A relação entre comunicação vertical e horizontal

24/12/2020 às 10:43 PNL

A relação entre comunicação vertical e horizontal

A comunicação é essencial para a vida de qualquer um. Diariamente estamos nos comunicando com dezenas ou centenas de pessoas. Dentro de empresas, a comunicação é fundamental para otimizar resultados e desempenho.

Entender isso é importante para o funcionamento de um negócio. No ambiente corporativo, existem dois conceitos de comunicação bastante conhecidos, são eles: a comunicação vertical e a comunicação horizontal. Aqui neste artigo, vamos explicar a relação entre eles e suas importâncias para o sucesso de uma empresa.

Por que a comunicação é tão importante no meio corporativo?

A comunicação é a ferramenta que promove a integração entre todos os setores. Os colaboradores de uma empresa conversam diariamente entre si e essas conversas precisam ser alinhadas. Dentro de uma cultura organizacional bem definida, todos devem agir e se comunicar conforme os valores, a missão e as estratégias da empresa.

Para que tudo funcione e os conflitos internos possam ser remediados, a comunicação corporativa precisa ser eficiente em todos os níveis, seja na comunicação entre gestores, entre gestores e subordinados e entre colaboradores comuns. Saber como implementar uma comunicação eficaz é importante para o bom andamento do negócio.

E é aí que entram os conceitos de comunicação vertical e horizontal, para nos ajudar a entender como devem ser as relações sociais de trabalho entre os colaboradores de uma empresa.

Comunicação Vertical

A comunicação vertical se refere a comunicação de nível hierárquico, quando profissionais de diferentes cargos se comunicam. Esse conceito busca nos ajudar a entender, por exemplo, como gestores podem otimizar a comunicação com seus subordinados.

Existem dois tipos de comunicação vertical:

Comunicação vertical ascendente

Esse tipo de comunicação consiste no contato de baixo para cima, ou seja, de um colaborador com um gestor ou supervisor de uma empresa. Nesse tipo de comunicação é preciso naturalizar as mensagens com sugestões, reclamações, esclarecimentos e o envio de relatórios.

Ter essa comunicação bem definida é uma forma de ter um fluxo de trabalho mais fluído e organizado. Isso é fundamental para gerar um entrosamento e abrir um canal de comunicação entre líderes e liderados.

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Comunicação vertical descendente

Já a comunicação vertical descendente significa a comunicação de cima para baixo, ou seja, de um gestor para um subordinado. Aqui é preciso definir regras e criar padrões para dar instruções, delegar tarefas com o intuito de tornar o trabalho de todos mais fácil e eficiente.

Comunicação Horizontal

A comunicação horizontal é a que acontece entre profissionais do mesmo nível hierárquico. Neste caso, a relação ocorre entre membros de uma equipe. Esse tipo de comunicação é essencial para aumentar o entrosamento do time, coordenar melhor as atividades, mediar conflitos e resolver problemas.

Como ter uma comunicação mais eficiente?

Confira nossas dicas para ter uma comunicação mais eficiente dentro da sua empresa:

Estimule o diálogo

O primeiro passo para uma comunicação mais eficiente é estimular o diálogo entre colaboradores. Assim, você estará abrindo espaço para que todos possam se comunicar livremente e consegue alinhar as expectativas e identificar e desfazer mal entendidos rapidamente.

O diálogo é a base de toda a comunicação, por isso é muito importante estimular uma conversa clara e respeitosa entre todos os envolvidos. Essa é a melhor forma de entrosar a equipe e melhorar o clima organizacional da empresa.

Comunicação interna forte

A comunicação interna é fundamental para a eficiência de um negócio. É importante definir canais de comunicação que permitam a comunicação com os funcionários de maneira clara e em tempo real.

Isso traz mais agilidade e rapidez aos processos internos. Para isso, é importante utilizar a tecnologia a favor da empresa para tornar tudo mais rápido e claro. Promova encontros, faça reuniões periódicas, crie canais de atendimento para que os profissionais possam trocar experiências, tirar dúvidas e definir as próximas ações do seu negócio.

Faça um acordo de nível de serviço (SLA)

O acordo de nível de serviço ou na sigla em inglês SLA é bastante comum entre os setores de vendas e marketing. Porém, ele pode ser ampliado para todos os setores de uma empresa. No SLA são definidos quais são os limites de cada função e o formato dos processos internos da empresa.

Isso é essencial para integrar os setores, fazer com que eles conversem entre si e se respeitem. Este acordo deve ter a participação de todos os envolvidos e serve para otimizar o desempenho no dia a dia e a diminuir as tensões entre diferentes setores. No acordo, ficam determinados tudo o que precisa ser feito, como deve ser feito e por quem.

Implemente uma cultura organizacional na empresa

Toda empresa possui valores, missão e é fundamental que estes sirvam como referência para uma comunicação clara e eficaz. A cultura organizacional é fundamental para o bem-estar dos funcionários. Como ser mais produtivo? Uma cultura organizacional pode ajudar os seus colaboradores a encontrarem a resposta para essa pergunta. 

Dessa forma, os profissionais ficam completamente alinhados com os ideais do negócio e conseguem desempenhar suas funções com autonomia. Isso é essencial para uma rotina de trabalho qualificada e produtiva.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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