10 perguntas de entrevista de emprego que todo mundo deveria conhecer

29/04/2021 às 18:17 PNL

10 perguntas de entrevista de emprego que todo mundo deveria conhecer

Imagine a seguinte situação: você estava procurando há meses uma oportunidade de trabalho no mercado e finalmente uma empresa te convidou para uma entrevista. Isso é ótimo, certo? Mas aí aparece aquela dúvida cruel sobre as perguntas que podem ser feitas na entrevista. Para te ajudar, selecionamos 10 perguntas de entrevista de emprego que têm grandes chances de serem feitas pelo recrutador. Fique conosco até o final da leitura. 

1- “Me conte sobre você.”

Muita gente se engana com esse tipo de questionamento. O entrevistador não está interessado em saber sobre a sua vida amorosa, o carro que você tem ou se mora em casa ou apartamento. Aqui, você deve falar sobre a sua formação, principais cursos de relevância na área, as principais realizações na sua carreira profissional e tudo aquilo que mereça destaque. O mais importante: não minta, em nenhuma hipótese! 

2- “Por que você deseja trabalhar em nossa empresa?”

Essa pergunta sugere que você já tenha um conhecimento prévio sobre a empresa que pretende trabalhar. Partindo do pressuposto que você já esteja munido das principais informações, procure responder o recrutador de forma convincente, explicando como você e suas habilidades técnicas ou comportamentais podem ter um impacto positivo em toda a organização. Por isso, estar a par sobre a empresa é crucial. 

3- “Conte-nos um caso em que você usou suas habilidades de liderança.”

Mesmo que você nunca tenha ocupado cargos de liderança ou de gestão nas empresas anteriores que tenha trabalhado, cite um ou dois  casos (reais) em que foi necessário o uso de suas habilidades profissionais para resolver algum problema, mesmo que seja corriqueiro. Em suma, mostre que você tomou as rédeas da situação e que tudo acabou dando certo. Só não vale exagerar, pois isso pode pegar mal. Investir no coaching pode ser eficaz.

4- “Quais são seus pontos fortes e fracos?”

Essa é uma pergunta complexa, pois você precisa informar as suas competências técnicas e comportamentais mas, ao mesmo tempo, os pontos que precisam ser melhorados. De qualquer forma, cite 3 ou 4 qualidades que tenham relação com o cargo pretendido e mencione suas fraquezas, deixando claro que está fazendo de tudo para melhorá-las. Jamais demonstre insegurança ao responder essa pergunta. 

5- “Como você se vê em 5 anos?”

Seja bastante realista em relação a essa pergunta. Respeitando a hierarquia da empresa que pretende trabalhar, você deve mencionar suas aspirações de uma forma bem sucinta. A dica aqui é usar o bom senso para não parecer um candidato pretensioso demais. Se você falar que pretende ser o CEO da organização, além de pegar muito mal, pode deixar a sua eliminação mais próxima. 

6- “Qual foi a sua maior conquista profissional?”

Você pode se valer dos critérios da seleção que está participando para tentar identificar quais das suas conquistas profissionais exigiram habilidades que o recrutador possa estar interessado. Vale sempre ressaltar que mentiras ou exageros não são bem vindos ou bem vistos, combinado? Seja verdadeiro e natural em todos os momentos. Isso conta muito para um entrevistador experiente.  

7- “Por que você acha que nossa empresa deve contratá-lo?”

Tome muito cuidado na hora de responder essa questão. Dependendo da sua resposta, pode parecer que você é indispensável para a organização e que é o melhor talento do mundo. Simplesmente, liste suas principais competências e faça uma breve descrição das suas experiências profissionais, mostrando que você tem o perfil adequado para o cargo em aberto na empresa. Quanto mais aguçado for o seu mindset, melhor. 

8- “Você trabalha bem em equipe?”

Essa é outra pergunta que pode eliminar muitos candidatos inexperientes. A tendência é que você responda que sim, certo? Mas não basta somente responder positivamente e pronto. Vá além e mostre situações em que o trabalho em equipe foi crucial para a sua carreira e para a resolução de problemas do dia a dia. Demonstre na prática como um bom trabalho em equipe pode ser útil para toda a organização. 

9- “Quais são as suas perspectivas em relação ao salário”?

Novamente estamos partindo do pressuposto que você já tenha uma noção da média salarial do mercado para a função pretendida. Dê uma boa pesquisada na internet sobre a faixa salarial do cargo que está disputado por você. Com a média de valores em mente, mencione um salário que esteja entre o menor e o maior, ou seja, nunca aos extremos. Exigir um salário muito alto ou muito baixo não é recomendado. 

10- “Você tem alguma dúvida?”

Sem essa de demonstrar falta de paciência e já ir logo mencionando um enfático não. Aproveite essa chance dada pelo recrutador, pegue algum ponto-chave da entrevista e faça um breve desenvolvimento dele, enfatizando suas qualidades e os motivos que a empresa deve dar uma oportunidade para você. Faça uma espécie de “fechamento” da entrevista, sempre demonstrando total interesse em trabalhar na organização. 

Viu como as perguntas de entrevista de emprego podem ser maliciosas e eliminar muitos candidatos que não estão bem preparados para esse importante momento? Esperamos que o conteúdo desse post te ajude a ser aprovado em uma entrevista de trabalho. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK