliar o que vêm do coração e não do racional. 

Qual a sua contribuição?

Muitas vezes, a preocupação em ser promovida e ter um salário melhor, por exemplo, se sobrepõe à satisfação de trabalhar com propósito. E este cenário é bastante favorável para a desmotivação e insatisfação. 

Para alinhar o seu trabalho com o seu propósito de vida, pode ser preciso associar o seu cargo atual com a verdadeira missão que desempenha. 

Por exemplo, um vendedor que, mais do que fechar negócios, olha para o relacionamento com o cliente. Uma esteticista que pode transformar a autoestima de centenas de mulheres, e assim por diante.

Vocação x Propósito: qual a diferença?

Confundir vocação com propósito é bastante comum. Mas saiba de antemão que estes são conceitos diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam. 

Enquanto vocação está relacionado com uma predestinação a um talento ou aptidão, o propósito de vida é o que alinha a sua vocação com a sua missão e as suas necessidades.

Quer alinhar o seu propósito de vida a sua vocação? No curso de pnl do IBND, nossos profissionais o ajudaram a atingir todo o seu potencial, alcançando o autoconhecimento para que você descubra qual o seu propósito central. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK