ASMR: o que é, como surgiu, para que serve e quais os benefícios?

20/11/2021 às 10:36 PNL

ASMR: o que é, como surgiu, para que serve e quais os benefícios?

Você já ouviu falar em áudios e vídeos ASMR? Este é um tipo de conteúdo onde são reproduzidos sons e movimentos delicados, em volume bem baixo. Apesar de parecer estranho a primeira vista, a ASMR ajuda centenas de pessoas todos os dias a dormirem melhor, relaxarem e diminuir sintomas do estresse emocional e físico. 

Afinal, esta técnica ajuda a liberar endorfina (o hormônio do bem-estar). Mas como tudo isso acontece?

Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) você vai entender tudo sobre o assunto e seus benefícios. Boa leitura! 

O que é a ASMR? 

Sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR), ou Resposta Meridional Sensorial Autônoma, trata-se nada mais nada menos do que uma sensação agradável gerada no corpo como resposta a um estímulo auditivo.

São áudios, que podem vir acompanhados de vídeo ou não, de pessoas fazendo sons delicados, tal como: estourando plástico bolha, fazendo uma refeição, falando baixinho, cortando barras de sabonete colorido, batucando as unhas sobre uma superfície e o que mais sua mente conseguir imaginar.

Apesar de parecer algo extremamente sem sentido, atualmente, a técnica de ASMR ajuda incontáveis números de pessoas que buscam por relaxamento, aumento da concentração ou simplesmente uma boa noite de sono. 

Por se tratar de um áudio, a ASMR está disponível na internet em muitos formatos, desde vídeos em plataformas de streaming até podcasts. Basta pesquisar pela sigla e uma infinidade de possibilidades irão surgir no seu dispositivo eletrônico.

A breve história do fenômeno sensorial

A história da ASMR não é impressionante e muito menos antiga. Ela começa em 2007 situada num fórum de discussão sobre assuntos relacionados à saúde chamado Steady Health, onde usuários descreviam ter sensações estranhas, como o passar do dedo sobre a pele, mas desencadeadas por eventos aleatórios e não relacionadas ao tato.

Póstumo a estes relatos, uma das participantes, Jennifer Allen, propôs em 2010 que este tipo de sensação fosse denominada ASMR, “Autonomus Sensory Meridian Response”:

  • Resposta (Response): experiência desencadeada por algo externo ou interno.

  • Sensorial (Sensory): sentidos ou sensação.

  • Autônoma (Autonomous): espontâneo, com ou sem controle.

  • Meridiano (Meridian): pico, clímax ou ponto de maior desenvolvimento.

Com isso, Jennifer criou no Facebook, o grupo “ASMR Group” para discutir o fenômeno com outros internautas. Dentre os participantes, estava Craig Richard, que entrou em contato com Jennifer e juntos conduziram uma pesquisa formal sobre a técnica, a qual obteve mais de 25 mil respostas. 

Para que ele serve, afinal?

Para muitas pessoas, a ASMR é uma forma de relaxar a mente. Isto porque, segundo a ASMR University (fundada por Craig Richard), os sons e estimulos visuais da técnica ajudam o cérebro a liberar endorfinas, o hormônio do bem estar, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade, a insônia e outras condições psiquiátricas, como a depressão. 

As sensações físicas quando se ouve um áudio ASMR podem incluir, segundo os usuários, uma espécie de formigamento prazeroso, ondas de relaxamento que circula da cabeça aos pés, redução da frequência cardíaca e arrepios no corpo.

Psicologicamente, proporciona sentimentos profundos de relaxamento, calma, conforto, paz espiritual e sonolência. 

Os gatilhos da ASMR

A Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano (ASMR) ocorre como resposta a estímulos sonoros e visuais específicos, chamados gatilhos.

Existem diversos gatilhos usados para desencadear as sensações mencionadas acima, e a fórmula mágica para provocá-los está em assistir ou ouvir estes gatilhos, a fim de promover sensações boas.

Alguns dos gatilhos mais comuns são:

  • Sussurros.

  • Batidas leves.

  • Toques.

  • Atenção pessoal.

  • Sons vagarosos.

  • Sons relaxantes.

  • Sons nítidos ou repetitivos.

  • Sons com movimentos da boca.

  • Sorrisos.

  • Risadas.

  • Comendo.

  • Cozinhando.

  • Fazendo massagem.

  • Maquiando.

  • Encenando alguma situação.

  • Pintando ou manuseando objetos e materiais.

Os benefícios desta prática 

A ASMR, segundo alguns estudos, proporciona diversos benefícios para a saúde. Vamos entender sobre cada um deles a seguir:

Relaxamento

Sem dúvidas, o relaxamento é o principal benefício relatado pela comunidade que consome este tipo de conteúdo. 

Os estímulos sonoros e visuais dos vídeos e áudios ASMR, como já dito, liberam endorfina. Desta forma, quando uma pessoa que responde ao ASMR escuta ou vê um vídeo depois de um dia estressante, pode se beneficiar de uma sensação de relaxamento.

Redução do estresse 

Outro benefício bastante relatado é o seu papel na redução do estresse. A endorfina liberada pelo cérebro ajuda a diminuir os efeitos do estresse no organismo, promovendo uma melhora na concentração, uma vez, mais relaxada, a pessoa consegue focar melhor.

Melhora do sono 

A liberação do hormônio de bem-estar, ajuda o cérebro a relaxar, e os sons e movimentos delicados, especialmente se ouvidos a noite, ajudam na liberação de melatonina, o hormônio responsável pela sonolência.

Assim, pessoas que sofrem com insônia há anos podem se beneficiar desta prática para dormir sem grandes dificuldades. 

Controle da ansiedade

Já existem estudos relacionando a prática da ASMR com uma diminuição significativa de sintomas da ansiedade, entretanto, mais pesquisas são necessárias para que a correlação seja validade de fato.

Embora ainda faltem evidências cientificas concretas para configurar a prática como tratamento médico, a ASMR vêm sendo utilizada como tratamento alternativo por muitas pessoas. 

Contudo, é preciso ficar claro aqui que a ASMR não é uma cura para questões psiquiátricas, mas sim um potencializador para tratamentos.

Você se interessa por terapias alternativas? Se sim, não deixe de conhecer o curso de hipnose online do IBND. Até o próximo conteúdo!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK