Benchmarking: conceito e vantagens

11/06/2021 às 14:00 PNL

Benchmarking: conceito e vantagens

As empresas, para se manterem competitivas e continuarem tendo lucro, precisam se munir de algumas práticas para saber se as estratégias usadas estão dando certo ou precisam ser alteradas. E diante desse contexto, aparece um termo bastante comum no mundo dos negócios: o benchmarking. Por isso, esse post vai te mostrar o que é isso e quais são as vantagens para a sua empresa, quando essa técnica é bem usada. Aproveite ao máximo a leitura! 

O que é benchmarking? 

Podemos dizer que benchmarking é uma metodologia usada para mensurar e comparar o desempenho de uma empresa no mercado com outras do mesmo segmento de atuação. E essa comparação acontece através de um indicador específico como produtividade, custo ou realização de processos. Essa avaliação comparativa, que é a tradução literal de benchmarking, analisa todas as práticas de mercado realizadas por outras empresas concorrentes, visando possíveis melhorias no negócio em questão. 

O benchmarking e o coaching podem ser usados em diversos setores de uma empresa como marketing, RH, financeiro, produção e controle de qualidade, por exemplo. O objetivo é sempre melhorar o desempenho de todos os departamentos de uma organização, para aumentar a sua competitividade no mercado. O benchmarking traz diversas vantagens para uma empresa. Veja quais são elas: 

Melhor compreensão do sucesso de uma empresa

Pelo fato do  benchmarking permitir uma boa avaliação comparativa da sua empresa com outras concorrentes bem sucedidas, essa ferramenta também possibilita uma melhor compreensão das causas de todo o sucesso que um determinado negócio está fazendo no mercado. E isso é importantíssimo, pois pode dar mais direcionamento nas ações. 

Dessa forma, você pode ter uma noção clara do patamar que a sua empresa está e onde ela deseja chegar. E isso é fundamental para deixar o seu negócio ainda mais apto para conquistar mais clientes no dia a dia. 

Aprimorar a qualidade dos produtos/serviços

Mais uma excelente vantagem do benchmarking. Ao comparar os produtos da concorrência com os da sua empresa, é possível fazer uma minuciosa análise dos pontos fortes e dos que ainda precisam ser melhorados de cada um deles. Depois desse árduo, mas vantajoso trabalho, pode-se estabelecer melhorias na qualidade dos seus produtos. 

O  mesmo também vale para os serviços oferecidos. Por exemplo, é possível analisar os métodos usados pela concorrência para atrair e reter seus clientes. Se estiver dando certo, o seu negócio também pode fazer o mesmo. 

Impulsionar a produtividade

Pelo fato do benchmarking permitir a comparação entre a sua empresa e as concorrentes, no que diz respeito às estratégias usadas no dia a dia, essa metodologia, quando bem usada, também pode impulsionar a produtividade e a inovação constante dentro de um negócio. 

O benchmarking acaba gerando novos desafios para as organizações, o que pode levar os gestores e líderes a desenvolverem um plano de ação muito mais eficiente. Ao invés de somente apontar os problemas, o benchmarking auxilia a estabelecer diretrizes que deverão ser seguidas, para que os erros não aconteçam novamente. 

Aumentar as vendas e o faturamento

O benchmarking também é perfeito para aumentar as vendas e o faturamento de um negócio. Se a sua empresa investir na melhoria constante dos produtos ou serviços oferecidos, com o uso do benchmarking, certamente os clientes irão notar e se tornarão cada vez mais fiéis à sua marca. A hipnose também pode ser útil para aumentar as vendas. 

E tudo isso se traduz em mais vendas e em uma maior competitividade de mercado para o seu negócio. Você também pode implantar melhorias e aprimorar as estratégias usadas em setores como marketing ou atendimento aos clientes. Em suma, o benchmarking permite uma excelente vantagem estratégica, se bem usado. 

Maior satisfação dos clientes

Todo cliente, quando é bem atendido ou tem a sua necessidade suprida por um produto ou serviço oferecido por uma empresa, certamente fica mais satisfeito. E o benchmarking pode aumentar o nível de satisfação dos seus clientes, já que a sua empresa implantou melhorias diversas que a tornaram a preferência na hora da compra. 

E essa satisfação constante dos clientes pode dar muito mais visibilidade para a sua empresa no mercado, fazendo-a destacar da concorrência. Na verdade, o benchmarking, por ser uma saudável avaliação comparativa, se for bem usado no dia a dia, pode fazer o seu negócio se tornar a preferência do seu público-alvo. 

Tipos de benchmarking

Agora que você está a par do conceito e dos principais benefícios do benchmarking para a sua empresa, conheça os tipos e faça bom uso deles no cotidiano:

Benchmarking interno

É quando acontece a avaliação comparativa de todas as ações e desempenho dos departamentos dentro da própria empresa. O benchmarking interno envolve setores, equipes e até colaboradores. Depois desse processo, que visa identificar possíveis falhas, devem ser estabelecidas melhorias consideráveis na rotina de toda a organização. 

Benchmarking externo

Esse tipo de benchmarking acontece quando a avaliação comparativa das atividades e dos resultados é feita entre a sua empresa e outras concorrentes, que podem ser ou não do mesmo segmento de mercado. O principal objetivo é manter a competitividade sempre em alta. 

Viu como o benchmarking é importantíssimo para uma organização prosperar no mercado? Agora é usar com inteligência essa metodologia e decolar rumo ao sucesso. Pode acreditar, dá muito certo! 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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