A terapia EMDR no tratamento de traumas. É eficaz?

10/11/2021 às 20:47 Constelacao

A terapia EMDR no tratamento de traumas. É eficaz?

A terapia EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessig, ou Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos em português) é uma nova abordagem que visa desbloquear memórias dolorosas e traumas psicológicos através da estimulação bilateral do cérebro. 

Descoberto no final da década de 1980 pela cientista americana Francine Shapiro e aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a terapia EMDR é um eficiente tratamento para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático em casos de assaltos, estupro e catástrofes. 

Mais recentemente, estudos científicos também apontaram resultados positivos para outros transtornos como ansiedade, dor crônica, luto, dependência química, transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.

Impressionante, não é mesmo? Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a terapia EMDR e apresentar uma interessante opção aos profissionais de saúde mental e física.

Vamos lá!

O que é a terapia EMDR?

A EMDR é uma abordagem terapêutica de Dessensibilização e Reprocessamento de traumas que ajuda indivíduos a superarem experiências dolorosas do passado, e assim reprogramar seu cérebro, seguir em frente e encontrar uma maior qualidade de vida. 

De forma resumida, a terapia EMDR funciona tal como o sono REM — uma das fases do sono onde nossos olhos se movem de um lado ao outro enquanto sonhamos. Da mesma forma que uma noite bem dormida nos ajuda a compreender o dia e fazer o “download” de informações, a terapia EMDR irá ajudá-l a trabalhar e processar memórias antigas e traumas. 

Deste modo, a EMDR irá ajudá-lo a superar e curar-se do seu passado traumático. Para tal, é utilizada a estimulação bilateral que pode ser realizada por meio de movimentos oculares bilaterais, com o auxílio de luzes ou até mesmo de sons. 

Mas não vamos nos adiantar. Mais abaixo iremos te explicar sobre o funcionamento desta abordagem terapêutica. Continuemos!

Quem pode se beneficiar deste método terapêutico?

Ao estimular a ação natural do processamento da memória por meio do movimento dos olhos, a EMDR possibilita o reprocessamento de memórias traumáticas e crenças limitantes.  

A terapia EMDR é indicada para todas as idades! As crianças, em particular, tendem a responder com mais facilidade ao processo por ter não terem desenvolvido ainda uma rede complexa de memórias. 

Conhecida por proporcionar resultados rápidos e eficientes desde a primeira sessão, esta abordagem atua como uma ajuda extra para que o individuo aprenda a lidar com suas experiências traumáticas. 

Geralmente, quem vivencia um trauma vive preso a ele, conscientemente ou não. São amarras que prejudicam o aproveitamento da vida e causam dores emocionais. 

Mas não é preciso viver preso a um evento negativo para sempre. Com fé e perseverança, bem como o tratamento adequado, você pode se curar das feridas psicológicas e físicas deixadas pelos traumas. 

Como ela funciona? As fases da EMDR!

A abordagem EMDR é, basicamente, composta por oito fases baseadas no modelo AIP — Adaptive Information Processing ou Processamento Adaptativo da Informação.

Fase 1 

O profissional em EMDR irá coletar informações pertinentes sobre o cliente e seus sintomas com foco nas experiências traumáticas de sua história.

Fase 2

São realizados exercícios de regulação emocional para promover tranquilidade e segurança, como, por exemplo, a identificação de um lugar tranquilo. O terapeuta então ajuda seu cliente a vivenciar este bem-estar.

Fase 3

O terapeuta define a memória traumática que será trabalhada durante as sessões e aplica uma escala para a intensidade da perturbação O alvo inclui uma imagem mental que representa a pior parte da memória traumática, as emoções, as sensações corporais e a crença negativa que estão associadas a ela. 

Fase 4

O cliente é orientado a pensar na imagem, junto a crença negativa, emoções, etc., e uma vez ativada a cena alvo, é solicitado ao cliente que ele apenas observe o que acontece. É aqui que se inicia a estimulação bilateral para processar a imagem que causa dor. 

Durante este processo, o terapeuta pode interromper a estimulação para examinar a intensidade da perturbação, até que o cliente tenha diminuído ou zerado a perturbação causada pela imagem. 

Fase 5

Uma vez processa a experiência traumática, o cérebro ajudará a descobrir crenças positiva. O cliente é conduzido a pensar na imagem junto a nova crença, enquanto estímulos bilaterais são aplicados para instalar com mais força estas declarações positivas.

Fase 6

O terapeuta pede que o cliente observe se ainda existe alguma perturbação física quando ele recorda o evento. Se sim, é realizado o processamento de algum resíduo corporal perturbador através da estimulação bilateral. 

Fase 7

Neste momento, realiza-se o fechamento, no qual o profissional informa ao cliente que ele poderá continuar a processar o evento mesmo após o término da terapia EMDR. Solicita que ele anote novos pensamentos, memórias e sonhos e os traga para a próxima sessão. 

Fase 8

O cliente retorna para reavaliação onde serão verificados os resultados da última sessão e também se a memória foi processada. Uma vez que a intensidade desapareça, significa que a terapia foi um sucesso e processo funcionou para curar as feridas do passado. 

Profissional, está na hora de dar um upgrade na sua carreira?

No Brasil, já é possível encontrar cursos que oferecem formação em terapia EMDR para profissionais de saúde. Uma excelente opção para dar um upgrade na carreira e atender a clientes de forma mais eficiente e com resultados para lá de satisfatórios. 

Portanto, se você busca evoluir profissionalmente cada vez mais, sem dúvidas, apostar na sua qualificação em ferramentas terapêuticas alternativas é o caminho certo. Quer dar “start” na sua alavancagem profissional hoje mesmo? Conheça a formação em hipnose do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK