Como a família influencia no nosso sucesso ou no fracasso

04/09/2020 às 15:23 Constelacao

Como a família influencia no nosso sucesso ou no fracasso

A família é um dos nossos alicerces em momentos bons e ruins. É com eles que temos nosso primeiro contato com o mundo, com eles que sentimos pela primeira vez que pertencemos a um grupo. Através do convívio com nossos familiares nos moldamos o nosso caráter e isso pode ser positivo ou negativo.

Todo ser humano tem a necessidade de pertencer a algum grupo. E o grupo familiar, geralmente, é o primeiro grupo para o qual nós pertencemos. Precisamos do convívio social com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho e até com desconhecidos.

A família influencia no nosso sucesso ou fracasso?

E a forma como nos relacionamos com outras pessoas, a forma como agimos com elas, é estimulada pelo nosso convívio familiar. Aprendemos e herdamos hábitos e comportamentos de nossos familiares sem nem perceber. Isso é um grande fator de influência para o nosso sucesso ou o nosso fracasso.

Os vínculos com os nossos familiares podem ser positivos, que nos levam ao sucesso, ou negativos, que nos geram limitações e podem nos fadar ao fracasso. Diversos estudos mostram que o relacionamento com os nossos pais contribui bastante para os resultados que obtemos.

O certo é que em toda relação familiar, podemos herdar características boas e ruins de nossos familiares. O que nós precisamos é escolher o que devemos usar em nossas vidas. Nesse momento, caso seja necessário, é preciso deixar o julgamento dos familiares de lado e carregar consigo apenas o lado positivo do convívio com a família.

Para isso, precisamos nos aceitar do jeito que somos e aceitar os seus pais e parentes do jeito que eles são. Assim, você conseguirá desfazer aos poucos, comportamentos e hábitos ruins que você possui. Essa é uma maneira de criar um vínculo positivo através da evolução pessoal constante e da empatia.

Como a família influencia no nosso fracasso?

A necessidade de pertencimento é comum para todo o ser humano, isso está no nosso subconsciente. Precisamos pertencer a algum grupo, isso é fundamental para a nossa existência. Por isso, mesmo sendo diferentes dos nossos familiares, acabamos assumindo responsabilidades que não são nossas e passamos agir de uma maneira diferente.

Em muitos casos, para aumentar a sensação de pertencimento ao nosso grupo familiar, nós espelhamos comportamentos e hábitos nem sempre positivos de outros familiares. Ter pais que colocam um peso muito grande nos filhos, que controlam a vida dos mesmos é algo extremamente negativo, por exemplo.

Pais que impedem que os filhos sigam os seus próprios caminhos, sempre tentando decidir tudo por eles, acabam gerando insegurança, baixa autoestima e muitos outros fatores prejudiciais para o desenvolvimento dos filhos.

Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Pela necessidade de pertencer a nossa família podemos adquirir diversos fatores negativos para as nossas vidas. Atraímos as crenças limitantes de nossos familiares, por exemplo, porque nós espelhamos em suas experiências.

Também é bastante comum que as pessoas herdem vícios e hábitos ruins de familiares. Quando há um histórico de vício em bebida alcoólica na família, por exemplo, um filho pode passar a beber em demasia com os seus familiares para se sentir pertencente aquele ambiente.

Da mesma forma, o filho pode rejeitar a bebida e crescer sentindo que não pertence aquele ambiente, sendo rechaçado e julgados pelos seus familiares.

Como a família influencia no nosso sucesso?

A família pode influenciar no nosso sucesso, quando todos os membros se aceitam do jeito que eles são. Quando aceitamos uns aos outros, podemos desenvolver a empatia, e nos colocando no lugar um dos outros podemos se ajudar sem fazer nenhum tipo de julgamento.

Assim, mesmo que um familiar tenha um vício que se estende por anos, como acontece com o vício em bebidas alcoólicas, por exemplo, não há julgamentos. A ajuda parte de uma vontade genuína e há uma aceitação por trás disto.

Um filho pode aceitar o seu pai com o vício que ele possui, ajudá-lo a tentar deixar o vício para trás, o valorizando por tê-lo dado a vida e por ser um pai presente, mesmo que com todos os problemas, por exemplo.

Da mesma forma, o pai pode ajudar um filho, aceitando os seus defeitos, por mais que eles sejam bastante diferentes, sempre haverá uma relação de gratidão e cumplicidade entre eles.

Quando os pais aceitam os filhos da forma que ele são e lhe dão autonomia para alcançarem seus sonhos, eles estão sendo alicerces positivos para o sucesso. Uma boa estrutura familiar é fundamental para manter a motivação e a perseverança em prol dos objetivos.

Faça a nossa Formação em Constelação Familiar!

No IBND possuímos uma Formação em Constelação Familiar que pode lhe possibilitar a mediar conflitos em família e ajudar pessoas a eliminar todos os efeitos negativos do convívio familiar. Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK