Dia das Nações Unidas: conheça esta importante organização

25/11/2021 às 13:29 Hipnose

Dia das Nações Unidas: conheça esta importante organização

O Dia das Nações Unidas é comemorado em 24 de outubro desde 1948, entrando em vigor na Carta das Nações Unidas. A celebração foi determinada em 1947 pela Assembleia Geral de forma que o dia fosse dedicado a fazer serem conhecidos pelos povos do mundo os objetivos e conquistas da ONU e a obter apoio para a sua obra.

É um dia onde ocorrem muitas reuniões, debates e exposições por todo o mundo. Em 1971, a Assembleia Geral recomendou que os membros observem a data como um feriado público.

A Organização das Nações Unidas

A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos países e a cooperação entre eles.

A Organização das Nações Unidas ocorreu em substituição à antiga Liga das Nações, extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho do referido ano, o que deu origem à ONU, cujo funcionamento entrou em vigor, então, no dia 24 de outubro, data que, portanto, marca o seu aniversário.

O órgão é regido por uma série de propósitos e princípios voltados à paz e ao desenvolvimento cultural, econômico, humanitário e social das nações, ou seja, à qualidade de vida e biopsicossocial dos seres humanos.

A Carta das Nações Unidas

A Carta das Nações Unidas é o documento mais importante do órgão, possui 19 capítulos e 111 artigos que falam dos mais diversos assuntos sobre o estabelecimento da paz e da segurança entre as nações, além de determinar diretrizes para serem seguidas pelos membros.

A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.

Os objetivos da ONU

Segundo a Carta das Nações Unidas, a ONU tem por objetivo:

  • manter a paz e a segurança em todo o mundo;
  • mediar e promover relações amistosas entre as nações;
  • promover cooperações na resolução de problemas internacionais;
  • ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

Quais são as nações unidas?

Atualmente a ONU é composta por 193 países, configurando-se como uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros. Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, aquelas nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, o que inclui o Brasil. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que esse país tornou-se independente.

Estrutura da ONU

A ONU é formada pelos órgãos:

  1. Assembleia geral: é a instância decisória formada por todos os países membros, de caráter deliberativo, cujas decisões devem ser aprovadas pela maioria absoluta dos votos. É nela que muitos países apresentam seus problemas, aprovam ou rechaçam resoluções, apresentam seus compromissos e pedidos de ajuda.
  2. Conselho de segurança: é o órgão relacionado com as resoluções a respeito da segurança internacional, cujas deliberações são de cumprimento obrigatório. Embora seja uma entidade altamente importante, é composta por apenas cinco países efetivos e cinco temporários, que são trocados a cada cinco anos, de modo que apenas os membros efetivos possuem o poder de vetar toda e qualquer decisão, o que significa que uma deliberação só é aprovada se todos os cinco países efetivos e a maioria absoluta dos membros estiverem favoráveis.
  3. Conselho econômico e social: formado por 54 membros escolhidos por votação na Assembleia Geral. Sua responsabilidade é comandar as ações econômicas e humanitárias da ONU, além de fiscalizar o trabalho de comissões, como a dos direitos humanos e outras.
  4. Conselho de tutela: criado para administrar os territórios comandados ou sob tutela da ONU.
  5. Corte internacional de justiça: tem a função de julgar legalmente as nações em âmbito neutro e supranacional sobre eventuais crimes cometidos. A sua sede encontra-se em Haia, na Holanda, sendo por isso conhecida como Tribunal de Haia. Essa corte é formada por 15 juízes, que são escolhidos pelo Conselho de Segurança e pela Assembleia Geral.
  6. Secretariado geral: é responsável pela administração do organismo, além de gerenciar os programas e práticas da ONU, acionar o Conselho de Segurança e relacionar-se com a mídia. Seus funcionários são oriundos de praticamente todos os países-membros atuais.

Características da ONU

A Organização das Nações Unidas é um órgão apartidário, sem ideologia política ou crença religiosa. Trabalha em prol da igualdade de gênero e possui um órgão voltado para o desenvolvimento de políticas públicas para garantia dos direitos humanos das mulheres e das meninas. Mais de seis línguas são usadas nos documentos oficiais, dentre eles o inglês, espanhol, mandarim, árabe, russo e francês.

A posição do Brasil

O Brasil é sempre o primeiro país a falar nas Assembleias Gerais da ONU. A tradição começou na segunda edição e não há um motivo específico para isso, mas há quem diga que se deve ao fato do país se manter neutro e pacífico nas discussões.

E você, gostaria de se capacitar para promover saúde e bem estar? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK