Auto-hipnose para dormir: veja como aplicar esta técnica

26/12/2021 às 22:15 Hipnose

Auto-hipnose para dormir: veja como aplicar esta técnica

Milhares de pessoas não conseguem dormir e passar noites em claro. A solução para o problema é experimentar o que funciona para cada um, e uma delas é a auto-hipnose. Dá só uma olhada!

As dificuldades para dormir

Os distúrbios do sono são uma causa frequente de dificuldade para dormir, sendo muito comuns na população. Estima-se que 25% a 30% dos adultos tenham algum tipo de distúrbio do sono, o que pode resultar em fadiga, alterações de humor, queda na produtividade acadêmica e profissional, dificuldade de raciocínio, obesidade, descontrole da pressão arterial, alterações hormonais, entre outras. Dentre as queixas de dificuldades comuns para dormir, a insônia é o distúrbio mais comum.

Os efeitos nocivos da insônia

Cerca de 10% da população brasileira relata sofrer de insônia crônica, caracterizada pela má qualidade do sono. Ela pode estar relacionada à dificuldade para iniciar o sono, permanecer dormindo ou acordar no meio da noite, com problemas para voltar a dormir ou acordar no início da manhã, antes do momento que planejou.

As consequências ou sintomas relatados de insônia são:

  • Cansaço e fadiga. Sentir como se o sono não fosse restaurador.
  • Experimentar sonolência diurna excessiva.
  • Falta geral de energia, apatia e desmotivação.
  • Dificuldade de concentração.
  • Transtornos de humor e comportamento, como irritabilidade, agressividade e comportamentos impulsivos.
  • Depressão e outras doenças psiquiátricas.
  • Esquecimento.
  • Diminuição do desempenho no trabalho ou na escola.
  • Problemas nos relacionamentos pessoais e profissionais.
  • Disfunção erétil e perda de libido.
  • Ter acidentes no trabalho ou durante a condução.
  • Diminuição da qualidade de vida.
  • Distúrbios endocrinológicos.
  • Piora de quadro doloroso ou enxaqueca.
  • Maior risco de doenças degenerativas.

Causas da insônia

Existem diversos fatores que podem estar desencadeando a insônia, dentre eles:

  • Estresse: o estresse compromete o equilíbrio do organismo, por liberar altos níveis de cortisol e dificultam a ação da melatonina, o hormônio do sono. As insônias provocadas por estresse tendem a ser curtas, mas se não resolvidas podem gerar um ciclo vicioso.
  • Ambiente e hábitos inadequados: o ambiente é um dos fatores que mais influenciam na qualidade do sono. A melatonina é produzida no escuro e logo nas primeiras horas da noite. O ideal é ter horários específicos para ir deitar e para acordar, com uma rotina antes de ir para a cama para preparar o organismo para o sono.
  • Estilo de vida: outro fator que impacta bastante o sono é o estilo de vida das pessoas. Pessoas que viajam com frequência podem estar predispostas ao jet lag social, que se dá devido a troca dos fuso-horários. Além disso, alguns hábitos são prejudiciais à saúde e influenciam o agravamento da insônia.
  • Transtornos psicológicos: algumas condições clínicas podem promover ou ampliar a insônia, tornando-a crônica. A ansiedade excessiva e a alta exposição ao estresse colaboram com a ocorrência de distúrbios na química cerebral, que alteram os padrões de sono.

O que é hipnose?

Embora existam diversas controvérsias a respeito da hipnose, esta é um fato, um fenômeno científico atualmente aceito por várias instâncias sociais. Hipnólogos relatam que a hipnose é algo que nos ocorre no dia a dia, inclusive ocorre também em animais. Por exemplo, quando nos concentramos em algo, como um livro ou um programa de televisão, enquanto dirigimos e não notamos como chegamos ao destino. São momentos em que estamos absortos nos pensamentos.

Assim, a hipnose é um estado alterado de consciência, uma “forma diferente de estar acordado”, onde a atenção está voltada para o interior da pessoa, flutuando de caso para caso.

Auto-hipnose para dormir

A auto-hipnose é uma técnica testada e comprovada cientificada que potencializa a concentração e o foco. A hipnoterapia depende que duas pessoas estejam presentes, uma para induzir ao transe e a outra sendo hipnotizada. Já na auto-hipnose, você realiza ambos os papéis. A própria pessoa cria uma situação na qual o corpo aceita os comandos da mente.

Para isso, é fundamental o autoconhecimento e conhecer o próprio corpo, já que a hipnose é um estado neurofisiológico. A pessoa percebe que está em transe quando sente sinais de relaxamento e tranquilidade profundas.

Por isso, a auto-hipnose tem sido uma alternativa muito utilizada para dormir. Veja o passo a passo para a auto-hipnose:

  1. Liste os objetivos que deseja alcançar com a auto-hipnose, por exemplo, dormir melhor;
  2. Busque formas de facilitar o processo de transe, tais como observar a chama de uma vela por alguns segundos e fechar os olhos retendo a imagem sem cansar a mente;
  3. Priorize espaços com penumbra, prepare o ambiente para dormir;
  4. Ajuste a temperatura para um ambiente agradável;
  5. Se acomode, relaxe;
  6. Fale de maneira pausada, respirando fundo;
  7. Entregue-se ao estado de sono.

Hipnoterapia

Se a auto-hipnose não funcionar, pode-se realizar o tratamento das causas da insônia por meio da hipnoterapia, que é um processo no qual é possível diagnosticar um problema e sugerir um tratamento, através de uma reflexão profunda do próprio paciente. Nas sessões de hipnoterapia, explora-se o estado alterado de consciência para a melhoria do indivíduo, para que possa facilitar seus próprios insights e promover a superação de diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da pessoa.

Benefícios da hipnose para o sono

Por atuar na recuperação do indivíduo, suas emoções e traumas, a hipnose pode impactar positivamente o estado psicológico da pessoa que, consequentemente, passa a melhorar seu bem estar, segurança e estabilidade emocional. Através da hipnose, questões como medos, fobias, traumas e limitações podem ser revertidas naturalmente e algumas vezes de forma definitiva.

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Referências:

DEMENEGHI, J. & GOLDONI, N. Desmistificando a hipnose: o que acontece durante a sessão de hipnose é a perda da noção de corpo e não a amnésia. Revista Ensino da Reportagem. sem data.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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